"". Life of Cherry: 5 coisas que os teus pais não te podem ensinar !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

17.8.17

5 coisas que os teus pais não te podem ensinar


Apesar de serem um bocadinho protetores demais para o meu gosto, sinto-me uma sortuda por ter sido crescido com os meus pais. Nunca deixaram que me faltasse nada, educaram-me, puseram-me em boas escolas e apoiaram-me em tudo aquilo que precisava. Mais importante que tudo, ensinaram-me inúmeras lições de vida que nunca irei esquecer.

Apesar de todos os ensinamentos que os nossos pais nos dão, há coisas que só conseguimos aprender por nós próprios. Há algumas lições que só aprendemos quando somos obrigados a enfrentar a vida sozinhos.

1. Descobrir o nosso emprego de sonho: Por muito que muitos pais me queiram contradizer, a verdade mais simples e pura é esta, são os filhos que descobrem aquilo que querem ser. Podem pô-los em boas escolas, fazer com que estudem, tentar chantageá-los e obrigá-los até a ir por um certo caminho mas, quando alguém tem um sonho, irá fazer tudo para o realizar, custe o que custar. Portanto, já chega de criar adultos frustrados que estão nos empregos errados, deixem seguir o que eles querem.

2. Quem amar: Os teus pais bem que te podem aconselhar este/a ou aquele/a homem/mulher, mas só tu poderás decidir com quem vale a pena construir uma vida. Nunca deixes que ninguém, nem mesmo os teus pais, decida por quem te deves apaixonar.

3. Quem tu realmente és:  Os pais caem sempre na tentação de idealizar os seus filhos, de imaginar aquilo em que se vão tornar. Consequentemente, os filhos sentem-se pressionados a corresponder a essas expetativas. A melhor pessoa que nós podemos ser é nós próprios. Descobrir quem realmente somos é um caminho longo e difícil de percorrer, mas que vale muito mais a pena do que usar uma máscara.

4. Como lidar com a dor: Quando somos crianças, conhecemos a dor física, de um arranhão, de uma queda de bicicleta e pouco mais. Todavia, quando somos adultos ( ou mais cedo, infelizmente), confrontamosno-nos com a dor emocional, que é tão ou mais dolorosa que a dor física. Ninguém nos ensinou a lidar com esta, nem mesmo os nossos pais. Temos que ser nós próprios a descobrir como tentar superá-la ou, pelo menos, torná-la mais suportável.

5. Como te amares a ti próprio/a: Tal como descobrir quem realmente somos, descobrir como nos amarmos a nós mesmos é uma tarefa solitária. Não é nada fácil, muitas vezes parece que estamos em guerra com nós mesmos, mas no fim, se o conseguirmos, faz tudo valer a pena. Antes de aprendermos a amar os outros, devemos aprender a amarmos e respeitarmo-nos a nós próprios, pois só assim seremos felizes e seremos capazes de amar os outros.

É vocês? Quais são as lições que acham que os vossos pais não vos podem ensinar?

12 comentários:

  1. Concordo plenamente com todos os pontos que enumeraste. Acrescentaria que os nossos pais, infelizmente, também não nos ensinam como lidar com as perdas nem com todos os dramas que vivemos interiormente quando estamos na adolescência, porque apesar de também eles terem sido adolescentes, foram-no em tempos diferentes e lidar com os dramas por que passamos é algo que só podemos aprender depois de os vivermos.

    Gostei muito da publicação.
    Beijinhos,
    inesmartinsxx.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, também não nos ensinam isso, principalmente isso de lidar com os dramas da adolescência. Concordo, a adolescência dos nossos pais foi num tempo diferente, por isso tiveram que lidar com dramas diferentes dos nossos.

      Eliminar
  2. Olá, td bom?
    A gente poderia já nascer sabendo essas coisas nénon? Ia ser tãaaaao bom ♥
    bjs

    Instagram | NOVO SORTEIO! | VSCO com todos os filtros! | Facetune de graça!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia, mas assim não daríamos valor a estas lições.

      Eliminar
  3. Estive aqui uns bons minutos a tentar lembrar-me de alguma coisa que pudesse adicionar a essa lista, mas não me ocorre mais nada. Acho que cobriste tudo. Contudo, constato (mais uma vez) que os meus pais fizeram um bom trabalho: nunca me forçaram a seguir determinado curso ou escolher o emprego que eles achavam melhor para mim, nunca me quiseram afastar de ninguém que eu tenha escolhido para namorar e nunca me forçaram a ter actividades que eu não queria, nem me quiseram impor uma maneira de ser diferente da minha. Também acho que me educaram bem para os dois últimos pontos. Nunca tive problemas de auto-estima ou falta de amor-próprio e, quanto à dor, sempre fui uma pessoa optimista, com tendência a ver o copo meio cheio e a achar que tudo seria ultrapassado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me que também tiveste uns bons pais :).
      Eu, infelizmente, tive problemas de autoestima na adolescência, mas consegui ultrapassar isso :).

      Eliminar
  4. Acho que não tenho nada a acrescentar! Os nossos pais bem tentam proteger-nos dos males do mundo mas há imensas coisas que eles não nos conseguem ensinar. Tal como não conseguiremos ensinar aos nossos filhos. Há coisas que temos que aprender por nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, há coisas que só aprendemos por experiência própria.

      Eliminar
  5. Concordo com tudo o que referiste! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Tenho de admitir que os pontos 4 e 5 me deixaram em lágrimas, porque sei como faço sofrer a minha mãe por não poder sentir a dor por mim e o amor dela não ser «o suficiente» para eu ter amor próprio. Muito forte!

    ResponderEliminar