"". Life of Cherry: 7 benefícios surpreendentes de falar com estranhos !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

22.10.17

7 benefícios surpreendentes de falar com estranhos


As nossas mães sempre nos disseram para não falar com estranhos, e foi um bom conselho, pelas mais variadas razões. No entanto, isto foi algo que ficou preso nas nossas mentes em adultos, e é algo que ainda causa medo e desconforto. No nosso caminho para a escola ou para o trabalho, cruzámo-nos com estranhos, muitas vezes sentamo-nos lado a lado deles no autocarro, mas evitamos ao máximo o contacto visual e escondemo-nos atrás dos nossos smartphones.

Eu, com o meu nível de timidez inicial, sofro bastante desse mal. Costumo ter vergonha e receio de falar com pessoas desconhecidas mas, ultimamente, tenho tentado contrariar essa tendência. Já costumo falar com estranhos ( principalmente nos autocarros da UM, que são o melhor local para conhecer pessoas) mas, ultimamente, tenho tentado ser eu a iniciar uma conversa, porque normalmente são os outros que a iniciam.

Falar com pessoas desconhecidas pode ser perigoso, é certo, mas depende muito do local e do momento. Porém, a verdade é que, por detrás dos nossos telemóveis, do desconforto e do medo, existe um mundo de oportunidades.  Existem benefícios escondidos que nós só descobrimos se ganharmos coragem em falar com estranhos.


1. O tempo passa mais depressa: Quando me matriculei na UM, eu fui logo no primeiro dia, o que significa que a fila era enorme. Se não tivesse conhecido umas raparigas de outro curso, teria sido uma seca ter que estar tanto tempo na fila. Estive um total de 3 horas à espera, mas passou muito mais depressa, porque tive todo o tempo a falar com elas. Esperar em filas ou ter que andar de autocarro pode ser muito aborrecido. Conversar com um estranho pode fazer com que o tempo passe mais depressa. E o melhor é que nem precisas de voltar a falar para essa pessoa. Por isso, se as  coisas correrem mal, não tens de preocupar. Até ficas com uma história engraçada para contar aos teus amigos.

2. Expande a tua visão do mundo: Normalmente, nós escolhemos aproximar-nos das pessoas que têm gostos e visões do mundo semelhantes à nossa. Os nossos amigos e familiares costumam ser muito parecidos connosco. Quando não falamos com estranhos, a nossa visão do mundo acaba por ser um pouco limitada, na medida em que só conhecemos a realidade em que vivemos. No entanto, quando falamos com desconhecidos, entramos em contacto com realidades, com formas de pensar e opiniões diferentes da nossa. Podemos não concordar com estas, mas é bom saber que estas existem. Dá-nos uma visão daquilo que realmente é o mundo e do que se passa à nossa volta.

3. Melhoras as tuas competências sociais: Falar com estranhos pode melhorar muito as tuas competências sociais, principalmente duas, fazer questões e saber ouvir. Quando interagimos com os outros, temos tendência a falar muito de nós próprios, e esquecemo-nos de fazer perguntas aos outros. E não vale a pena mentir, é algo que mesmo as pessoas com boas capacidades de comunicação têm tendência a fazer, insconscientemente. Uma boa conversa consiste em saber fazer as perguntas certas, falar nos momentos certos,  ouvir de forma ativa e aprender com isso. 

4. Podes animar o dia de alguém: Uma das melhores coisas de falar com estranhos é que nunca sabes se poderás estar a fazer a diferença no dia de alguém. Às vezes, um elogio ou até um simples sorriso é o que basta.

5. Pode inspirar-te e dar-te ideias: Comentários sobre a atualidade, desabafos ou uma simples conversa de ocasião podem inspirar-te, dar-te soluções para velhos problemas ou mesmo ideias que vão pôr a tua criatividade a trabalhar.

6. Pode ser um boost de confiança: Se és tímido(a) ( como eu, quando não tenho confiança com as pessoas), falar com estranhos pode parecer um grande desafio. Mas na verdade, é exatamente disso mesmo que precisas. Vai ajudar-te a ultrapassar as tuas inseguranças e pode melhor muito a tua autoestima.

7. Podes conhecer uma pessoa incrível: Uma das coisas mais engraçadas da vida é que nunca sabemos quem se irá cruzar connosco. Nunca se sabe se a pessoa que está ao teu lado no autocarro ou a passear o cão na vizinhança te abrirá portas para o teu emprego de sonho, se tornará no teu melhor amigo ou mesmo na tua paixão. Só sabes se arriscares.


E vocês? Têm por hábito falar com estranhos? Partilhem nos comentários as vossas histórias.

17 comentários:

  1. Confesso que não tenho muito o hábito de falar com estranhos, mas acho que é mesmo uma questão de nos predispormos a fazê-lo. Porque o impacto pode ser muito positivo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o impacto pode ser mesmo postivo, e muitos de nós não têm noção do quanto :). Eu só me apercebi disso quando comecei a arriscar mais.

      Eliminar
  2. Tenho dificuldades em falar com pessoas que não conheço ou conheço pouco....confesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo-te, porque também tenho, mas é algo que tenho tentado contrariar.

      Eliminar
  3. Não costumo falar com estranhos. Mas também não ando assim muito sozinha, para além de ser super tímida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, quando não andamos sozinhos também não se proporciona.

      Eliminar
  4. Bom post! E dou valor particular ao ponto 3. Tenho pensado bastante nisso - vivemos na nossa "bolha" e de cada vez que algo que a contraria acontece ficamos muito espantados...quando não devíamos!

    Toda a questão da confiança é importante. Outra coisa a que dou valor é o facto de percebermos que sim, há muita gente boa por aí :) é só ter a mente e o coração abertos!

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Pois, muitas vezes estamos tão concentrados na nossa própria realidade que até ficamos chocados quando percebemos que existem outras tão diferentes da nossa.

      Exato, o segredo é mesmo esse :).

      Eliminar
  5. Confesso que não tenho por hábito falar com estranhos mas obrigada pela partilha! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Acerca de dois anos aconteceu-me um episódio engraçado relativamente a este tema, ia eu numa viagem de 3h de autocarro, numa central entrou um rapaz que pediu para se sentar e eu acenei com a cabeça que sim. Sentou-se, estava eu a tentar dormir quando ele me pergunta para onde eu ia (claro que achei aquilo estranho, um rapaz que não conheço de lado nenhum a fazer-me questões daquelas), ele viu que fiquei admirada com a questão e acrescentou que era muito sociável e disse para onde ia e o que ia fazer. Eu acabei por dizer também qual seria o meu destino, meia a medo, mas disse. Voltei a tentar dormitar e ele volta a fazer-me uma pergunta qualquer, que de momento não me recordo bem, e eu a pensar "mas este gajo não se vai calar?" ahah. Sei que quando dei por mim estávamos a falar dos mais variados assuntos, política, profissões do futuro, música, séries, filmes. O tempo passou realmente muito rápido, ele acabou por sair primeiro que eu, disse que talvez um dia a gente se encontre e acabe a conversa e desejou-me felicidades para o futuro. Não sei o nome dele nem ele o meu, mas foi engraçado e acabei por dormitar na meia hora que me restava xb

    Lá está, depende do momento, às vezes até se torna num episódio engraçado.
    (Desculpa o testamento)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi isso a acontecer há dois anos também, quando estava numa viagem de autocarro para o Algarve. Não costumo estar a observar as pessoas, mas calhei de ver que duas pessoas começaram a conhecer-se e a conversar anjmadamente. Foi muito giro ver dois desconhecidos a conversar assim ( por acaso, não eram vocês ahahahah) xD.

      Acho que essa seria a reação de qualquer pessoa. Não estamos habituados que nos façam esse tipo de perguntas e pode ser encarado como intromissão. Mas isso é porque muitas pessoas não estão habituadas a falar com estranhos. Que história engraçada :). É mesmo giro como podemos criar afinadades com estranhos do nada :).

      Não tens de pedir desculpa. Eu é que agradeço por comentares este post e por partilhares uma história tão engraçada :).

      Eliminar
  7. Eu falo bastante, mas confesso que isso acontece naturalmente, nunca é uma situação em que pense muito ou que seja constrangedora. Falo normalmente assim como falam para mim. Acho que sempre fez parte de quem eu sou :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim não é algo que comece naturalmente, mas acaba por correr sempre bem :). Quem me dera ser assim como tu.

      Eliminar
  8. Sou meio tímida para isso mas quando falo gosto sempre! :)

    ResponderEliminar