"". Life of Cherry: Data de validade dos produtos de maquilhagem !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

10.8.17

Data de validade dos produtos de maquilhagem


Muito provavelmente, nunca te passou pela cabeça que os produtos de maquilhagem tivessem prazos de validade. O que é perfeitamente compreensível porque, ao contrário dos alimentos, as empresas de cosmética não são obrigadas a pôr as datas de validade na embalagem. As embalagens que têm datas de validade não têm o mês e o ano de expiração do produto como nas embalagens de comida, apenas têm o símbolo frasquinho aberto, seguido do número e de um M, que significa " expira x meses depois de aberto".

Portanto, como saber o prazo de validade dos produtos de maquilhagem? Baseada na minha experiência, e em alguma pesquisa pela net, aqui estão as datas de expiração de alguns produtos, bem como dicas e truques para descobrirem se o produto ainda está ou não dentro da validade.


1. Rímel: O rímel tem uma data de expiração entre 3 a 6 meses, dependendo do tipo e do cuidado que tens com este, obviamente. Sabes que este está fora de data quando começa a ficar com partículas acumuladas na escova e com um cheiro esquisito.

2. Base: Dependendo do tipo de base que usas ( líquida, cremosa ou em pó), isto vai alterar drasticamente a data de validade do produto. Bases líquidas e cremosas têm, em média, a duração de 12 meses, enquanto que as bases em pó podem durar até 2 anos ( porque a sua textura seca não permite tanto a acumulação de bactérias). Se a base começa a ficar com uma cor mais clara ou com  a separar-se em camadas, é altura de a deitar fora.

3. Batom e gloss: O batom dura, em média, 2 anos, enquanto o gloss dura 1 ano. Sabes que os tens que deitar fora, quando começas a notar que o batom fica seco e o gloss mais pegajoso do que o habitual.

4. Verniz das unhas: Os vernizes têm um prazo de validade entre 1 a 2 anos. Estes deixam de estar bons quando começam a ficar secos ou a mudar de cor.

5. Pó compacto, blush e sombras de olhos: Todos estes produtos duram, em média, entre 1 a 2 anos. Começam a passar da validade quando ficam mais secos do que o habitual.

6. Perfumes: Estes produtos são uma maravilha, porque duram entre 8 a 10 anos. No entanto, é preciso ter cuidado com estes. Devemos conservá-los sempre num ambiente fresco e sem exposição solar porque, caso contrário, o cheiro começa a mudar, e a fragância começa a estragar-se.

7. Creme hidratante: Os cremes hidratantes, tanto faciais como corporais, duram, em média, um ano. Qualquer alteração na textura ou cheiro da loção é um indicativo de que este expirou.


E vocês? Tinham conhecimento da data de expiração dos vossos produtos de maquilhagem?

13 comentários:

  1. Excelentes dicas.
    Não fazia ideia que o rímel pudesse durar tão pouco tempo comparado ao resto das coisas.

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente não tinha noção quanto à data de validade dos produtos :)

    ResponderEliminar
  3. só à pouco tempo é que tive conhecimento que o M significava a validade

    ResponderEliminar
  4. Já estava dentro do assunto mas é sempre bom saber mais :)
    Todo o cuidado é pouco!

    ResponderEliminar
  5. Por acaso à uns tempos tinha visto um post semelhante mas não tinha a validade dos cremes :o nunca tive muita atenção na validade de maquilhagem e afins, sou super distraída nessas coisas :/
    Beijinho :)

    Facebook
    BLOG - VOCHEL
    Instagram

    ResponderEliminar
  6. Realmente nunca prestei muita atenção a estes assuntos (pensava eu que a maquilhagem era imortal, que inocente).. Muitas vezes esqueço me dos meus perfumes e das minhas coisas ao ponto que tenho um gloss que é bastante bom mas deixei o ficar com um cheiro a vinagre..Para isso há solução mas a memória de peixinho dourado é mesmo um caso perdido. Vou ter de ter mais cuidado a partir de agora :)

    themerrymarie.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. É por causa disto que não compro muita maquilhagem. Só descobri à dois anos que têm data de validade e a partir daí deitei tudo fora e só compro o essencial :D Mas excelente post
    Já agora identifiquei-te numa tag <3

    Beijinhos,
    Dezassete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também só compro o essencial por causa disto.
      Obrigada :).

      Eliminar
  8. Muito importante essas dicas, muitas vezes passam despercebidas e é necessário estarmos atentas, ótimo post :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar