"". Life of Cherry: Sim, tenho um blog anónimo. Mas também tenho sentimentos. !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

25.9.17

Sim, tenho um blog anónimo. Mas também tenho sentimentos.

 Sim, tenho um blog anónimo. Mas também tenho sentimentos

Durante os 3 anos de existência deste blog, eu tenho sido muito feliz. Tenho escrito imenso, tenho  recebido imensos comentários super queridos, já conheci blogs incríveis, já aprendi imenso com as histórias e experiências que partilharam pela blogosfera e, sobretudo, cresci imenso enquanto pessoa. Mas durante estes 3 anos também já vi o lado mau da blogosfera: pessoas que criticam posts e bloggers por tudo e por nada, pessoas que gostam de ser do contra, pessoas que acham que a só a opinião delas é a correta....

Não, nem tudo foi um mar de rosas nesta minha aventura blogosférica. Também já tive a minha dose de comentários e mensagens insultuosas, como qualquer pessoa tem quando exprime as suas opiniões na Internet. Contudo, à medida que o blog vai crescendo, vou recebendo cada vez mais comentários e mensagens destas, quase na mesma proporção em que recebo elogios e mensagens amorosas ( e ultimamente, é algo que me tem acontecido muito, confesso que não estou habituada a lidar com tantas mensagens, ainda é um pouco overwhelming).

Até aqui, pronto, tudo bem. Não é nada correto andar por aí insultar pessoas na Internet, mas todos os bloggers já sabem que isso é um efeito secundário de publicar opiniões online ( e já sabemos que vai piorando à medida que o nosso espaço virtual vai crescendo. Como costumamos dizer entre bloggers " sabes que estás a ficar famoso/a quando começas a ganhar haters"). Agora, aquilo que não compreendo é terem a necessidade de insultarem ainda mais fortemente os bloggers anónimos. Infelizmente, tenho constatado que as pessoas são capazes de ser ainda mais duras com os autores de blogs anónimos.

Ok, eu até compreendo. Há muita malta aqui na Internet que se gosta de esconder atrás do anonimato para escrever aquilo que não tem coragem de dizer na realidade, e insultar quem lhe apetece. Porém, como em tudo na vida, não podemos generalizar. Existem muitos motivos que levam a que uma pessoa escolha ter um blog anónimo: para o poder ter sem os pais o impedirem ( como é o meu caso), por incompatibilidade com o emprego que têm ( por exemplo, pessoas que trabalhem em Política, Direito,...), ou porque, pura e simplesmente, não lhes apetece ter a cara escarrapachada num site da Internet que TODA a gente pode aceder. São escolhas. Porém, independentemente de sermos anónimos ou não na blogosfera ou na Internet, nada justifica maus comportamentos ou insultos. Lá por não mostramos a cara, não quer dizer que tenhamos ganho o direito de dizer aquilo que nos apetece sem medir as consequências. Devemos agir sempre da mesma maneira que agiríamos na vida real. Pelo menos, é assim que eu penso, e é isso que tenho em consideração sempre que escrevo algo para o blog. Portanto, este preconceito em relações a bloggers anónimos, para mim, não faz sentido nenhum.

Ter um blog público é tão válido como ter um ter um blog anónimo. Isto significa que os textos publicados num blog público são tão válidos como os que são publicados num blog privado, assim como as opiniões que estes incluem. Portanto, qual é a cena de atacarem mais uma pessoa só porque " ah e tal, és anónimo(a), por isso decidi atirar mais a matar". Por detrás dos blogs anónimos, existem pessoas reais, com opiniões reais e com sentimentos. Lá por não verem a pessoa, não quer dizer que esta não exista, que seja apenas uma personagem virtual.

Nem toda a gente escolhe o anonimato na blogosfera e na Internet por ter vergonha de si próprio e/ou de exprimir a sua opinião. Muitas vezes, escolhem-no por uma questão de privacidade, algo a que têm todo o direito. Contudo, tudo o que essas pessoas escrevem deve ser levado a sério, para o bem e para o mal. Merecem  tanto elogios quando escrevem algo muito bom, como duras críticas quando escrevem algo, de alguma forma, ofensivo ( se bem que isto do ofensivo é muito relativo, há pessoas que se ofendem com pouco). Por isso, vamos tratar anónimos e não-anónimos com igual respeito, da mesma forma que tratamos ( ou pelo menos, deveríamos tratar) as pessoas que conhecemos na vida real.

O meu blog para já é anónimo ( está mais num estado de semi-anonimato neste momento, dado que têm muita informação acerca de mim e uma foto minha de costas), mas num futuro próximo será público. Neste momento, a minha vida pessoal não o permite que assim o seja. Não é por vergonha de mim própria ( porque, modéstias à parte, até sou bonita), não é por ter vergonha de expressar a minha opinião ( porque já existe um grupo considerável de pessoas na realidade que sabe a minha verdadeira identidade, e só não existem mais pessoas a saber porque senão o efeito de anonimato perde-se), é porque neste momento foi esta a minha opção. Contudo, esta escolha não faz com que as minhas opiniões sejam menos válidas, nem tão pouco que eu seja menos humana, e que por isso possa levar com insultos a torto e a direito. Vocês podem não ver a minha cara, mas eu continuo a ter sentimentos, ok? 

32 comentários:

  1. Independentemente do blogue ser anónimo ou público, as pessoas devem comentar sempre com respeito. Há sempre do outro lado alguém humano e com sentimentos e a educação é mesmo muito bonita, não impedindo ninguém de se exprimir. Pelo menos é o que eu acho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou da mesma opinião que tu :). Quer sejamos anónimos ou não, merecemos o mesmo respeito.

      Eliminar
  2. Infelizmente existem pessoas na blogosfera que simplesmente "atacam" blogs anónimos, mas não percebo o porquê... se o autor não quer revelar a sua identidade, há que se respeitar tal decisão :)
    Força!

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo, não percebo qual é a necessidade de nos atacarem!
      Obrigada :).

      Eliminar
  3. ainda não tive essa experiência, mas um dia vai chegar minha vez. como tudo na vida.

    ResponderEliminar
  4. Não interessa se somos anônimos ou não, há que ter respeito e não andarem para aí a fazer comentários maliciosos. Eu por exemplo ja sai do anonimato e arrependi-me, afastei-me e agira voltei ao blog apagando tudo e começando de novo anónima pois sinto que a minha privacidade vale mais e porque partilhei fotos do meu filho e não me senti bem depois disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, é mesmo isso que eu acho! Cada um tem que ter um blog da forma que se sente melhor, se te sentes melhor assim, as pessoas só têm é que respeitar.

      Eliminar
  5. Também já passei por isso, até "ameaças" parvas e sem qualquer fundamento, a princípio aprovava os comentários e respondia à letra, também passei pela fase de escrever textos do género deste tu, mas nunca resultava, até ao dia em que resolvi ignorar, comecei a apagar os comentários e a não dar importância, a verdade é que se foram fartando e há muito que algo assim não me acontece. Mas isto é como eu costumo dizer aos meus alunos, quando há um que gosta de ser o "palhacinho" só para chamar a atenção, eu digo-lhes sempre que não há circo sem público, quando os "palhaços" deste mundo deixam de ter público, perdem o seu trabalho também. E é assim mesmo, pessoas dessas não merecem que percamos tempo com elas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pessoas que são mesmo estúpidas! Eu aprovo todos os comentários, posso é não responder nestes casos. Este é o primeiro e ultimo post que escrevo por isto. Só achei que era importante abordar o assunto, para ver se algumas pessoas percebem que existem pessoas reais por detrás dos blogs anónimos.
      Exatamente, concordo :).

      Eliminar
  6. A Rititi focou exatamente aquilo que eu ia comentar. Não interessa se o blogue é anónimo ou publico, as pessoas merecem o mesmo respeito.

    ResponderEliminar
  7. Já reparei que não podemos partilhar a nossa opinião que vem sempre pessoas a criticar. Parece que temos de ser quadrados e pensar sempre da mesma forma... Nunca tinha reparado que as pessoas criticam mais o blogs anónimos, mas é completamente ridículo. Cada um tem da forma, tem que haver respeito :)

    Beijinhos,
    www.bydezassete.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitas pessoas na net que nos caem logo em cima por partilharmos uma opinião diferente. Exato, é assim que eu também penso.

      Eliminar
  8. Felizmente ainda não passei por isso, mas há qualquer coisa na internet que traz o pior de algumas pessoas à superfície. A verdade é que hoje em dia poucas pessoas querem discutir ideias ou ouvir a opinião dos outros, é sempre mais fácil partir para a crítica destrutiva e o insulto gratuito. Mas quem não tem argumentos também não merece preocupação :) um beijo!

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mal da internet é que as pessoas não estão frente a frente, acham que estão protegidas, quando na verdade isto é tal e qual a vida real, pelo que devemos comportarmo-nos da mesma forma. Exatamente :).

      Eliminar
  9. Não ligues aos comentários negativos!! Continua a ser feliz e muito sucesso...

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/as-tendencias-deste-ano.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  10. Linda, acho que aqui a questão não é ser anónimo ou público, é mesmo as pessoas terem cada vez menos respeito. A coisa já estava má e infelizmente só piora com a crescente das redes sociais. Mas percebo-te perfeitamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, as pessoas são más de qualquer das formas, mas acho que ainda conseguem ser piores com os anónimos, porque não dão a cara.

      Eliminar
  11. Independentemente do blogue ser anónimo ou não, o importante é que haja respeito entre todos! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Nem há palavras para essas pessoas. São umas frustradas com a vida. Mereces todo o carinho e amor do mundo, Cherry! És incrível, e nunca duvides disso :)

    ResponderEliminar
  13. Sigo outro blogue anónimo para além do teu, e muitas vezes não concordo com aquilo que a blogger publica mas não fico nada aborrecida e nem sequer comento. No entanto, já me deparei com muitas pessoas (ironicamente, a maioria delas anónimas) a ofenderem-na. Eu não estou como anónima, apesar de ser bastante discreta e nem sequer revelar o meu nome completo (mais por não gostar dele do que por outra coisa), e como o meu blogue é sobre um tema bastante controverso já tive a minha quota-parte de verborreia insultuosa — motivo esse que levou-me a restringir os comentários exclusivamente para utilizadores do Google. Simplesmente não tenho paciência para isso, acho que ninguém a tem e não somos obrigados/as a aceitar parvoíces.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo irónico, pessoas anónimas estarem a ofender outras pessoas anónimas. Sim, o teu blog tem um tema bastante controverso, mas acho que estás a fazer um excelente trabalho na defesa dos animais :). Há pessoas estúpidas, não vale a pena chatearmo-nos com isto.

      Eliminar
  14. Ser blogger anónima ou não, não deveria dar o direito e asas à maldade das pessoas. Uma coisa é uma opinião contrária à nossa, outra coisa são maldades e ofensas. Continua o bom trabalho que tens feito até agora e continua a ser feliz com o teu blog. Isso sim é o mais importante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Eu não tenho o meu blog aberto a comentários anónimos, portanto nem me preocupo com isso, mas acho que as pessoas são muito desrespeitadoras. Não importa se é anónimo ou não, há que haver respeito, pode dar-se uma opinião contrária à da blogger sem partir para o insulto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho, mas muitos nem são em comentários daqui, são em comentários de face ou por mensagens privadas. Nem mais, tem que haver respeito.

      Eliminar
  16. Concordo com tudo o que escreveste! Infelizmente há por aí muita gente que se diverte por estar atrás de um pc ;)
    Se forte :) levanta a cabeça e esquece isso.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há gente que parece que não tem mais nada que fazer à vida.
      Obrigada :).

      Eliminar