"". Life of Cherry: 10 frases que os pais dizem aos filhos ( e que destroem a sua autoestima) !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

13.11.17

10 frases que os pais dizem aos filhos ( e que destroem a sua autoestima)

10 frases que os pais dizem aos filhos ( e que destroem a sua autoestima)

 Eu não tenho filhos, mas não é preciso tê-los para saber que há formas erradas de educar crianças. E, infelizmente, é o que mais se vê hoje em dia. Basta olhar em volta num supermercado, na rua ou no centro comercial, para ver logo os pais a agirem de forma incorreta com as crianças.

Eu sei que educar crianças não deve ser fácil. Deve ser mesmo esgotante lidar com as noites mal dormidas, com os choros, com as birras, com as asneiras que elas fazem... Sei que, com o cansaço, o nervosismo e a exaustão diz-se muito coisa que não se sente realmente. Contudo, o efeito destas palavras, a partir do momento em que são ditas, fica fora do nosso controlo, e pode causar muito impacto na vida de uma criança, pelo que é preciso ter cuidado com aquilo que se diz.


1. Não chores: São apenas crianças, que devem sentir-se livres para expressar as suas emoções ao pé das pessoas em quem mais confiam, os seus pais. As crianças têm a mesma capacidade emocional que os adultos têm, apenas não conseguem acalmar-se da mesma maneira que nós, pelo que precisam do apoio dos pais para isso.

2. Quem me dera que fosses mais como o teu irmão: Porque é que fazem isto às pobres das crianças? Nada é pior para uma criança do que se sentir inferior a outra pessoa. Isto vai fazer com que ela crie ressentimento em relação aos seus familiares. Cada criança é especial e única à sua maneira, pelo que devemos valorizar as suas qualidades e incentivá-las a melhorar os seus pontos fracos.

3. Estás bem, isso não é nada: Para nós, pode ser um simples arranhão, mas para as crianças pode ser a experiência mais dolorosa do mundo. Não devemos exagerar a situação, devemos apenas a limitarmo-nos a tratar da ferida e a dizer que vai melhorar.

4. Nunca consegues fazer nada bem: Ninguém gosta de ouvir isto, nem os adultos, quanto mais as crianças. Eu acho que isto é a pior coisa que se pode dizer aos filhos. Eu sei que muitas vezes os pais dizem isto da boca para fora, porque estão enervados por o filho ter partido algo ou feito alguma asneira, mas pensem muito bem antes de falar.

5. Eu também te odeio: Todos nós, quando somos crianças, já dissemos aos nossos pais que os odiávamos. Mas nessa altura, nós nem sequer compreendíamos o impacto das nossas palavras. Por outro lado, se os nossos pais descessem aos mesmo nível e dissessem isto, nós acreditaríamos. Por isso, acho que a resposta mais correta aqui é " eu gosto de ti na mesma".

6. Tu envergonhas-me: Muitas crianças têm tendência para gritar, saltar em público e fazer as cenas embaraçosas mais random. Mas calma gente, são crianças. Em vez de lhe dizerem isto, expliquem-lhe a forma como deve se comportar na rua. Ou, simplesmente, ofereçam-lhe mais atenção. Às vezes, as crianças fazem isto porque não recebem atenção em casa.

8. És feio(a)/gordo(a)/estúpido(a): Os filhos, quando são pequenos, acreditam em tudo o que os pais dizem. São a fonte mais fiável de informação e o centro das atenções dos filhos, e eles fazem tudo para os agradar. Dizer palavras como esta pode destruir a autoestima de uma criança, além de poderem ficar anos na cabeça dela, mesmo quando já é adulta.

9. Eu prometo: A não ser que cumpram mesmo a promessa, não façam isto. Vejo muitos pais a fazer promessas à toa aos filhos, sabendo logo de antemão que não as conseguem cumprir, e depois quebram a relação de confiança que têm com eles. Em vez de dizerem " eu prometo" digam antes " eu vou tentar".

10. Eu espero que tenhas filhos como tu: Eu percebo o que querem dizer com isto, e que não o dizem por mal, mas a criança pode interpretar como " eu estou a odiar educar-te".

39 comentários:

  1. Belas palavras, gostei muito. Quem nunca ouviu estas frases decididamente não está a ser um bom filho ahah acho que alerta para questões importantes pois simples frases que por vezes magoam e os pais não se apercebem mas como eles dizem quando formos pais iremos certamente fazer muitas dessas coisas.

    Um beijinho grande 😙😙
    I.

    https://nevertoolatetoturnback.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). São frases que magoam e uma pessoa nem se apercebe. Eu não pretendo ter filhos, mas se um dia mudar de ideias e tiver vou tentar não dizê-las.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. As nossas palavras têm sempre consequências! E com crianças isso nota-se ainda mais, porque há coisas que ainda não vão entender. Se há coisa que me irrita profundamente é sentir que estão a desvalorizar os sentimos dos mais pequenos. Para nós pode parecer absurdo, mas para a criança tem um significado imenso, portanto temos que lhe dar liberdade para expressar o que a incomoda. Para além disso, também me irrita a comparação constante com outras crianças, a condescendência no tratamento e a falta de compromisso. Podem ser crianças, mas não deixam de ser pessoas com sentimentos, com direitos, com valores. E merecem ser tratadas com todo o respeito.
    E é muito fácil perceber o quanto todas as coisas que enumeraste são erradas, basta colocarmo-nos no lugar delas. Porque também não gostamos que falhem promessas, que nos comparem a alguém e que desvalorizem as nossas dores!

    Gostei bastante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me irrita profundamente. Lá por serem pequenas e ainda serem imaturas, não quer dizer que os seus sentimentos devam ser desvalorizados. Exato, para nós uma ferida num dedo não é nada, mas para uma criança é sempre o fim do mundo para ela, por isso temos que respeitá-la e ajudá-la a ultrapassar a situação. Infelizmente, muitas pessoas desvalorizam as crianças, como se ainda não fossem ser humanos, e desrespeitam-nas de diversas formas que até dói.
      Nem mais, se nós não gostamos não vamos fazer o mesmo.
      Obrigada :).

      Eliminar
  3. Felizmente, os meus pais nunca me disseram nenhuma destas coisas. Sempre foi e continua a ser em casa que encontro o meu ponto de abrigo. Sem os meus pais, nunca tinha aguentado metade daquilo que aguentei <3 <3 <3
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo tão bom quando podemos confiar na nossa família e, melhor, quando ela é o nosso porto seguro <3.

      Eliminar
  4. São frases tão horríveis! Só pensar em dizê-las a uma criança (ainda para mais, a um futuro filho) parte-me o coração!
    https://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Eu ouvia era as promessas e "não chores" mas há palavras que magoam. Não ouvia dos meus pais mas sim de outras pessoas!

    ResponderEliminar
  6. Tão verdade! Noto que cada vez pensam menos no que dizem, mandam palavras para o ar e pronto. No entanto, com as crianças é importantíssimo ter um cuidado especial, elas percebem tudo e assimilam muita coisa!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem mesmo que se ter muito cuidado, ainda por cima porque elas têm tendência a compreender tudo no sentido literal.

      Eliminar
  7. Gostei muito do post. Também não sou mãe e também acho que deve ser extremamente difícil educar um filho, mas sem duvida que estas frases podem marcar uma criança...
    Beijinhos

    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  8. É, os nervos, por vezes, levam-nos a dizer coisas que não devemos, mas eu também evito algumas coisas. Os pequenos têm sentimentos que são importantes e devem ser valorizados e os adultos têm muito a tendência de os diminuir, porque são "só" crianças, não têm muita importância. É triste isso :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os adultos têm muita a tendência de desvalorizar os sentimentos das crianças, é mesmo muito triste :(.

      Eliminar
  9. Não concordo com a última mas de resto dizes muita verdade. chamá lo de gordo, estúpido... que frustração é essa que horror :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A última, normalmente, é dita em tom depreciativo, por isso é que referi.

      Eliminar
  10. Que post tão verdadeiro! "Prometo", é a mais típica, no meu caso!

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Gostei e concordo contigo totalmente, existem coisas que realmente afectam imenso as criancas plr muito que a nós nos pareçam inofensivas. Espero nunca cair no erro de fazer nada disso com o mei filho.

    ResponderEliminar
  12. Concordo contigo em algumas das questões, no entanto acho que não será tão linear assim porque por vezes as crianças têm de perceber certas coisas e para isso os pais têm de ser duros, no entanto acho que não é em locais públicos que se ensinam essas coisas, é em casa e com calma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, os pais têm que ser duros, mas há muitas formas de educar uma criança sem ter que recorrer a estas frases que são tão depreciativas. Claro que se tem que ensinar em casa, mas por vezes temos que os chamar a atenção na hora, porque senão entretanto esquecem-se e já não sabem do que estamos a falar.

      Eliminar
  13. Há coisas que nós nem imaginamos que podem magoar as crianças, acho que há muitas palavras para se escolherem, no entanto, muitas vezes escolhem-se as palavras erradas. Devemos tentar manter o respeito, mas de parte a parte e há pessoas que se esquecem disso.
    ótimo post :)

    ResponderEliminar
  14. Com a maior inocência ou sem maldade, podemos dizer estas coisas e magoar muito. Arriscaríamos dizer que isto não serve somente para filhos. Serve para sobrinhos, para quaisquer crianças. Aliás, muitas delas poderiam muito bem servir também para adultos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, na verdade isto serve para todo o tipo de crianças. Agora que penso nisso, de facto, também podem servir para adultos, se nos disserem isto a nós também acabam por ferir os nossos sentimentos.

      Eliminar
  15. Lembro-me sempre de o meu pai me ralhar a dizer que estava gorda, sei que o objetivo dele era que eu deixasse de comer porcarias e começasse a praticar desporto mas infelizmente as coisas não funcionam assim. Apesar de tudo isso, não me posso queixar nada dos meus pais. Já assisti a "guerras" tão feias entre pais e filhos no meio da rua que muitas vezes me deixam de coração partido! Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente que o teu pai não dizia isso por maldade, mas não é de todo a forma mais correta de motivar uma filha. Eu também já assisti, é mesmo terrível!

      Eliminar
  16. Eu sofri bastante com algumas das coisas que o meu pai me dizia quando era criança, que talvez ele não tenha feito por mal, mas que me magoaram imenso e que me marcaram para sempre, desde dizer "Esás gorda", "devias ser como teu irmão"... Por isso concordo plenamente com tudo o que disseste..
    Beijinhos
    http://ablondiehere.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente que não o fizeram por mal, muitas pessoas não têm noção das consequências que as palavras podem trazer... Por isso, é muito importante chamarmos a atenção para isto.

      Eliminar
  17. Os pais são humanos, falham e erram! Muitas vezes o excesso de amor é contra producente outras vezes projectam também nos filhos as suas angustias e medos.
    Toda a gente tem a sua "aquela frase" que os pais disseram e que marca para sempre. No meu caso sempre foi por causa do peso. De ser demasiado magra mas não é defeito é feitio xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, todos nós somos humanos e cometemos erros. Mas também os podemos corrigir. Não sou a favor do excesso de amor, mas se podermos evitar estas frases, evitamos ferir os sentimentos das pessoas.

      Eliminar
  18. São palavras que são ditas que por vezes modificam o completo ser de uma pessoa. São palavras que eu olho, e que me foram ditas e que não desejo que ninguém as oiça. E que eu como mãe nunca hei-de dizer ao meu filho. Gostei muito do post, faz uma pessoa pensar como apenas "palavras" podem fazer bem ou mal a alguém.

    http://fancychica.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As palavras têm muito mais impacto do que aquilo que pensamos. Obrigada :).

      Eliminar
  19. Estava aqui a ponderar se devia comentar ou não. A verdade é que concordo com as ideias que expões, por serem boas dicas de educação. Para quê prometer se não cumprem, para quê destruir a auto-estima se a escola já tem miúdos suficientes a fazê-lo, para quê dizer que odeiam os filhos se só estão irritados naquele momento, etc.
    Nestas alturas e perante estes textos, não pára de reflectir no quão sortuda sou por ter os pais que Tenho, apesar de tudo - e sabes bem que este meu tudo pesa muito 😓 -, eles souberam educar-me pondo de parte as suas personalidades e as suas vontades e olhando intrinsicamente para a minha pessoa.
    Contudo, e era aqui que queria chegar, não é nada fácil educar. Eu imagino só o desespero que deve ser em certos dias, porque eles também são pessoas, também vivem injustiças e percalços nos seus dias, também têm momentos em que precisam de festejar e celebrar e nos têm a nós em casa a pedir mais do que é necessário.
    Acho que devias fazer o post inverso, também, porque há coisas que nós dizemos aos nossos pais que são muito cruéis e nada justas, uma vez que eles dão a vida por nós diariamente. É nisto que eu acredito.
    Gostei muito deste post. Mesmo mesmo. Fez-me pensar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa, sente-te sempre à vontade para comentar. Tens o direito de exprimir a tua opinião. Verdade, na escola já existem demasiados miúdos cruéis, não é preciso os pais serem-no também.
      Sei perfeitamente o que esse tudo significa, mas fico feliz por saber que te educaram dessa forma e que, contribuíram, de alguma forma, para a pessoa incrível que és :).
      Eu compreendo que não seja nada fácil educar, e que muitas vezes se digam coisas que não se sentem na verdade, mas a verdade é que as palavras magoam e muito. Sei que por vezes deve ser desesperante, mas temos que aprender a resistir a esta vontade de dizer coisas assim. Os problemas/mau humor passa, mas as palavras podem ficar durante muitos anos na mente de uma pessoa.
      Por acaso nem pensei isso. Daria um post interessante, porque os pais também têm sentimentos e nós também dizemos coisas da boca para fora. Obrigada pela sugestão :).
      Obrigada :).

      Eliminar
  20. Felizmente nunca lidei com este tipo de realidade. Nem com os meus pais, nem com os familiares com quem mais convivo. Mas tens razão, há muitos pais que dizem coisas que não fazem ideia o quão podem marcar a criança.
    Mas o que me faz ainda mais confusão - e que já vi muitas vezes - é a criança falar com os pais sobre qualquer coisa banal, e os pais ocupados com um jornal ou telemóvel nem olham para os filhos e só dizem "ta bem filha" ou "deixa lá filho". Não lhes dão atenção. E isso revolta-me.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, eu já lidei....
      Isso também me revolta profundamente. As crianças, principalmente quando são novas, precisam de muito carinho e atenção, e nada, nem a TV, amas ou outras crianças, substitui a atenção dos pais.

      Eliminar