"". Life of Cherry: 10 mitos sobre a vacinação !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

20.11.17

10 mitos sobre a vacinação

10 mitos sobre a vacinação

A vacinação é a maior conquista da medicina e da saúde pública de todos os tempos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, evita a morte de 2 a 3 milhões de pessoas por ano, em todo o mundo. Porém, a memória é curta, e as novas gerações já não se recordam das doenças horríveis, evitadas agora pela vacinação, que desfiguravam e matavam pessoas no tempo dos nossos avós.

Por isso, agora muitas doenças estão a voltar a surgir, e estão a morrer crianças sem necessidade. Lembram-se do surto de sarampo em Portugal, que aconteceu no início deste ano? Poderia ter sido evitado se não existissem pais a recusarem-se a vacinar os seus filhos.

Recentemente, numa das minhas cadeiras da faculdade, estudei este tema, e fiquei a pensar nas ideias erradas que muita gente, mesmo com elevados níveis de escolaridade, têm. Quero sempre acreditar que as pessoas informam-se sempre antes de tomar decisões importantes como vacinar os filhos ou vacinarem-se, mas depois leio coisas como estas e já não tenho tanta certeza. A verdade é que, apesar de toda a informação disponível hoje em dia, os movimentos antivacinação estão a ganhar cada vez mais dimensão. Acho que é importante sensibilizar a população, e desfazer alguns mitos para que, na hora de irem ao centro de saúde, tomarem decisões mais conscientes.


1. As doenças começaram a diminuir antes das vacinas, devido às melhores condições de higiene: Obviamente que ter boas condições sanitárias ( água potável, saneamento básico, controlo da cadeia alimentar...) contribuiu imenso para o controlo de muitas doenças infecciosas, nomeadamente aqueles que estão relacionados com a qualidade da água. Porém, isso não evita a circulação dos microorganismos causadores. Só a vacinação em larga escala consegue evitar as doenças alvo da vacinação.

2. As vacinas têm imensos efeitos secundários, que podem levar à morte: As vacinas, antes de irem para o mercado, são alvo de imensos estudos, análises e ensaios clínicos pelo que, quando são disponibilizadas para a população, são extremamente seguras. Comparadas com os medicamentos em geral, são ainda mais seguras. Além disso, o risco de uma criança ter uma reação adversa a uma vacina é muito inferior ao risco de uma complicação grave da doença que essa vacina previne.

3. Gastar tempo e dinheiro com vacinas para doenças que já não existem é um bocado idiota: As doenças evitáveis pela vacinação estão controladas e são cada vez mais raras. No entanto, salvo a varíola ( que já foi erradicada, e cuja vacina já é dispensável), todas as outras doenças ainda podem surgir ( mesmo em Portugal,onde têm pouca expressão). Principalmente, quando uma pessoa não protegida pela vacinação viaja para outros sítios onde certas doenças ainda não estão controladas e/ou se contactar com pessoas provenientes dessas regiões.

4. É melhor ter a doença do que vacinar com vírus atenuados: A doença causa imunidade, mas pode levar a complicações desastrosas ou até mesmo à morte. Por outro lado, a vacina desenvolve essa mesma imunidade, mas sem as complicações que a doença acarreta. Sim, é como se tivéssemos a introduzir um vírus no organismo, mas que foi atenuado através de passagens sucessivas em meios de cultura celulares.

5.  As vacinas têm mercúrio, que pode fazer muito mal à saúde: As vacinas contém, de facto, mercúrio ( mais precisamente um composto, o tiomersal, que é um conservante do princípio ativo), mas em doses demasiado pequenas para constituírem risco para a saúde.

6.Ter gripe é uma coisa normal e, além disso, a vacina é fraca: A gripe pode ser algo leve que passa, mas também pode ser mesmo muito grave. Em alguns casos, pode levar a uma série de complicações, como pneumonia, sobretudo em idosos com a imunidade diminuída e a abortos ou partos prematuros no caso das grávidas.

8. A administração simultânea de vacinas pode sobrecarregar o sistema imunitário: A administração simultânea de várias vacinas não aumenta o as reações adversas, dado que a imunidade que cada uma estimula é independente. Além disso, no dia a dia, a imunidade dos bebés e das crianças já é estimulada por inúmeros vírus e bactérias com as quais elas contactam. O objetivo de administrar várias vacinas juntas é diminuir o número de "picadas", contribuindo para uma humanização e melhor adesão aos esquemas vacinais.

9. As grávidas não podem ser vacinadas: As grávidas podem ser vacinadas, mas apenas com vacinas com vírus inativado. Todas as vacinas com vírus vivos atenuados, como a VASPR ( que é a vacina contra o sarampo, parotidite e e rubéola) ,  e BCG,  não devem ser administradas

10. A vacina causa autismo: O autismo é uma doença em que a idade do diagnóstico coincide, geralmente, com a idade de administração das vacinas. Em 1988, surgiu um estudo que inquietou muitas pessoas, por considerar uma possível relação entre a vacina VASPR e o autismo. Contudo, acabou-se por provar que não existi autor deste estudo foi obrigado a deixar de exercer Medicina, por graves irregularidades metodológicas e conflitos de interesses provados juridicamente. Apesar da coincidência temporal, não existe qualquer relação entre a vacinação e o autismo.

E vocês? Acreditavam em algum destes mitos? 

36 comentários:

  1. Bom texto, é sempre bom as pessoas estarem mais informadas e esclarecidas. Mas sabes porque é que eu acho que há tanta gente a não vacinar? Por medo. Não precisamos de ir muito longe, quantas raparigas foram noticiadas como tendo morrido depois de tomarem a vacina para prevenir o cancro do colo do útero? Foram várias e isso levou a que muita gente não a quisesse tomar ou não a quisesse dar aos filhos. Lembro-me perfeitamente disso, foi há poucos anos e estava em todos os telejornais. Acho que casos destes fazem com que as pessoas tenham medo e deixem de vacinar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Não foram assim tantas casos, se não me engano foram apenas um ou dois. Eu lembro-me de ter visto uma notícia assim, há uns tempos atrás. Mas depois veio-se a comprovar que a rapariga em questão tinha um tumor, e que a sua morte nada teve a ver com o facto de ter levado a vacina do HPV. As pessoas têm medo porque não se informam convenientemente. É por isso que eu acho importante falar sobre a vacinação e esclarecer estes mitos.

      Eliminar
  2. Ainda há pouco tempo falei sobre isto com o meu namorado, exatamente por estar alguém muito revoltado contra as vacinas!
    Um tema bastante importante, sem dúvida. Em que se dividem opiniões. Eu evito ao máximo tomar medicamentos, sejam eles quais forem, mas quanto às vacinas penso de outra forma. Quer dizer, é administrado pontualmente e na maioria dos casos ajuda realmente. Basta olharmos para a quantidade de pessoas a morrer em alguns países exatamente por não terem acesso a vacinação.
    Tema com pano para mangas, muito importante!
    Beijinhoo

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um tema com pano para mangas, mas isso deve-se principalmente ao facto de as pessoas não estarem devidamente informadas.
      Fazes tu muito bem :). Até porque os medicamentos têm muitos mais efeitos secundários do que as vacinas.

      Eliminar
  3. Odeio vacinas, levo apenas as necessárias e há muitos anos que não levo e dispenso vacinas da gripe! Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Mas porquê? Por medo das agulhas ou dos efeitos destas?

      Eliminar
  4. Eu já não gostava de vacinas, ainda fiquei a gostar menos agora hahah
    Beijinhos querida
    https://ablondiehere.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então porquê filha, eu esclareci aqui mitos, era para ficar a gostar mais xD.

      Eliminar
  5. Eu sou sincera, sinto que não estou devidamente informada sobre o assunto para ter uma posição, mas até à data optei por ter toda as vacinas. Mas ainda me desmitificaste alguns mitos!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que este post te tenha ajudado então a informares-te melhor sobre o assunto :).

      Eliminar
  6. Esta desmistificação é fundamental, porque basta um dado mal contado ou descontextualizado para que as pessoas se insurjam contra as coisas. E quando falamos em questões de saúde, não podemos agir de ânimo leve, é preciso estarmos informados convenientemente, para decidirmos com consciência.
    Uma excelente publicação de alerta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas muitas vezes baseiam a sua opinião em dados mal contados. Exato, é preciso informarmo-nos bem para tomar decisões conscientes.
      Obrigada :).

      Eliminar
  7. Este texto é muito bom e espero sinceramente que faça algumas pessoas refletirem. Eu não entendo esta onda de não querer vacinar os filhos, prejudicando não só a eles, mas potencialmente a quem entrar em contato com eles. Não é por acaso que os bebés precisam de levar tantas vacinas! Eu já perdi a conta às vacinas que a minha filha levou, e estão todas no plano de vacinação. Depois de ler o teu post ainda tenho mais certeza que vacinar é muito necessário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é que isto de não vacinar não prejudica só os próprios, prejudica os filhos, todas as pessoas que contactam com eles e a população geral. É um problema de saúde pública. É, dá-se muitas vacinas aos bebés, mas são todas necessárias.

      Eliminar
  8. As vacinas têm imensos efeitos secundários, que podem levar à morte- é um facto, pode mas como explicaste muito bem os efeitos adversos são raros e compensa o risco sem dúvida.
    As vacinas têm mercúrio, que pode fazer muito mal à saúde- também peixe tem mercúrio e nós comemos ;)
    Ter gripe é uma coisa normal e, além disso, a vacina é fraca- Na Holanda as grávidas não estão incluídas no grupo de risco para levar vacinação, mas o sistema de saúde aqui na maioria das áreas fica muito aquém do português e paga-se os olhos da cara!

    Gostei muito deste post!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, os é preferível ter os efeitos secundários de uma vacina do que nos expormos a uma doença potencialmente fatal.
      Mesmo, e além disso são em quantidades residuais, não afeta nada.
      Isso é mesmo mau, deviam estar, logo as grávidas que são um grande grupo de risco.
      Obrigada :).

      Eliminar
    2. Eu estou grávida e não tomei e não apanhei nada... Acho que ajuda andar de bicicleta em vez de transportes públicos e quando alguém está doente afastam-se ;) Agora só faltam 5 semanas e estou quase de licença por isso vai correr bem...

      Eliminar
    3. Também não andas em meios propícios para isso, mas ficas sempre mais suscetível. Que tudo corra bem, já está quase :)

      Eliminar
  9. OBRIGADA por isto. É assustador ver as barbaridades que se dizem e escrevem hoje em dia sobre este assunto, parece que regredimos - queremos tanto ser "fixes" que esquecemo-nos do bom senso, como sociedade. Só temo pelas pessoas que de facto não podem tomar vacinas, porque não haverá imunidade de grupo que as proteja por causa destas modas parvas...

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo assustador, fico assustada com este movimentos antivacinais e foi por isso mesmo que escrevi este post. Pois, o problema é esse, é que para já estamos protegidos pela imunidade de grupo, mas se muita malta começar a aderir a esta "moda" estamos tramados.

      Eliminar
  10. Muito bom texto e muito bem conseguido! Sou Enfermeira e concordo com tudo o que escreveste. Acho que a informação não devia ser apenas dada nos locais típicos como, unidade de saúde familiar e hospital. Penso que não falta informação, falta é saber gerir e chegar à população.
    Hoje em dia a taxa de adesão à vacinação já está a melhorar e tudo isto em parte devido aos nossos colegas das unidades familiares. Estagiei em alguns locais que tinham uma taxa de adesão de 80% mas, também nós (enfermeiros) é que fazíamos por isso e "chateávamos" as pessoas quer por chamada, sms, carta. Fazíamos também varias ações de formação para esclarecer sobre estes e muitos outros mitos. Como disseste e bem as pessoas têm medo porque não se informam como deve ser e é necessário apostarmos nestes assuntos. Parabéns!

    Beijinhos,
    I.

    https://nevertoolatetoturnback.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :). Pois, se calhar o problema é mesmo esse, a informação não chega a todo lado, e para quem vive em zonas mais isoladas ou tem menos literacia é preocupante. Mas também existem pessoas com licenciatura, com acesso à informação, e que escolhem-na ignorar.
      Fizeram um excelente trabalho em termos de promoção e educação para a saúde. Certamente que ajudaram muitas pessoas.
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Retribuindo a visita, gostei muito do seu texto. Sem dúvida que a vacinação foi uma das mais belas descobertas da medicina. Se não fosse a vacinação muitas crianças sofreriam e até faleciam por esse mundo fora.
    Fiquei seguidor e linkei sem blogue no Brincando com as palavras
    .
    Deixo cumprimentos poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Verdade, se não fosse a vacinação muitas crianças morreriam e existiriam ainda mais doenças do que aquelas que já existem.

      Eliminar
  12. Essa dos pais, não vacinarem os filhos,está mal. As vacinas da infância são muito importantes. Antigamente a maioria das pessoas queriam que houvessem vacinas e não havia, hoje que as há,às vezes não as querem.
    Eu digo: modernices de quem não percebe nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Digo mesmo. Há pessoas que genuinamente não sabem o quanto as vacinas são benéficas, mas muitas é só por ser uma nova "moda".

      Eliminar
  13. Caro Life amigo

    Controverso. Tem de se fazer a "autópsia" do assunto e só depois se saberá o que está dentro da vacina/autópsia...

    Abç do Leãozão

    ________________

    Não é um convite, apenas um sugestão: fiarei muito contente se fores à NOSSA TRAVESSA e deixares comentários nela. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim não tem que ser controverso, é um facto que as vacinas são benéficas e nos protegem contra doenças que podem ter consequências catastróficas.

      Eliminar
  14. Vais gozar comigo, mas preciso de dizer isto: tenho um problema com as vacinas porque as crianças sofrem muito quando as recebem. Penso ser mãe futuramente e não sei como vou lidar quando a peste tiver de receber as primeiras vacinas: acho que vou chorar mais do que ela. Sei que são importantes, mas gostava tanto que encontrassem uma solução indolor :\

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vou gozar nada contigo, ora essa :). Desde quando é que admitir isso é motivo de vergonha? É preocupação ( futura) de mãe. Ninguém gosta de ver os filhos sofrerem. Infelizmente, as vacinas não são indolores, embora não causem tanta dor como se pensa ( às vezes é maior o medo das agulhas do que a própria dor). Pensar que isto é para proteção dos filhos sempre ajuda um bocadinho a atenuar essa aflição.

      Eliminar
    2. Sim, foi precisamente o que o meu namorado disse, de que devemos pensar que é para o bem dos filhos. É que os filhos confiam nos pais e acabamos por entregá-los a uma experiência tão desagradável :\ Já li que existe vacina por via oral, mas é só para certas doenças. É pena.

      Eliminar
    3. Pois, deve ser muito difícil :(. Quando as crianças são pequenas, é um bocado difícil explicar-lhes que é para o bem deles, mas a partir dos 5 anos é sempre bom trabalhar nas significações que eles têm dos médicos/enfermeiros. Os meus pais sempre me incutiram que as vacinas eram para me proteger e, por esse motivo, eu não tinha tanto medo de me sujeitar a esse sofrimento. Pois, é uma pena, no PNV só existe uma e acho que é para grupos de risco, se não me engano.

      Eliminar
  15. Que óptimo texto! Sinceramente não é assunto do qual perceba muito porque não estou propriamente na área e porque nunca me informei sobre isto, mas é necessário esclarecer algumas dúvidas. Não acreditava nestes mitos e sempre tomei as vacinas necessárias. Acho até que a vacinação é importante e pode prevenir coisas que seriam facilmente evitadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Muitas coisas seriam facilmente evitadas se as pessoas tivessem mais informadas.

      Eliminar
  16. Não acredito nesses mitos e acho que é só uma moda parva a que as pessoas aderem sem conhecimento de causa, colocando a saúde dos filhos em risco. Enfim, há gente que parece não ter amor à saúde...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, o pior é que isto não os prejudica apenas a eles, prejudica a saúde da população em geral.

      Eliminar