"". Life of Cherry: 5 coisas que deves evitar dizer a alguém que esteja a passar pelo fim de um namoro !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

9.8.17

5 coisas que deves evitar dizer a alguém que esteja a passar pelo fim de um namoro


Nunca tive um namorado, por isso, também não faço a mínima ideia do que é passar por o fim de um namoro. Contudo, já tive muitas amigas minhas a passar por essa situação pelo que, aos poucos, fui aprendendo as melhores formas de as apoiar, e aquilo que devo ou não dizer nestas situações.

A verdade é que, muitas vezes, ficamos um pouco à toa, sem saber o que dizer ao nosso amigo que está a passar pelo fim de um namoro. Está a chorar, a pensar porque é que não deu certo, e nós só queremos consolá-lo, acabando por dizer coisas que pioram ainda mais a situação. Aqui estão algumas coisas que nunca devemos dizer a alguém que esteja a passar pelo fim de um namoro.


1. Eu sei como te sentes: Eu é que não poderia dizer esta frase de certeza, eu nunca namorei ahahahah. Mas mesmo que já tenhas passado por um ou dois fins de namoro, não sabes como é que o teu amigo se está a sentir. Cada pessoa sente as coisas de forma diferente, pelo que também lida com o fim de um relacionamento de forma diferente.

2. Há mais peixes no mar: De cada vez que alguém diz isto, só me apetece revirar os olhos. O teu amigo que está a passar pelo fim de um namoro, muito provavelmente, já sabe disso, não precisa que tu lho digas. Contudo, antes de avançar, precisa de fazer uma espécie de luto por causa da pessoa que perdeu. Obviamente que não há nada de errado em sugerires ao teu amigo para voltar a sair com alguém, no entanto o melhor é esperares um pouco para dares essa sugestão.

3. Devias ter visto que isto ia acabar assim: Apontar razões pelas quais o relacionamento de uma pessoa não ia resultar só vai fazer com que ela se sinta pior. Provavelmente, ela já se está a sentir triste e envergonhada por ter gasto tanto tempo e energia com uma coisa que, no final, não resultou. Até podes ter visto logo de início que a relação ia falhar, contudo não é a altura ideal para atirares isso à cara da pessoa.

4. Vamos sair e apanhar uma bebedeira: Esta parece ser a tática que muitas pessoas utilizam para curar os desgostos amorosos dos amigos. Porém, não é lá muito eficaz. Ao estarmos a tentar ultrapassar algo com álcool, na verdade, não estamos a ultrapassar nada, só estamos a esquecer os problemas em vez de confrontá-los. Por muito doloroso que um fim de um relacionamento possa ser, é necessário que a pessoa se confronte com a realidade para,  aos poucos, poder ultrapassar a situação.

5. Esquece isso: Depois de ouvir o teu amigo, pela milésima vez, a contar a história de como acabaram, das mensagens que recebeu e do quão zangado se sente, pode ser bastante tentador gritar-lhe " esquece isso, segue em frente!". No entanto, não é dessa forma que conseguirás ajudar o teu amigo. O melhor que tens a fazer é ouvi-lo pacientemente e apoiá-lo. A não ser que isto tome caminhos não saudáveis, o teu amigo, eventualmente, irá seguir em frente. Há pessoas que demoram pouco, outros que demoram mais. Mas, se ainda assim, tiveres preocupado com o facto de o teu amigo não estar a conseguir seguir em frente, podes sempre aconselhar-lhe que este recorra à ajuda de um profissional.


E vocês? O que é que acham que nunca se deve dizer a alguém que esteja a passar por um fim de namoro?

24 comentários:

  1. Já ouvi a última e também já ouvi "há males que vêm por bem". O mau disso não foi o me terem dito isso, foi da pessoa que veio. Pq foi das primeiras pessoas a " empurrar-me" para aquilo
    e a apoiar e depois como deu para o torto era quase como se não interessasse para nada ...

    ResponderEliminar
  2. 2. Há mais peixes no mar: De cada vez que alguém diz isto, só me apetece revirar os olhos. , a parte do revirar os olhos sou totalmente eu ! é difícil saber que dizer, normalmente a minha estratégia é só estar ali presente e esperar a pessoa falar !

    Beijinhos,

    OtherThingsofLife

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes estar simplesmente ali para apoiar é mesmo a melhor estratégia :).

      Eliminar
  3. Bem esse 3º ponto é terrível, acho que nunca o deviam dizer. =x

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  4. Se calhar vocês ainda voltam... Terrível, dar esperança quando não se sabe é algo que pode acabar muito mal...

    ResponderEliminar
  5. Quando passei por um fim de relação muito trágico muitas pessoas insistiam em dizer coisas como os tópicos 1 e 5. Era horrível e fazia-me sentir ainda pior...
    Beijinho grande.

    https://nepheshing.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. tanta coisa que n se deveria dizer... vai dependendo de pessoa para pessoa, mas as vezes um abraço bem apertado faz a outra pessoa saber que mesmo sem dizer nada estamos la para o que ela precisar.

    ResponderEliminar
  7. Conhecendo-me como conheço, se alguém me dissesse uma dessas frases passava-me x)
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. "Esquece isso" é das que mais ouço!

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. "Também já tinha notado que ele não gostava assim tanto de ti!" sem dúvida é algo que não devemos dizer em voz alta quando a nossa amiga acaba de terminar (ou "ser terminada") um namoro! Definitely! ahahah

    ResponderEliminar
  10. Eu acho que a única coisa que podemos fazer é estar ao lado da pessoa, apoiar da melhor maneira e mostrar que não está sozinha, a dor é dela, mas ao menos sabe que tem ali um ombro amigo disposto a ouvir.

    ResponderEliminar
  11. Parece que tudo o que se vá dizer é cliché... o que é preciso é tempo. Tempo para sarar feridas.

    Hoje o Reino faz 8 anos :D

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau, muitos parabéns! Que venham muitos mais anos de sucesso :).

      Eliminar
  12. Eu só tive um namorado antes deste rapaz com quem estou agora. Quando acabei a relação com ele muita gente me disse "ah eu não gostava dele, mas nunca te disse com medo que ficasses chateada. Ficas melhor sem ele". E realmente fiquei. Mas na altura fiquei triste, afinal de contas eu gostava dele... Quando amigos meus terminaram namoros limitei-me a ouvir, a aconselhar, a dar um abraço. É só isso que precisamos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizer essas coisas a uma pessoa que está a sofrer é mesmo horrível!
      É mesmo essa a melhor maneira de os apoiar :).

      Eliminar
  13. Acho que é uma situação difícil de gerir... eu, geralmente, prefiro calar-me, mas a verdade é que tudo o que nos vem à cabeça são coisas dessas, clichés, porque... vamos dizer o quê? Mais vale estar lá apenas.

    Quando me separei do pai do meu filho, a que mais ouvi foi: Vocês ainda vão voltar, ficam tão bem juntos!

    E não, não voltámos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o melhor mesmo nestas situações é mesmo estar calado e simplesmente estar lá para apoiar.

      Eliminar
  14. Depende sempre de pessoa para pessoa, e de caso para caso ! Dizerem-me para ir apanhar uma bebedeira podem dizer ... á vontade ahah
    ❤ A preto e rosa

    ResponderEliminar