"". Life of Cherry: 5 coisas que eu gostava de ter feito mais cedo no meu blog !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

4.9.17

5 coisas que eu gostava de ter feito mais cedo no meu blog

 5 coisas que eu gostava de ter feito mais cedo no meu blog

O meu blog acabou de completar 3 anos ( foi no dia 1 de setembro) e, nestas alturas, faço sempre uma retrospetiva de tudo aquilo que já fiz e conquistei. Olho ainda com incredulidade para toda esta aventura blogosférica, mas ao mesmo tempo com imensa gratidão.

Obviamente, como quase tudo na vida, há coisas que gostava de ter feito mais cedo. Não estou, de todo, arrependida de nada, porque acredito que tudo contribuíu para a minha aprendizagem. Ainda assim, se soubesse o que sei hoje, teria feito certas coisas mais cedo.


1. Mudar o blog do Sapo para o Blogger: Quem segue o meu blog desde 2014 sabe que não foi na plataforma Blogger que eu comecei. O meu blog nasceu na plataforma Sapo Blogs. Ao início, esta plataforma parecia ter bastantes vantagens, como o facto de ser fácil de criar um blog, de existir uma grande comunidade portuguesa, e de ter um sistema de destaques de posts. Porém, passado algum tempo, comecei a ficar saturada do Sapo Blogs por várias razões, como o facto de não podermos personalizar completamente o nosso blog, o sistema de destaque ser um pouco injusto ( se calhasse de a equipa do Sapo não gostar de um blog, poderiam ter a certeza que esse blog nunca iria ter visualizações), entre outras razões que falo aqui. Se soubesse o que sei hoje, tinha mudado mais cedo para o Blogger. É uma plataforma que nos dá mais liberdade criativa, que tem uma comunidade portuguesa ainda maior, e onde não há uma equipa a controlar o nosso sucesso.

2. Criar contas para o blog nas redes sociais: Qualquer blog, hoje em dia, tem uma conta própria no Facebook, no Twitter e no Instagram. Não sei porquê, mas eu demorei imenso tempo a criar contas nas redes sociais para o meu. São excelentes meios para divulgar os nossos posts e para socializar com os leitores e outros bloggers.

3. Ter um design decente: O primeiro layout do meu blog era, muito sinceramente, uma merda. Era apenas um tema simples do Sapo mais uma imagem de fundo qualquer que encontrei na net. Nada de original nem sequer bonito. Quando mudei para o Blogger, tive finalmente um design decente, um layout rosa, com um título personalizado e um menu. Recentemente, mudei outra vez de layout, para este lindo que podem ver agora.

4. Escrever posts em avanço e agendá-los: Nos primeiros meses do meu blog, eu escrevia posts no próprio dia e publicava-os na hora. Este método até resultou muito bem quando eu não tinha muito que estudar mas, mal vieram os testes, foi muito difícil para mim escrever todos os dias e escrever posts decentes. Lamentavelmente, cheguei a escrever posts para "encher chouriços", como se costuma dizer. Até que, a certa altura, decidi começar a ser mais organizada e a escrever bom conteúdo, todos os dias. Criei um calendário editorial ( podem ver aqui como o fiz), comecei a apontar todas as minhas ideias, a escrever posts em avanço e a distribuí-los pelo mês. Publicar regularmente é muito mais fácil do que parece.

5. Usar fotos com maior qualidade nos meus posts: No início da minha jornada blogosférica, como já devem ter percebido pelo que já escrevi, os meus posts eram pouco pensados. O mesmo se aplica vana hora de escolher fotos para estes. Costumava ir ao Tumblr ou ao We Heart It, e pegava na primeira imagem que me aparecia. Não ligava a cores, a tamanhos ou à qualidade. Com o passar do tempo, ao observar outros blogs, percebi que tinha que melhorar este aspeto, e comecei a utilizar stock photos, fotos com mais qualidade e completamente gratuitas na mesma. 


E vocês? O que gostariam de ter feito mais cedo no vosso blog?

33 comentários:

  1. Adoro! Também já 'vivo' na blogosfera à uns 7 ou 8 anos mas só no ano passado levei o blog a sério. De início publicava diariamente mas por vezes coisas que nem gostava muito... Já parei algumas vezes de postar porque ficava sem ideias e tudo mais.. Desta vez ando a, pelo menos, tentar agendar posts e a fazê-los com antecedência de forma a serem bem pensados mas admito que mesmo assim não é fácil quando se é blogger, trabalhadora e estudante.
    Beijinho,

    BLOG Vochel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Só conheci o teu blog já pouco tempo, mas já estou a gostar. Ainda bem que te estás a dedicar mais a ele. Quando comecei a levar o meu blog mais a sério, este começiu a ter muito mais sucesso.
      Pois nem sempre é fácil conciliar o blog com o estudo, muito menos quando são essas três coisas juntas. Por acaso, vou publicar daqui a uns dias um post sobre isso.

      Eliminar
  2. Acima de tudo, gostava de ter entrado na blogosfera há mais tempo adoro este mundo.

    ResponderEliminar
  3. Também tenho alguma coisas que gostava de ter feito com o blog antes , ate agora ainda sinto que pode melhorar!
    Blog | Instagram | Twitter | Tumblr | Pinterest

    ResponderEliminar
  4. Tenho tentado ser o mais organizada possível com o blog, escrevendo os posts em avanço, fazendo sessões de brainstorming regulares...
    Tenho notado uma grande diferença comparativamente ao meu antigo blog.
    Desta vez, quero ter algo de que me orgulhe dos pés à cabeça. Recuso-me a publicar por publicar e estou a tentar ao máximo ter conteúdo inovador e genuíno para o blog.
    Outra coisa que tento fazer é estar mais envolvida na blogosfera. Perdi o medo de comentar e de interagir com outros bloggers.
    Estás a fazer um excelente trabalho com cada publicação e a evoluir de dia para dia!

    Xiá
    http://thecoffeecupblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que estás a conseguir, porque o teu blog já é muito bom :). Tenho os mesmos objetivos que tu.
      Eu antes também tinha medo de socializar com outros bloggers, mas agora sinto-me muito à vontade para interagir com eles e já tive o privilégio de conhecer alguns :).
      Oh muito obrigada <3.

      Eliminar
  5. O que importa é que tenhas esses cuidados todos agora, o que torna o teu blog fantástico. Nota-se que és organizada e tens muita atenção em tudo que publicas, tanto no design como no conteúdo. Eu gosto do teu blog por isso e pela aproximação que tens connosco, os leitores.

    É preciso ter-se em atenção muitos pontos se queremos que as pessoas se sintam bem a ler o nosso cantinho. Por exemplo, no meu (que é em parceria, acho que até já te tinha dito) tentamos ter o cuidado de ter as etiquetas bem definidas para que as pessoas entrem e vejam o que pertence a quem e o que querem ler, se é que me faço entender :)

    Mas concluindo, continua assim, é de louvar todo o teu empenho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada por este comentário tão querido <3. É sempre bom sentir que o nosso trabalho é reconhecido.

      Sim, é preciso ter muita atenção. Gosto da forma como organizaram o vosso cantinho :).

      Muito obrigada mais uma vez :).

      Eliminar
  6. Há coisas que só percebemos mesmo com o tempo e depois de bater com a cabeça na parede (ainda que só um bocadinho). Escrever publicações em avanço e agendá-las também era algo que gostava de ter começado mais cedo, porque, de facto, nos poupa tempo e nos permite organizar muito melhor o conteúdo que queremos ter no blogue. Agora não me imagino sem apontar todas as minhas ideias num bloco e depois estruturar o texto no caderno que comprei exclusivamente para o blogue. Honestamente, acho que nos permite ter outro cuidado e retira-nos a angustia de chegar ao dia em que vamos publicar e não sabermos o que escrever.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é mesmo isso. De facto, poupa-nos imrnso tempo e permite gerir melhor o cobteúdo do nosso blog.
      É tão isso! Antes de agendar posts, eu vivia sempre na ansiedade " o que vou publicar hoje" e agora, como tenho tudo organizado, vivo a minha vida e até tenho mais ideias :).

      Eliminar
  7. O que mais me arrependo é mesmo de não ter criado logo redes sociais, fui mesmo parva!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // GANHA UM MEGA CABAZ DE FAVORITOS DA ESSENCE

    ResponderEliminar
  8. Eu gostava de publicar todos os dias, mas sinto que ainda estou longe de dar este passo. Tento publicar três vezes por semana e já tenho de fazer muita ginástica.
    Admiro-te muito a ti e a todos os bloggers que conseguem publicar todos os dias.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Três vezes por semana também já é bom :).
      Obrigada, mas acredita que é mais fácil do que parece :).

      Eliminar
  9. Eu, preciso confessar, gostava de ter tido a coragem de iniciar o blog há mais tempo. :)

    Além disso gostava de fotografar mais para o blog (mas para isso ainda não ganhei coragem).

    Em relação em escrever posts de avanço, isso costumo fazer. Quando vou tendo uma ideia, aponto-a, ou escrevo-a no momento mas só publico um post máximo por dia.

    A Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu, quem me dera ter começado mais cedo :).
      Começa. Tenho a certeza que irás tirar excelentes fotos :).

      Eliminar
  10. ainda hoje nem sempre adopto o número 4 o que me leva a alguns dias em que nem me apetece escrever, tenho mesmo que começar a fazê-lo, especialmente naqueles dias em que tenho mais inspiração, assim sei que nao faltará nada :)

    https://lavitainrosaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O 4 é mesmo uma questão de organização, é mais fácil do que parece :).

      Eliminar
  11. Antes de mais, muitos parabéns pelo aniversário do blogue!
    A aventura de ter um blogue é mesmo assim. Começamos sem saber muito, ou mesmo nada, e é apenas com o tempo e a experiência que vamos adquirindo o conhecimento necessário para evoluir e melhorar. O que importa é que vais no bom caminho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :).
      Exatamente, com o tempo e a experiência é que se aprende :).

      Eliminar
  12. Também considero as fotos com qualidade essenciais e conteúdo novo com frequência ;)

    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Obrigado por gostares do meu último post :) eu sei que muita gente deveria ler mas às pessoas só interessa aquilo que convêm, podes até o partilhar. Eu também faço como tu, manter muitas coisas comigo, ter as memórias e usar de forma consciente as redes sociais.
    Gostei do teu, também são coisas que gostaria de ter feito mais cedo para dar aquele boom ao blog, mas enquanto se o tem ainda se vai a tempo de fazer muitas coisas e isso faz parte da aprendizagem
    Beijinhos
    https://escritalhadaa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa, não tens que agradecer :). Sim, as pessoas só lêem o que lhes dá jeito. E fazes muito bem :).
      Obrigada :). Sim, há sempre coisas que gostaríamos de ter feito mais cedo, mas felizmente ainda vamos a tempo :).

      Eliminar
  14. Eu gostava de ter assumido mais cedo a minha identidade!!

    ResponderEliminar
  15. r: Exatamente! Consciente ou inconscientemente, há alturas em que o fazemos, mas mais tarde ou mais cedo vamos perceber que isso não funciona, só desgasta

    ResponderEliminar
  16. Eu ainda continuo à procura do layout ideal =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca o irás encontrar, há sempre algo que gostaríamos de mudar :).

      Eliminar
  17. Quando criei o blog, não fiz qualquer apresentação sobre mim. O blog não tinha direcção, nem tema e o conteúdo era aleatório. As rubricas também fui criando depois. E a pesquisa por blogs que me interessavam também só começou mais tarde. A regularidade das publicações também foi uma coisa a que aderi mais tarde, bem como a página de facebook para o blog. Tudo arestas que foram limadas com o tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O importante é que te foste apercebendo do que tinhas de mudar e foste evoluíndo :).

      Eliminar
  18. Não me dou muito bem com o wordpress, mas que seixa os blogs mais bonitos é verdade :).

    ResponderEliminar