"". Life of Cherry: 10 coisas que eu aprendi quando um tweet meu se tornou viral !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

5.11.17

10 coisas que eu aprendi quando um tweet meu se tornou viral

10 coisas que eu aprendi quando um tweet meu se tornou viral

O Twitter é uma rede social grande, com milhões de pessoas, milhares em Portugal. Eu sempre soube disso. No entanto, só aprendi a verdadeira dimensão da rede social quando, recentemente, um tweet meu se tornou acidentalmente viral.

Foi numa terça feira, após um dia longo de faculdade, que eu publiquei o tweet. Como sempre, dou um salto ao Twitter à noite, e escrevo para lá umas coisas que, a maior parte das vezes, não têm sentido ( porque é para isso mesmo que o Twitter serve, não é ahahah?). Estava a pensar no quanto bom seria se não tivéssemos que pagar para viajar e escrevi isto:


Não pretendia fazer uma revolução com aquilo que escrevi. Publiquei aquilo em jeito de brincadeira, ideias tolas que me surgem à noite, o que é que querem? ( mas se quiserem tornar as viagens grátis, eu sou a favor). O que é certo é que, passado uns minutos, aquilo já tinha 100 retweets e, no dia a seguir, rapidamente atingiu 1000 retweets e gostos em poucas horas.

Sempre que via publicações a tornarem-se virais, perguntava-me qual seria a sensação, mas não estava a contar que acontecesse comigo. Porém, aconteceu e, no meio de tanta loucura, aprendi algumas coisas.


1. Ter uma publicação viral pode ter os mesmos efeitos que uma droga: Há cientistas que dizem que cada "gosto" que temos num post do facebook ou num tweet liberta dopamina no cérebro, que nos dá uma pequena sensação de prazer. Imaginem o que é 1000 ou mais "gostos" podem fazer a uma pessoa. Agradeço imenso por ter andado bastante ocupada nos dias em que o meu tweet esteve viral, caso contrário estaria, muito provavelmente, a abrir o Twitter de 5 minutos em 5 minutos para ver os números a crescer, porque é realmente inacreditável e  viciante ver as pessoas partilharem algo que escreveste vezes sem conta. Agora percebo porque é que tantos jovens ficam viciados nas redes sociais.  É preciso ter consciência que, ao final do dia, trata-se apenas de uma publicação na Internet, e que os gostos que recebemos não têm valor quando comparados com as nossas relações na "vida real".

2. Tudo aquilo que publicas na Internet pode tornar-se viral: Sempre que via tweets ou  posts  ridículos tornarem-se virais, eu perguntava-me porque raio é que haviam de publicar algo  assim na Internet. Agora sei porquê. Muito provavelmente, a pessoa não sabia que aquilo se ia tornar viral. Pelo menos, eu não sabia. Eu apenas escrevi um tweet à toa, numa noite da semana, quando já estava a morrer de sono e, quando dou conta, as pessoas começam a partilhar freneticamente.

3. Tem cuidado com o que partilhas na Internet: Acho que a maior parte de nós não tem noção do impacto que as nossas palavras podem ter na Internet. Pensamos sempre " A Internet é muito grande, quase ninguém vai ler isto", mas a verdade é que podem ler mesmo. Tal como disse acima, tudo o que escrevemos pode tornar-se viral a qualquer momento, e nós seremos forçados a explicar aquilo que escrevemos. Portanto, antes de publicarem algo, pensem muito bem se é algo que pode ser partilhado, que não se importariam que a vossa família, os vossos amigos, o vosso chefe ou pessoas desconhecidas lessem. Pensem também se aquilo que vocês escreveram é de alguma forma desrespeitador ou ofensivo ( dentro daquilo que é senso comum, porque vai existir sempre alguém que vai achar ofensivo).

4. Vão existir sempre pessoas que te irão criticar( quer a publicação seja ofensiva ou não): Eu nunca pensei que um tweet inofensivo como o meu ia desencadear tanta crítica. Li tweets a dizer " Que tweet de merda!" , " Isto não faz sentido", " Onde é que está a inteligência das pessoas?", e eu até poderia continuar mas foram tantos que nunca mais sairíamos daqui. Foi mesmo estranho ter desconhecidos a insultar-me, quando na verdade nem me conhecem. Este tipo de atenção repentina também mostra o lado mau das pessoas que, por algum motivo, é sempre muito pior na Internet ( desconfio que muitas delas não teriam coragem de dizer o que escrevem na " vida real"). O melhor que temos a fazer é ignorar e continuarmos a nossa vida como se nada fosse.

5. Mas a maior parte gosta daquilo que escreveste: A maior parte das vezes, quando um tweet se torna viral, é porque as pessoas se identificam com o que foi escrito. Também acontece tweets se tornarem virais porque terem escrito algo mesmo mau ( normalmente, algo extremamente ofensivo), mas grande parte das vezes o motivo é positivo. E é este o principal objetivo do Twitter, as pessoas comunicarem umas com as outras e partilharem interesses ou ideias ( nem que essas ideias sejam malucas, como as minhas).

6. As pessoas gostaram daquele tweet (não quer dizer que gostem de todos os outros): Quando um tweet  teu se torna viral é porque as pessoas se identificaram com este, mas isso não significa que elas se identifiquem com as tuas publicações anteriores nem que se venham a identificar com as futuras. Na verdade, o mais provável é que só se identifiquem com um determinado tweet que escreveste, e não liguem ao resto.

7. Mas podes ganhar novos seguidores: Muita gente pode não ligar nenhuma ao que tu escreves, mas também poderá haver quem se interesse pelo que tu partilhes e te comece a seguir. No meio de tantos retweets, ainda ganhei alguns seguidores.

8. As pessoas famosa lidam com isto todos os dias: Uma das coisas mais engraçadas desta experiência é que fui famosa por três dias heheheh. Durante esses dias, de cada vez que abri o Twitter tinha mais de 90 notificações. Agora já compreendo melhor aquilo que os famosos passam. Eu só recebi este tipo de atenção durante uns dias, mas eles estão sempre a recebê-la, a toda a hora. Lidam com comentários bons, com os menos bons, com os ofensivos, e imagino que nem sempre seja fácil serem abordados por estranhos e estarem a receber toda essa atenção.

9. Não dura muito: Numa sociedade que procura sempre gratificação instantânea, o período de atenção das pessoas é muito curto. As pessoas acabam por avançar para outro conteúdo viral passado uns dias, às vezes passado umas horas até. São mesmo 15 minutos de fama.

10. Não significa assim tanto: Uma publicação viral significa apenas que escreveste algo com o qual muitas pessoas se identificaram. Não te tornaste na pessoa mais importante do mundo por isso. Ainda és uma pessoa normal que passa pelos seus altos e baixos, tal como toda a gente. Tens dias bons e maus, tomas boas e más decisões, experiencias confiança e insegurança, fazes comentários inteligentes e outros estúpidos. O teu carácter, a tua inteligência e a tua importância não se medem por isto.


E vocês? Já algum tweet/publicação vossa se tornou viral? Contem a vossa experiência nos comentários.

25 comentários:

  1. Concordo muito com os pontos que enumeraste!
    Claro que sabe bem ver que uma coisa que escrevemos, seja uma brincadeira ou algo mais sério, chegou a tantas pessoas, mas depois temos que saber que acaba por ser breve e que não significa que vá acontecer sempre. Aqueles números já ninguém tira, é um facto, e é uma boa história para contar aos amigos, aos filhos, aos netos, mas não podemos entrar numa espiral de obsessão, como se fossemos as pessoas mais importantes. Lá está, tem que haver bom senso :)

    r: Tem uma sonoridade e uma letra bastante interessantes!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é sempre muito bom saber que as nossas palavras têm influência sobre as pessoas. Lá isso é verdade, é uma história bastante engraçada de contar ( não só do tweet mas os comentários que deixam xD). Muitas pessoas ficam obcecadas mas, ao final do dia, é apenas uma publicação e nada mais.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Também já tive uns quantos assim, quando o twitter ainda era algo desconhecido.
    Muito sinceramente nem gosto, porque se é visto por muita gente tenho de aturar também as pessoas que gostam de pura e simplesmente criticar tudo, e não tenho paciência para esse tipo de ser humano implicativo ahahah
    Beijinhos :)

    AZUENTURE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso é em como tudo na vida, as pessoas vão sempre criticar tudo aquilo que tu fazes. Uma pessoa tem é que escrever aquilo que quer, se os outros gostam muito bem, se não gostam paciência :).
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Cherry,
    Nunca tive uma experiência, nem por 3 dias, de algo que tivesse publicado e tivesse se tornado viral. Contudo, também não penso nisso! Vou escrevendo ao sabor do vento e do meu estado de espírito. A vida real é bem diferente e bem mais exigente!
    Quanto às viagens grátis, eu assino! ;) (Lá iam uma série de pessoas para o desemprego, mas como estamos no campo da utopia... ;)).
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não penso nisto. Na verdade, eu nem sequer imaginei que o tweet se iria tornar viral. O mais importante é a vida real :).
      Pois, o problema eram as pessoas que iam para o desemprego, não ia ser bonito xD.

      Eliminar
  4. Concordo com o que publicaste ehehe viajar devia ser de borla

    ResponderEliminar
  5. Eu nunca tive uma publicação viral mas percebo todos os pontos que colocaste aqui.

    ResponderEliminar
  6. Às vezes o que mais me tira do sério é quando faço alguma publicação com conteúdo "bullshit" tem imensos gostos, partilhas, etc., mas quando faço uma publicação com um conteúdo sério e que quero mesmo que tenha impacto as pessoas estão-se nas tintas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo-te perfeitamente. No Twitter já fiz publicações mais sérias e não tiveram tantas partilhas...

      Eliminar
  7. ahaha muito bom! Eu achava que o twitter nem era assim tão usado em Portugal..eu quase nem uso, tenho lá conta mas nunca vou :P

    boa história dos tempos modernos para contar!

    beijinhos
    Claudia
    www.mulherxl.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também achava isso antes de tervuma conta lá, mas tem muitos portugueses.
      Obrigada :). Deu mesmo uma história engraçada xD.

      Eliminar
  8. Não uso o tweeter, mas mesmo nas outras redes sociais nunca me aconteceu, deve ser um misto de emoções mas uma sensação boa, sem dúvida :)

    ResponderEliminar
  9. É mesmo verdade o que dizes mas o tweet realmente é uma reflexão super importante sobre o mundo em que vivemos!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/11/inspiracao-bruna-corby.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  10. E tudo o que se torna viral tem sempre os seus prós e contras, infelizmente! Por acaso tenho twitter e não lhe ligo muito. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Nunca me aconteceu confesso, mas não podia concordar mais logo com o primeiro ponto. As redes sociais, os likes, os retweets são cada vez mais viciantes!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  12. deve ser mesmo viciante, confesso que nunca tive nenhuma publicação viral mas adorava experimentar a sensação!
    Quanto ao tweet, bem tens toda a razão!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  13. Fantástico!!
    Beijinhos e boa semana.
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderEliminar
  14. Eu lembro-me deste tweet e concordo inteiramente com ele ;)
    Gostei bastante de ver a tua maturidade ao lidares com as críticas que foram surgindo. Ignorar é o melhor remédio! Tiveste uma excelente atitude. Gostei dos pontos que referes neste post. Eu nunca tive (nem é provável que tenha) uma publicação viral (tenho o perfil privado), mas deve ser uma boa sensação :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Quando nos fazem critícas sem nexo nenhum, é o melhor que temos a fazer. Pois, com um perfil privado é difícil. Foi uma experiência engraçada :).

      Eliminar
  15. Também pertenco ao grupo dos posts não virais mas sobretudo ao grupo que acha que viajar devia mesmo ser grátis!! :)

    Cisca

    ResponderEliminar
  16. Nunca tive uma publicação viral mas deve ser uma sensação estranha..

    ResponderEliminar