"". Life of Cherry: 7 coisas que nunca deves dizer a uma pessoa hipocondríaca !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

6.9.17

7 coisas que nunca deves dizer a uma pessoa hipocondríaca


Eu não gosto de me referir a esta doença como hipocondria, acho que é um nome demasiado forte. Prefiro chamar-lhe ansiedade em relação ao estado de saúde. Anyway, a hipocondria é um estado de hipervigilância em relação à nossa condição de saúde. É, basicamente, uma doença que provoca muita ansiedade às pessoas, que acreditam que têm algum tipo de doença que as pode levar à morte. Este tipo de pessoas são, geralmente, vistas como malucas ou com a mania de fazerem-se de vítimas, mas a verdade é que isto é um distúrbio como a depressão ou a ansiedade, pelo que deve ser levado a sério. Confesso que, eu própria, devido a estar a frequentar um curso de saúde, tenho alguma ansiedade em relação à minha saúde ( estudamos imensas doenças, por isso, dá nisto ahahahah), contudo em nada se compara ao que as pessoas que têm esta doença sofrem. Pessoas que sofrem de hipocondria, em casos mais extremos podem ter problemas de coração como AVC por causa deste estado de ansieade permanente.

Nos meus estágios de Enfermagem, já me cruzei com algumas pessoas assim. Infelizmente, é uma perturbação que lhes afeta imenso a sua qualidade de vida, que as deixa sempre em estado de alerta permanente e, quando encontram mesmo uma doença ( como é o caso das pessoas com quem lidei), a ansiedade atinge picos assustadores. A sociedade não compreende estas pessoas que, portanto, são frequentemente marginalizadas.

Portanto, o que é que podemos fazer para mudar isto? Em primeiro lugar, à semelhança de muitas outras situações, devemos ouvi-las e tentar compreendê-las. Em segundo lugar, devemos evitar ao máximo dizer estas frases.


1. Preocupares-te não vai ajudar! : Esta frase tem o mesmo efeito da frase " Acalma-te", a pessoa em vez de se acalmar, fica mais nervosa. Uma pessoa que está preocupada com algo não vai ficar menos preocupada por tu lhe dizeres isso. Em vez disso, tenta ouvi-la e compreender o motivo pelo qual ela está preocupada e, a partir daí, tentar ajudá-la a ultrapassar essa preocupação.


2. Estás maluco/a: Queres saber um segredo? Muitos hipocondríacos, provavelmente, já sabem disso. Quando estás ansioso e super preocupado/a com um detalhe, certamente que também percebes que estás a ser um pouco maluco/a, contudo não consegues evitar. Com eles é a mesma coisa. Portanto, chamares-lhe isso não ajuda, é apenas mau.

3. Sabias que x alimento causa cancro?: Uma pessoa hipocondríaca já panica quando vê notícias dessas nas redes sociais, mas tu ainda atiras mais lenha para o fogo? Está certo...

4. Eu acho que estás a exagerar: Nunca se devia dizer isto a ninguém, aliás. Cada problema tem o tamanho que cada pessoa acha que tem. Muitas vezes, não adianta dizer que alguém está a sofrer mais que nós, o nosso problema não fica mais pequeno por isso, continua a estar ali, a assustar-nos.

5. Vê os sintomas online: E depois vê que, de acordo com a Internet, tem um cancro e seis doenças crónicas.

6. Vai a um médico se estás tão preocupado/a: Isto parece uma boa ideia em teoria, mas a verdade é que ter ansiedade em relação ao nosso estado de saúde também implica qualquer situação que nos possa levar a descobrir uma doença grave. É certo que muitos hipocondríacos andam por aí à caça dos médicos, mas outros fogem a sete pés, pelo que dizer-lhes para irem a um médico é a mesma coisa que atirá-los aos leões.

7. A minha irmã tinha os mesmo sintomas. "Teve que ir ao hospital e descobriram-lhe um aneurisma". A sério? Dizer isto é pura maldade! Quantas vezes eu já vi mulheres no autocarro a assustarem outras assim. Até metia pena. Quer dizer, uma pessoa está ansiosa, e vocês ainda a põem mais? Não se faz.


E vocês? Sofrem de ansiedade em relação ao vosso estado de saúde? Conhecem alguém que sofre deste distúrbio?

26 comentários:

  1. essa 7 oh meu deus é o que eu oiço mais! à minha mãe disseram "olhe que uma amiga tinha o bebé como o seu e não se safou" (e eu aqui 20 anos depois cheias de saúde)... acho que falta um balde enorme de noção às pessoas para ser sincera!

    https://lavitainrosaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a tua saúde foi mesmo um balde de água fria para essa gente, foi muito bem feito para elas :).

      Eliminar
  2. Nunca conheci ninguém, que saiba. Agradeço, no entanto, a publicação em geral, uma vez que normalmente pensamos nos hipocondríacos como pessoas MERAMENTE preocupada em demasia com o seu estado de saúde, ignorando o que daí advêm. Como qualquer transtorno de ansiedade ou psicológico em geral, convém termos alguma sensibilidade, mas parte também das pessoas reconhecerem o problema e partilha-lo, no mínimo com quem lhes é mais próximo - até para que estes as acalmem quando necessário.

    Vá lá que pelo menos tenho tendência a lembrar-me de mil e uma coisas facilmente tratáveis quando se começam a queixar de sintomas ao pé de mim. Se estiver mais informada, digo que x ou y pode ajudar e que se os sintomas não passarem convém ir ao médico, mas que não é nada de grave. Não sei se isto as acalma, pelo menos no tentarencontrar um alívio por si só, mas não tenho reparado uma grande aversão às sugestões nas pessoas com quem falo. A questão é, o hipocondríaco reage aos sintomas ou estes são frutos do psicológico da pessoa?
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os hipocondríacos não são malucos nem meramente preocupados em demasia com a saúde como as pessoas pensam, têm uma perturbação que é tão grave como a ansiedade ou uma depressão. Foi uma das coisas que queria transmitir ao publicar este post, e ainda bem que fui bem sucedida nisso.

      A mim parece-me que dás boas sugestões e és sensível aos problemas das pessoas :). As duas coisas. Muitas vezes, o hipocondríaco imagina sintomas que não tem, e outras vezes tem mesmo sintomas só que reage de forma excessivamente nervosa.

      Eliminar
  3. Nunca tive qualquer contacto com pessoas com esse distúrbio. Mas uma pessoa que viva assim não deve ter qualidade de vida nenhuma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem muita, é muito difícil viver nesta ansiedade constante.

      Eliminar
  4. As pessoas no geral não levam um hipocondríaco a sério, eu própria não sabia que podia ter consequências tão graves como AVCs! Se alguém na minha vida for assim vou tentar seguir estas dicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei disso porque um prof meu falou disso numa aula.

      Eliminar
  5. P.S o blogue está giro! gostei da mudança :)

    ResponderEliminar
  6. Tenho alguns traços de hipocondria sim... infelizmente na minha família já tivemos doenças muito graves e cada vez que tenho um sintoma parecido a minha ansiedade sobe a pique... Mas o que eu não gosto nada é quando me estou a sentir mal e me dizem "Ai estás tão branca"! É meio caminho andado para me dar o badagaio :D
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso então ainda te deve ter feito sentir pior. Isso não ajuda mesmo nada, as pessoas deviam ter mais cuidado com o que dizem.

      Eliminar
  7. o dr google não ajuda nada nestas situações!
    infelizmente temos muitos casos no hospital que apareceram pelo que leram no dr google e acabaram a não ter nada!

    beijinho

    http://mimiinthemirror.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, não ajuda mesmo nada! Só piora ainda mais as coisas. Têm uma dor de cabeça, vão ao google, e já acham que têm um tumor ou doença terminal.

      Eliminar
  8. Conheço algumas pessoas que sofrem desse distúrbio e, confesso, é muito complicado lidar com elas!

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Não me considero hipocondríaca, pois não sofro uma ansiedade constante nem estou sempre em busca de novos sintomas para qualquer doença, mas quando tenho dores de cabeça fortes (por vezes porque passo as noites em branco) vou logo pesquisar à internet para tentar descobrir o que possa ser e descubro que se calhar é um tumor cerebral. O mesmo se passa em relação a dores de barriga ou quando estou um bocado mal disposta. Já sou assim desde que me lembra mas não acho que seja algo grave como a hipocondria, dado que não me incomoda ouvir outras pessoas falar de doenças ou algo do género. E concordo com esses pontos que referiste, principalmente o 5, que é algo que eu própria faço e tenho de aprender a deixar de fazer (desvantagens da internet).
    Beijinhos!

    MARY WITH LOVE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens um pouco de traços de hipocondria, mas quase que não é nada. Dores de cabeça no google são sempre tumores. Eu própria já pesquisei e pensei nisso. O melhor mesmo é manteres-te afastada do Dr. Google :).

      Eliminar
    2. Descobri (por ser uma espécie de 'hipocondríaco-em-tratamento') que ir à Internet ver os sintomas e possíveis causas, é a PIOR coisa de todo o sempre.

      A Marta
      https://amartaeumblog.blogspot.pt/

      Eliminar
  10. O meu namorado é um bocado hipocondríaco e ele próprio comete o erro de verificar sintomas online. Uma vez estávamos no centro de saúde e entrou um rapazinho que estava com a garganta inchada e ele achou logo que era a papeira. Ficou uma semana inteirinha sei lá como, a dizer 30 vezes por dia que apanhou papeira e que já sentia os sintomas (quando na verdade era ansiedade). Eu quase dei em maluca -_-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, ele sofre imenso com este problema então! Grande parte desta perturbação é ansiedade, mas é algo com que ele vai ter que aprender a lidar. O primeiro passo será parar de pesquisar coisas online.

      Eliminar
  11. Já sofri desse mal.
    Não gosto de pensar em mim como hipocondríaca. Não neste momento. Mas já o fui, há uns 4/5anos atrás.

    E posso confirmar o tópico nº 7.
    Não tenho orgulho nisso, mas um dia com uma dor numa perna, comentava com uma colega do trabalho. Ela disse-me "Uma tia minha morreu com um coágulo e tudo começou com uma dor assim na perna".
    Escusado é dizer que tive de ir direta para o médico, em pânico... Não era nada, mas o pânico era real.
    Tenho alguma vergonha em relembrar este episódio, mas é tão verdade, quando a aflição que naquele dia senti.

    Hoje em dia, com a idade, com o passar do tempo, muitos médicos depois, tento sempre manter a calma.
    Como uma prima enfermeira me dizia sempre "os sintomas têm que persistir alguns dias, vigia, mas não entres logo em pânico". E foi assim, pouco e pouco, que fui discernindo entre o meu 'imaginário' e aquilo que realmente precisa de ser visto por um médico.

    A Marta
    https://amartaeumblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa colega foi um bocado parva contigo, desculpa lá dizer-te. Se uma pessoa já está preocupada com uma dor, não a vamos assustar ainda mais. Não admira que tenhas ficado em pânico.

      Bem, não vale a pena teres vergonha de nada, o que interessa agora é que já ultrapassaste isso :). Como estudante de enfermagem, também confirmo o que a tua prima te disse. Se os sintomas forem muito graves, persistem por vários dias. Por isso, não vale a pena entrar logo em pânico.

      Eliminar
    2. Obrigada pelo reforço. :)
      Está quase ultrapassado, basta-me andar ocupada.*

      A Marta
      https://amartaeumblog.blogspot.pt/

      Eliminar
    3. Ocupar a nossa mente é uma boa estratégia para estas coisas :).

      Eliminar
  12. Essa mania das pessoas... é como relatarem todas as tragédias que podem acontecer durante a gravide e o parto a uma grávida. A minha mãe é um pouco assim, nunca vi... sempre em médicos e exames. Ok, tem alguns problemas de saúde, sim, mas... tudo a assusta. Tem uma dorzinha e é logo motivo para nervos. Faz-me alguma confusão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, essas manias também são terríveis! Quer dizer, uma mulher está feliz porque vai ser mãe, e estão ali a meter-lhe medo.
      A mim não é a minha mãe, é o meu pai. A diferença é que ele não tem problemas de saúde.

      Eliminar