"". Life of Cherry: 7 reações que os amantes de livros têm a pessoas que não gostam de ler !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

15.11.17

7 reações que os amantes de livros têm a pessoas que não gostam de ler

7 reações que os amantes de livros têm a pessoas que não gostam de ler

Nós, amantes de livros, somos seres muito emocionais, que reagimos de diferentes maneiras. Digam-nos que vai sair um novo livro da nossa saga favorita, que nós não conseguimos conter o entusiasmo. Digam-nos que vai sair uma adaptação de um livro no cinema, e nós vamos a correr para lá. Produzam um filme que não seja fiel ao livro, que nós vamos ficar revoltados. Contudo, se quiseres deixar um amante de livros com tantas emoções a inquietá-lo , basta dizeres a frase " Eu não leio livros".

Já ouvi muitas vezes esta frase ao longo da minha vida ( ou variações destas como " não gosto de ler", " acho os livros um desperdício de tempo"...) e deixam-me sempre com um misto de sentimentos que me perturbam.


1. Choque: Não lês livros? Mas certamente que lês biográficos, os que não tem nada a ver com ficção... Também não? COMO ASSIM NÃO LÊS LIVROS?

2. Confusão: Eu ouço palavras a sair da tua boca, vejo que estás a falar português, mas não consigo compreender aquilo que estás a dizer.

3. Julgamento: Tu tens  o privilégio de fazer parte da população mundial que sabe ler, e que escolhes não ler livros? Tu tens noção da sorte que é poderes ler livros, mas desperdiças essa oportunidade?

4. Pena: Tens noção daquilo que estás a perder? Os livros permitem-nos viajar para locais para onde nunca poderíamos viajar de outra forma, permite-nos conhecer histórias incríveis e personagens que são uma grande inspiração. É mesmo triste que te estejas a privar disto tudo.

5. Uma reação bastante emocional, dependendo da pessoa: Como um novo amigo, ou uma crush, por exemplo. Eu estava a começar a gostar de ti e tu fazes-me isto? Porquê?

6. Persuasão: O que é que gostas de ler? Ficção? Ficção científica? Romance? Banda desenhada? Eu não me interessa quantas eu horas eu tenho que estar numa livraria a procurar, eu farei com que tu adores livros.

7. Aceitação e voltar a enfiar a cabeça nos livros: Não gostas mesmo de livros? Pronto, uma pessoa tem que aceitar e viver com isso. Deixa lá, eu vou amar livros pelos dois ( Salvador, devias escrever uma música assim).


E vocês? Como é que reagem quando alguém vos diz que não gosto de ler?

32 comentários:

  1. E quando fazem a pergunta "como é que TU gostas de ler?!" até já ouvi um "ler é estúpido". O gajo até era giro e tinha piada mas há mínimos ahahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abandona o gajo, não aceites menos do que aquilo que mereces, tem que existir requisitos mínimos para evitar desgraças dessas ahahahah, xD.

      Eliminar
  2. Subscrevo totalmente!!! E enfatizo o choque! Não percebo como é possível não lerem livros, ahah ;P

    ResponderEliminar
  3. E quando é ao contrário, quem não gosta de livros ficar chocado com quem gosta de livros?
    Mas não ficas com dor de cabeça?
    Mas ler muito não faz mal aos olhos?
    Mas não te fartas?
    Mas há coisas mais divertidas para fazer
    Mas para quê ler o livro quando há o filme?
    Mas, mas, mas


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, isso então é que é terrível! Se já não me tivessem dito isso, eu nem acreditava, de tão parvas que essas frases são...

      Eliminar
  4. Consigo compreender que nem todas as pessoas tenham a mesma paixão por livros, e que alguns descubram esse gosto tarde (aconteceu-me o mesmo), mas tenho que confessar que me faz confusão quando alguém diz que, simplesmente, não gosta de ler ou que isso é um desperdício. Se calhar, ainda não encontraram o livro certo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também consigo compreender isso, mas faz-me confusão aquelas pessoas que dizem que não lêem mesmo nada. É, se calhar andaram a ler livros por obrigação em crianças, e nunca leram um por prazer.

      Eliminar
  5. Realmente, talvez o choque seja o mais certo.
    É mesmo estranho pessoas que não leem nada.

    Beijinhos, Diana.

    ResponderEliminar
  6. É mesmo estranho quando alguém diz que não gosta de ler, há certos géneros de livros que também não são muito a minha cara, mas não lerem nada? Como conseguem? Infelizmente não tenho tido tanto tempo como gostaria, mas adoro ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, hoje em dia existem tantos géneros, há sempre algum que nos desperta o interesse.

      Eliminar
  7. Eu gosto de ler mas não sou viciada, gosto de ler pelo prazer que me dá e quando tenho realmente vontade de o fazer, no entanto, não me faz confusão que existam pessoas que não o gostem de fazer, pois somos todos diferentes e gostamos todos de coisas diferentes, temos de aceitar a respeitar isso mesmo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu aceito e respeito, só que me deixa sempre um bocado chocada e basicamente com estas reações todas xD.

      Eliminar
  8. Eu aceito que outras pessoas não gostem de ler, mas antes disso também julgo e tento persuadir ao máximo 😏 a girl can only try... Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como eu xD, eu só aceito depois de perceber que são um caso perdido hehehehe.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Choca-me muito pessoas que simplesmente não gostam de ler e eu penso porquê? Na verdade nao podíamos gostar todos do mesmo mas... perder a oportunidade de vivenciar uma história, um novo mundo muitas vezes? Ah não, fiquem com a vossa que eu fico com a minha e a minha é bem melhor porque são vocês que perdem xD

    ResponderEliminar
  10. Eu adoro ler! Não consigo compreender como há pessoas que só gostam de ler a descrição do instagram xD

    ResponderEliminar
  11. Eu gosto tanto de ler que acho mesmo estranho alguém não gostar de o fazer! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Eu sou *tanto* o número 6! Eu digo sempre que as pessoas só não lêem porque ainda não leram nada que gostassem, ahahahah. Mas quando me dizem que não lêem de todo eu pergunto sempre o que fazem para se entreterem porque... Parece... Tudo... Tão aborrecido sem livros, eheheh.

    Beijinhos,
    Sónia R. Pinto
    By the Library

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, como eu te compreendo, passo a vida a tentar persuadir as pessoas que não lêem xD. É mesmo, eu não sei o que é que seria da minha vida se não fossem os livros.

      Eliminar
  13. Confesso que sou culpada de não ler ultimamente, é algo que gosto bastante mas acabo por me esquecer de o fazer. Tenho sem dúvida de voltar à rotina! hahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não tenho lido ultimamente por causa da faculdade, mas a partir de dezembro também quero voltar à rotina xD.

      Eliminar
  14. Faz-me mesmo confusão pessoas que não gostam de ler! É que nem sabem o que andam a perder! :P

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Eu, como devoradora de livros, também não entendo que as pessoas não gostem de ler, mas a verdade é que não podemos descartar ninguém, nem achar que já não valem a pena só por causa disso :P eles têm tanto direito de ficar em choque por haver quem passe tempo a ler, como nós por haver quem não o faça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obviamente que não vou descartar ninguém por isso, ameaço ahahaha, mas não o faço xD.

      Eliminar
  16. As Pessoas criticam-nos, por ler e gostar de ler, mas na hora da verdade, se formos com essa pessoa ver o filme que saiu do livro, durante o filme é para ti que se viram "E agora, que vai acontecer?" "Ela/e morre?", etc., ao qual me dá o gozo responder "Lessem!!" :)

    ResponderEliminar
  17. Eu acho que não conheça alguém que não goste de ler, pelo menos as pessoas com quem me dou sempre mencionaram as suas leituras x) Por isso, nunca passei por uma situação dessas ahaha
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maior parte dos meus amigos também gosta de ler, mas conheço quem não goste e por vezes é complicado xD.

      Eliminar