"". Life of Cherry: Filme: Um Crime no Expresso do Oriente (2017) !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

18.11.17

Filme: Um Crime no Expresso do Oriente (2017)

Filme: Um Crime no Expresso Do Oriente

Ontem fui ao cinema. Já há séculos que não ia ( ok, se calhar sou capaz de ter ido há umas três semanas, mas para quem adora muito a 7ª arte já é demasiado tempo). Além disso, já estava a precisar de tirar a cabeça dos livros, que as frequências deste semestre estão a  dar cabo de mim. Anyway, o filme que fui ver foi " Um Crime no Expresso do Oriente" e hoje trago-vos a minha opinião.

Sinopse


O que começa como uma luxuosa viagem de comboio pela Europa rapidamente se torna num dos mais elegantes e emocionantes mistérios alguma vez contado. Baseado no best-seller de Agatha Christie " Um Crime no Expresso do Oriente" conta a história de treze estranhos presos num comboio e onde todos são suspeitos. Um homem a correr contra o tempo para resolver o enigma antes que o assassino ataque novamente. ( Trailer: aqui).


A minha opinião


Nunca li nenhum livro da famosa escritora de policiais, Agatha Christie, mas saí da sala de cinema com muita vontade de o fazer. Com essa vontade e com a de viajar num comboio luxuoso como o Expresso do Oriente. Como eu não estou por dentro do mundo das narrativas da Agatha Christie não posso entrar no debate de se é fiel ou não ao livro ou se é tão surpreendente como as aventuras anteriores de Poirot, portanto a minha opinião é apenas baseada neste filme.

Pelo que já li na Internet, " Um Crime no Expresso Oriente" já teve a sua quota parte de adaptações. O realizador, Kenneth Branagh ( que eu só me apercebi que era o mesmo actor que interpretou o Prof. Lockhart no Harry Potter após 2 horas do filme, não parecia nada ele. A culpa foi do bigode.), deu-lhe  um ar mais cinematográfico e mais moderno. O elenco conta com caras  muito conhecidas, e todos os atores, mesmo aqueles que só apareceram em algumas cenas, tiveram uma interpretação fenomenal. Os cenários estão bastante bons e retratam bastante bem a época. Tudo foi pensado ao pormenor, as decorações, o guarda-roupa, o que o torna num filme visualmente agradável.

Adoro este tipo de filmes. É sempre muito interessante ver como é que o detetive vai interpretando todas as pistas e consegue tirar as suas próprias conclusões. É sempre bastante emocionante ver como a investigação vai prosseguindo, ver quem parece mais culpado e tentar adivinhar o assassino. O resultado, apesar de causar sempre muita expectativa, é apenas um pormenor quando nos encontramos perante um filme envolvente, com mistério, suspense, drama e humor à mistura.

Só encontrei dois problemas nesta produção. A primeira é que eu acho que as personagens foram apresentadas de forma muito rápida e breve, o que se tornou confuso ao início. O segundo é que muita da informação aparece do conhecimento do Poirot. Nós não sentimos que estamos a descobrir com ele, mas mais que nos estão a explicar as coisas. Não sei se é assim no livro, mas fiquei com a sensação que era um bocado exposição a mais. 

O final foi, na minha opinião, surpreendente. Nunca na vida teria adivinhado quem era o assassino nem teria adivinhado um desfecho daqueles. Há quem não tenha achado o mistério " Um Crime no Expresso do Oriente" do mais mais interessantes (não sei se é essa a opinião geral dos fãs da Agatha Christie) mas eu cá gostei muito a história. 

Alguns poderão achar o filme parado, por só ocorrer uma morte ( isto não é spoiler, não se preocupem) e decorrer maioritariamente num comboio, mas não o é. A história é equilibrada, tem um bom ritmo, e ficamos entretidos a ver o enredo a desenrolar-se que nem damos pelo passar do tempo. Pode não ser dos melhores filmes de mistério que vão ver mas é, sem dúvida, uma experiência cinematográfica fantástica que vale a pena.


E vocês? Já viram o filme? O que acharam?

29 comentários:

  1. Great post darling, so nice and interesting. Like it so much!

    Have a nice day! New post is on my blog.
    Visit me, and follow. Hope see you soon. Maleficent

    ResponderEliminar
  2. Agatha Christie é do melhor que há! Desafia mesmo a nossa inteligência e atenção aos detalhes. Vi a serie do Poirot, li os livros e agora estou curiosa com o filme! (embora me faça impressão que não seja o "Poirot" de sempre - o das séries)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois deste filme, também fiquei curiosa para ver a série :). Não é, é outro ator.

      Eliminar
  3. Adoro a Agatha Christie e quero muito ir ver o filme! O livro já o li :)

    ResponderEliminar
  4. Eu estou mesmo muito curiosa para o ver :) Nunca li nenhum livro da escritora, mas confesso que este filme me deixou curiosa :) Eu gosto de filmes deste género!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas de filmes deste género, então vais gostar muito deste :).

      Eliminar
  5. Quando jovem li muito Agatha Christie, e tenho uma coleção de livros dela, que creio, ainda exista em minha casa de praia, mas depois de certo tempo, enjoei por ser as histórias, todas muito parecidas no gênero. Foi uma excelente escritora, sem dúvida, mas creio não estar cotadas entre melhores. O filmes baseados em seus livros são, como os textos, de muita ação, mistérios e suspense - o que prende e chama atenção. Grande abraço. Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a escritora escreveu muitos policiais. Ainda assim estou bastante curiosa para ler :).

      Eliminar
  6. Não é dos meus favoritos,porém, foi o primeiro que li. Já há uma série relativa aos livros que se chama mesmo Poirot, depois tens Miss Marple e os outros. A série tenta ser muito fiel aos livros e já li quase todos os episódios (captaste o trocadilho?).
    Admito que essa sensação de que não descobres em sintonia com o desenrolar da história te acompanha no virar das páginas. De qualquer forma, torna o final muito mais interessante.
    Gosto particularmente de ler os livros dela em inglês e aconselho vivamente por causa da preserva de expressões muito próprias!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver que leste os livros todos antes de ver a série :). Se calhar vou fazer o mesmo que tu.
      Só fiquei um bocado aborrecida com essa parte, mas não tirou piada à história, de facto.
      O teu comentário acabou de me deixar ainda mais curiosa :). Os livros dela já vão passar à frente dos outros que estão na minha ( enorme ) lista.

      Eliminar
  7. Ainda não li o livro nem vi o filme mas mal vi o trailler fiquei com grande curiosidade. :)
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  8. Eu queria ler o livro, ver o filme de 1974 e depois ver esta adaptação. Mas não sei se vou conseguir resistir e acho que vou trocar a ordem toda :P Essa história tem tudo para dar certo, ainda por cima passa-se num comboio (e eu devo ser das maiores fãs desse meio de transporte ahah). Gosto muito de livros de mistério, embora não seja o género que leia mais. Já leste alguma coisa de Patricia Highsmith?

    Mundo Indefinido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sabia que existia uma adaptação de 1974 antes de ver o filme, por isso já não fui a tempo. Eu também adoro andar de comboio, e as melhores histórias passam-se neste meio de transporte, é engraçado. Não conhecia essa escritora, que livros me aconselhas dela?

      Eliminar
    2. Queria só saber a tua opinião, se tivesses lido :) Eu da Patricia Highsmith só li um, o Achada na Rua e gostei, embora não fosse assim wooow. Mas é a autora dO Talentoso Mr. Ripley (não sei se viste o filme), e tenho muita curiosidade em ler essa série de livros.

      Eliminar
    3. Nunca tinha ouvido falar dessa escritora, mas vou pesquisar sobre ela :). Não vi esse filme, mas já ouvi falar, tenho que o ver.

      Eliminar
  9. Também gosto de ir ao cinema frequentemente haha! Esse não conhecia, também não é muito o meu género penso eu xD
    Obrigada pelo comentário!

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Fui ver o filme na sexta-feira e saí bastante satisfeita. É muito ao jeito da série Poirot, da Fox Crime, com todo o suspense a que tem direito. Está muito bem conseguido. Curiosamente estive o filme inteiro a tentar lembrar-me de onde conhecia o actor que representou o detective Poirot e depois fiquei agradavelmente surpreendida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei com muita curiosidade para ver a série, mas primeiro vou ler os livros :). Eu também, não fazia ideia que era ele :).

      Eliminar
  11. Só li um livro de Agatha Christie - Morte no Nilo -, mas adorei todo o enredo misterioso! Um Crime no Expresso do Oriente está na minha lista de livros a comprar.
    Já vi o trailer e tenho imensa curiosidade em relação ao filme. E a tua opinião aguçou-a ainda mais :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um para a minha lista :). Eu gostei bastante do filme :).

      Eliminar
  12. Não vi mas estou muito curiosa porque parece-me ser um filme bem interessante. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Tenho de ver este filme, faz mesmo o meu género e fiquei curiosa com a história :)

    ResponderEliminar
  14. Ainda não vi esse filme mas tenho muita vontade de o fazer! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Adoro Agatha Christie e confesso que já li alguns livros, mas nunca o Um Crime no Expresso do Oriente! Mas estou tão curiosa, aposto que o filme está divinal!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  16. Eu estou ansiosa por ver este filme! Adoro este tipo de filmes, espero não me desiludir! :)

    ResponderEliminar
  17. Já vi a publicidade deste filme na tv e parece incrivel cheio de mistério!

    REILLIZA ||| YOUTUBE LIFE

    ResponderEliminar