"". Life of Cherry: Como lidar com familiares doentes !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

28.8.17

Como lidar com familiares doentes

Como lidar com familiares doentes

( Informação: Peço desculpa por ter estado três dias afastada do blog sem avisar. Tive alguns problemas pessoais que me deixaram muito tempo ocupada. Não se preocupem, não tenho nenhum familiar doente. Prefiro manter aquilo que causou a minha ausência em privado. Obrigada pelas mensagens de apoio que recebi).

Todos nós temos consciência que a doença pode acontecer a todos, mas nada nos prepara para lidar com esta quando esta atinge as pessoas que mais amamos, a nossa família. Quando a doença atinge algum familiar nosso, ficamos confusos, revoltados, tristes e zangados, tudo isto ao mesmo tempo, o que pode ser avassalador. Eu aprendi isto da pior maneira.

Infelizmente, já tive alguns familiares doentes. A minha mãe ficou doente quando eu tinha 16 anos, teve que ser internada durante três meses, devido a uma endocardite e ao facto de ter uma válvula bicúspide em vez de tricúspide ( o que fez com que tivesse que colocar uma válvula mecânica no coração). Depois da minha mãe ter saído do hospital, após três duros meses, o meu avô foi internado devido a um AVC. Em ambas as vezes, não soube  lidar com a situação ( também porque erã muito nova). Só passado algum tempo é que comecei a lidar melhor com a doença dos meus familiares.

Encontrar maneiras efetivas de lidar com doenças de familiares não é fácil. Surgem sempre uma série de emoções contraditórias e de fatores que não podemos controlar, o que nos causa imenso stress e pode virar o nosso mundo do avesso.

Lidar com familiares doentes é, portanto, uma tarefa difícil, mas aqui estão algumas maneiras de lidar com isso, de acordo com a minha experiência pessoal.


1. Concentra-te nas tuas necessidades primeiro: Pode parecer estúpido, " para quê pensar na minha saúde quando alguém está muito pior do que eu?". No entanto,  o teu familiar que está doente precisa de ti saudável e forte, para que possas cuidar dele. É muito fácil passar horas e horas sem comer e sem dormir, quando estamos à espera de notícias nos corredores do hospital. Porém, ficaremos mais fracos, e depois não seremos capazes de tomar conta da nossa família e do familiar doente em condições. Por isso, certifica-te que cuidas um pouco de ti antes de pensares em cuidares dos outros.

2. Procura respostas: Não recorras ao Google para tentares descobrir o que o eu familiar tem. Pergunta aos médicos e aos enfermeiros, eles têm que te dar essas respostas, porque tu tens direito de saber qual a condição de saúde dos teus familiares. Tens alguma dúvida sobre o tipo de tratamento do teu familiar? Pergunta. Reparaste em algum sintoma diferente do habitual ou efeitos secundários de determinada medicação? Diz a alguém. Tens todo o direito de acompanhares, passo a passo, todos os progressos do teu familiar.

3. Pede ajuda e apoio: Um dos erros que muitas pessoas cometem ( e que eu também cometi) neste tipo de situações, é isolarem-se. Porém, se queres cuidar do teu familiar doente, tens de perceber em primeiro lugar que não consegues fazer isso sozinho/a. Vais precisar de muito ajuda e apoio daqueles que mais gostas, diria que até é vital. Não tenhas medo de pedir a alguém que fique tome conta do teu familiar enquanto estás na escola/trabalho, ou que pague algumas despesas do médico, por exemplo. É quase impossível lidares com este tipo de situações sozinho/a, só ficarás ainda mais em baixo e mais stressado/a.

4. Controla o teu stress: Neste tipo de situações, é muito fácil deixar que o stress nos domine por completo. Contudo, a última coisa que o teu familiar doente precisa é que tenhas um esgotamento e/ou fiques deprimido. Eu sei que é difícil, mas tens que ser forte, para poderes estar ao lado dele e cuidar dele. Lembra-te que tens de pôr a tua saúde em primeiro lugar, para poderes estar em condições de cuidar de uma pessoa.

5. Não tentes compreender tudo: Apesar de sim, deveres procurar respostas, tal como eu disse, no ponto dois, não tentes compreender tudo. Vão existir sempre perguntas que vão ficar por responder. Não tentes compreender o motivo pelo qual o teu familiar foi atingido com determinada doença. A doença é algo que pode acontecer a todos, muitas vezes sem qualquer explicação ou motivo aparente. Não tentes culpar Deus/a sorte/destino ( ou no que quer que acreditem), porque não te adiantará de nada, só fará com que percas os teus valores e te sintas perdido/a. As doenças são, muitas vezes, um completo acaso, portanto, concentra-te antes em pensar de que maneira é que podes ajudar o teu familiar a melhorar e/ou de que maneira podes apoiá-lo.


E vocês? Já tiveram familiares doentes? Como lidaram com a situação?

12 comentários:

  1. Infelizmente já tive o meu avô, e foram uns tempos díficeis... Espero não precisar dessas 'dicas' durante muito tempo!
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  2. Conheço uma pessoa que precisa muito de ler isto, já lhe mandei o link. Obrigada Cherry :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que seja muito útil para essa pessoa :). Desejo -lhe muito força.

      Eliminar
  3. Algumas vezes! Foi dificil! Bj e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  4. Não sou uma pessoa que goste de mostrar emoções, apesar disso, também tenho os meus limites. Quando a minha avó foi para o hospital, reagi melhor do que estava à espera. Naquele momento, pior do que eu estava a irmã dela, que necessitava do meu apoio. Ajuda-la distraiu-me do que estava a sentir e tudo acabou por correr da melhor maneira.

    R: Concordo. Essa é a magia das histórias, fazem-nos abrir os nossos horizontes, mesmo sem darmos por isso.
    Espero que tenhas gostado!

    Xiá
    http://thecoffeecupblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não sou uma pessoa de mostrar emoções. Ajudarmo-nos uns aos outros acaba por nos distrair.

      Eliminar
  5. Infelizmente também já tive que passar por situações semelhantes e foi muito complicado...

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Nunca é fácil lidarmos com estas situações, porque queremos ajudar e nem sempre sabemos como, ou nem sempre temos aptidões para tal. Já tive familiares doentes e acho que o primeiro passo foi mesmo aceitar que o problema existia e depois questionar se estava ao meu alcance fazer algo em concreto. Depois foi dar todo o apoio possível, tentar manter-me positiva e disponível.

    r: Que chegue rápido o dia de o fazermos :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é mesmo nada fácil. Concordo, acho que é mesmo essa a melhor abordagem.

      Eliminar
  7. Bem, que post tão certeiro. Neste momento tenho a minha mãe com uma depressão e de facto não está a ser fácil. O problema é que muitas das vezes procuramos apoio e não o temos. Então os amigos esses só se lembram quando o rei faz anos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento muito que a tua mã esteja a passar por isso.
      Pois, quando os amigos não querem saber é tramado. Mas, nesse caso, e não me leves a mal, podias procurar a ajuda de um psicológo, só para teres alguém com quem desabafares.

      Eliminar