"". Life of Cherry: O que os bloggers querem que os seus familiares/amigos saibam !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

25.11.17

O que os bloggers querem que os seus familiares/amigos saibam

 O que os bloggers querem que os seus familiares/amigos saibam

Considero-me sortuda por ter recebido reações tão positivas em relação ao meu blog quando este foi descoberto pelos meus colegas de faculdade. Tenho recebido um apoio incondicional, principalmente  por parte do meu grupo de amigas, e acho que nunca haverão palavras suficientes para lhes agradecer. Elas compreenderam logo desde início o que realmente significa ser blog ( coisa que a maior parte das pessoas não compreendem), lêem o meu blog, comentam e dão-me ideias regularmente.

Muita gente ainda não sabe bem o que é isto de ser blogger, pois a ideia que têm dos blogs ficou estagnada em 2008, quando estes eram meros diários online em que se escreviam apenas devaneios e coisas random do quotidiano. Porém, a blogosfera já evoluiu muito desde essa altura, pelo que é necessário esclarecer estas ideias.

Partilhar o blog com os familiares e amigos é uma experiência quem nem sempre é fácil, porque há quem não compreenda o porquê de termos um e para que este serve. Assim, para mostrar como realmente é estar deste lado do ecrã, estas são algumas coisas que nós, bloggers, gostávamos que os nossos familiares e amigos soubessem.


1. Isto não é um diário: Muitas pessoas têm a ideia errada de que o blog de uma pessoa é o uma espécie de diário dela, onde ela relata a sua vida, o que leva-as a achar que, ao ler esse blog, vão saber a vida toda dessa pessoa. Essa ideia é totalmente errada. Os bloggers até podem  partilhar experiências pessoais, as viagens que fizeram, desabafos, etc., mas isso é apenas 10% da vida deles. Nós, bloggers, temos uma vida para além disto e ,muitas vezes, metade do que nos acontece não chega sequer a ser referido no blog. O meu blog é um blog pessoal/lifestyle e, apesar de eu já ter escrito sobre experiências pessoais, a maior parte dos posts que eu escrevo nem sequer têm a ver comigo, são posts generalizados sobre temas que me ocorreram na cabeça e achei interessante escrever. Podem até resultar das minhas experiências, observações e opiniões, mas muitas vezes não estão diretamente relacionados com a minha vida.

2. Não, este post não é dirigido a vocês: E por falar em generalizar, também há muitas pessoas que lêem um post, e ficam ofendidas a pensar que foi dirigido a elas. A maior parte das vezes, nós bloggers, escrevemos posts sobre algo vimos na rua e achámos errado ou simplesmente porque nos lembramos de um tema que considerámos  importante ser falado, e não para mandar uma indireta a alguém. Os blogs não servem para "lavar roupa suja". Os problemas resolvem-se cara a cara e não a escrever num site da Internet, para ver se a pessoa percebe a dica. Posto isto, não tenham medo dos vossos amigos ou familiares bloggers, eles não vão escrever coisas más sobre vocês se se zangarem ou se os chatearem.

3. Nem todas as nossas conversas não vão resultar em posts: Sim, é verdade, nós gostamos de escrever posts sobre as nossas experiências do dia a dia, que resultam das nossas vivências, relações e conversas, e com os quais facilmente se identificam. Contudo, nem todas as conversas que temos com as pessoas vão dar origem a uma publicação no nosso blog. Eu gosto de trocar ideias com os meus amigos e debater sobre os mais variados assuntos, mas eu não uso cada interação social que tenho para criar posts. E, quando uso, é sempre de uma forma bastante indireta.

4. Não têm que ler nem comentar todos os nossos posts: Não podemos agradar a toda a gente, nem nos nossos blogs, principalmente quando estes contêm opiniões nossas sobre temas controversos. Assim, não esperamos que leiam nem comentam todos os nossos posts, não são obrigados a nada, continuamos amigos na mesma.

5. Mas se gostam, sintam-se à vontade para o fazer: Se gostam do nosso blogs, sintam-se à vontade para o ler e para comentar, não se sintam acanhados. O blog está na Internet, qualquer pessoa pode ler,  por isso, porque motivo não poderiam vocês ler também?

6. As vossas ideias são bem vindas: Se têm ideias para posts ou há algo que gostavam de mudássemos nos nossos blogs, não hesitem em partilhar. Nós não ficaremos ofendidos por isso, muito pelo contrário, ficaremos muito agradecidos por saber a vossa opinião e por nos querem ajudar em algo que gostamos de fazer.

7. Gostamos de saber a vossa opinião: Não sei se é assim com outros bloggers, mas 80% dos seguidores do meu blog também são bloggers. Os restantes 20% são pessoas que raramente comentam, por isso, raramente recebo opinião de pessoas que estão fora da blogosfera. Assim, é sempre bom saber o que é que as pessoas de "fora" acham do nosso cantinho online, aquilo que gostam e aquilo que mudariam... Essas pessoas, como normalmente não percebem nada de blogs nem pretendem ter um, costumam ter uma opinião mais imparcial sobre o assunto, como meros leitores, e é exatamente disso que precisamos.


Bloggers aí desse lado? O que é que gostariam que os vossos familiares/amigos soubessem acerca do vosso blog?

42 comentários:

  1. Wonderul post daring, so nice,original and interesting! Love it!
    Enjoy in weekend! Follow u!

    New post is on my blog.
    Visit me, Maleficent

    ResponderEliminar
  2. Boa noite. Falo por mim, a familia são os que menos ligam.

    Hoje, um pequeno texto:[ Enquanto deslumbrava o meu imaginário, naquele banco, agora vazio.]

    Bjos
    Noite feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha família não sabe, por isso não sei como reagiriam.

      Eliminar
  3. É tão isto! Neste momento só algumas pessoas da minha família e o meu namorado sabem que tenho um blogue, mas não escondo :) E peço-lhes frequentemente a opinião. Felizmente não têm ideias preconcebidas em relação à blogo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas amigas também não têm ideias preconcebidas em relação à blogo, e tem-me dado imensas ideias :).É tão bom quando temos o apoio de quem gostamos.

      Eliminar
  4. os meus amigos bem como a minha família, sabem do blog e apoiam-me a 100%. Confesso que no inicio tinha receio de contar, mas se eles são verdadeiros amigos vão compreender e incentivar a fazeres o que gostas, neste caso ter um blog como hobbie (:

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os nossos verdadeiros amigos apoiam-nos sempre, lá isso é verdade. Até podem não compreender, mas apoiam sempre.

      Eliminar
  5. Criei o meu mais recente blogue há uns meses e ainda não tive coragem de o partilhar com o meu círculo de amigos. Exactamente pela ideia antiquada que ainda se tem em relação a este meio. E eu própria tive um desses blogs/diários online há uns anos e tal como referiste a evolução foi enorme desde essa altura.

    Isto para dizer que gostei muito do post deste post e achei-o super útil!

    Beijinhos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se sentes vontade de partilhar com os teus amigos, partilha :). Se eles gostam de ti, acabarão por te apoiar, mesmo que não compreendam logo. E ao partilhares poderás mostrar o que a blogosfera realmente é :).

      Obrigada, fico feliz por te ter ajudado :).
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá , adorei o post realmente diz tudo mesmo... Hoje em dia já mais pessoas sabem que o tenho, tanto amigos como familiares pois também fiz questão de lhes demonstrar realmente uma das coisas que mais tenho gosto em fazer que é este mundo . Mas sim... a verdade é que também não ligam assim muito e gostava de ter mais "atenção" e que vissem que o que eu faço é porque gosto e não só por fazer.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai-lhes mostrando aquilo que publicas e falando sobre o assunto de vez em quando, como quem não quer a coisa. Talvez assim percebam o quanto é importante para ti :).

      Eliminar
  7. O meu sonho de ter um blog já vem desde que surgiram e só este ano é que tive coragem de criar. Acho bastante engraçado que os familiares e amigos saibam (exceto aqueles que são anónimo né :b)
    Tenho muito apoio dos familiares, a minha mãe até partilha com as colegas de trabalho xD

    Beijinhos,
    DEZASSETE | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu blog é semi-anónimo, mas todos os meus amigos sabem xD.
      Oh, que querida que a tua mãe é :).

      Eliminar
  8. Concordo em 100% com as duas últimas, é sempre bom ouvir a opinião de quem melhor nos conhece!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/11/rosegal-dresslily-black-friday-sales.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  9. Os meus pais, marido e melhor amiga sabem que tenho um blog. Mais umas poucas pessoas também sabem, mas ninguém o lê. Não escondo propriamente, até porque o meu blog tem informações sobre mim e fotografias. Mas n faço questão que saibam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens que andar a divulgar o blog se não o quiseres :).

      Eliminar
  10. Olha post interessante e que realmente devia ser lido por essas pessoas hehe :P beijocas

    ResponderEliminar
  11. É mesmo assim ;)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  12. Eu passo exatamente por essa situação. Tenho pessoas que compreendem e outras que acham que isto só serve para ganhar coisas grátis.

    Tem cuidado com o português, revê os posts antes de os publicares.

    Beijinhos,
    www.ayellowrain.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muita gent tem essa ideia errada. É que as coisas que recebemos nem são grátis, a forma de pagamento é que é uma opinião e/ou publicidade.
      Obrigada por me avisares :). Tenho que ter mais cuidado, às vezes é o cansaço.

      Eliminar
  13. olá cherry! sigo o teu blog desde os tempos em que ainda usavas o SAPO, e sempre gostei muito! também tenho uma grande paixão por listas, passo a vida a fazê-las, por isso é algo que admiro no teu blog, gosto do teu humor e do facto de arranjares sempre um tema interessante e atual para os posts.
    a tua paixão pela blogosfera despertou a minha, e decidi criar um blog recentemente, caso queiras visitar :) https://ratsonthemoon.blogspot.pt/
    gostei muito deste post porque também tenho andado indecisa, se deva expor-me no blog ou não :P
    Fico feliz por os teus amigos terem gostado do teu blog, deve ser uma boa sensação depois de tanto tempo no anonimato :) gostava que um dia nós também pudessemos conhecer a cherry (no pressure ahahah)
    beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, muito obrigada pelo teu comentário, do fundo do coração <3. Fizeste o meu dia :). Não tinha noção que ainda tinha leitores dessa altura, por isso fiquei mesmo feliz ao saber que há quem me siga desde aí. Muito, muito obrigada.
      Fico feliz por te ter inspirado a criares também o teu cantinho, vou sem dúvida visitá-lo :).
      É mesmo, é bom poder ter o apoio de quem nos conhece :). Um dia destes vão poder conhecer :).
      Beijinhos

      Eliminar
  14. A minha família e os meus amigos sabem que tenho um blogue e sempre foi muito tranquilo. Uma vez, uma tia comentou comigo que eu andava a escrever pouco e eu não percebi, porque publicava todos os dias, mas o que ela queria referir é que os textos eram pequenos. E é esta troca que eu gosto. Podemos não falar do assunto todos os dias, mas adoro receber o feedback de quem me é mais próximo.
    O importante é as pessoas não caírem na generalização. Um blogue pode ser um diário, mas não se limita a isso. Como costumo a dizer, tudo o que publicamos tem sempre uma parte de nós, seja porque relatamos um acontecimento muito particular, seja porque criamos uma história que reflete uma opinião sobre determinado assunto. Mas nem tudo o que escrevemos é uma partilha na primeira pessoa.
    Concordo com os pontos que enumeraste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos dos teus posts são pequenos, mas bons :). É engraçado receber o feedback de pessoas não-bloggers, e é algo que ajuda imenso :).
      Se pensarmos bem nisso, é verdade. O blog tem sempre um bocado de nós, da nossa personalidade, mesmo que os assuntos que abordemos não sejam sobre experiências vividas na primeira pessoa. Mas isso é o que torna cada blog único :).

      Eliminar
  15. Não podia concordar mais, os teus posts são super relatable!

    https://strawberryafternoons.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. É isso mesmo! Concordo totalmente! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Confesso que nunca pensei muito sobre este assunto porque sempre foi natural para mim! Achei engraçado o que destacaste mas nunca senti necessidade de reforçar os 3 primeiros pontos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca senti de reforçar nenhum destes pontos a nenhuma das minhas amigas, na verdade :). Só reforcei o primeiro ponto às pessoas que não me conhecem.

      Eliminar
  18. Os meus amigos mais próximos e alguns familiares sabem do meu blogue. Eu escrevo essencialmente sobre coisas banais, há excepção de um ou outro post mais sério ou profundo. Criei este em 2007, mas já ando nestas andanças desde 2005 e sinceramente apesar de tudo ter evoluído, as vezes sinto saudades de quando era um simples diário e na altura em que ninguém conhecido sabia da existência do meu cantinho. Como dizes, acabo por só colocar 10% da minha vida aqui… e mesmo assim as vezes já é de mais para a quantidade de pessoas que me conhece e sabe que escrevo naquela página. Mas pronto, é uma coisa que temos de aprender a gerir e saber os nossos limites.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por acaso não me sinto incomodada com o facto de ter muitas pessoas conhecidas a ler o meu blog. Continuo a escrever da mesma forma de sempre, até agora não deixei de partilhar nada por isso. Mas às vezes também penso nisso, e sinto um pouco de vergonha, mas ignoro logo. É, quando temos que saber gerir os limites, mas também é importante fazê-lo mesmo sem ter pessoas conhecidas a lerem :).

      Eliminar
  19. Eu mantenho-mo no anonimato por enquanto. Algumas pessoas sabem, inclusive a minha mãe e confesso que me incomoda um pouco saber que está a ler o meu blog. Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada um tem que escrever da forma que se sente mais confortável :).

      Eliminar
  20. Adorei o post, e sem qualquer dúvida que me identifico apesar de sentir apoio de algumas, de outras não.
    Mas foi a minha escolha e sigo em frente mesmo não tendo um apoio como queria.
    Beijinhos
    https://a-carlota.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Exato, tem que ser esse o pensamento, o que importa é fazeres o que gostas, com ou sem o apoio das pessoas:).

      Eliminar
  21. Por acaso também tive bastante sorte, tanta que a minha irmã se juntou a mim mais tarde.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Adorei o post. A minha familia não sabe acerca do blog pois muito provavelmente não iria entender ou até mesmo criticar. Apenas sabe o namorado e alguns conhecidos.
    Confesso que, como ainda estou muito no inicio, ainda tenho um pouco de medo da reação de algumas pessoas quando souberem...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Acima de tudo, tens que fazer aquilo que te faz sentir melhor. Se te sentes melhor no anonimato, fazes bem em continuar :). Compreendo que no que diz respeito aos familiares é mais difícil, mas acredita que a reação das pessoas de fora, geralmente, é positiva ( eu falo por experiência :) ).

      Eliminar
  23. Acho que sim, que tens razão. Sem dúvida que há certas questões que precisam de ser desmitificadas o quanto antes.

    ResponderEliminar
  24. A minha família tem conhecimento e até gosta :)

    AZUENTURE

    ResponderEliminar