"". Life of Cherry: Como escrever um bom post em lista !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

4.7.17

Como escrever um bom post em lista


Eu, que faço muitos  posts em lista, cheguei ao ponto de fazer um post sobre como fazer posts em lista. Já consigo imaginar os meus leitores a pensar "pronto, a gaja pifou de vez".

A verdade é que escrever posts em listas pode ser bastante divertido, mas também é uma arte. Exigem tanto trabalho e pesquisa como escrever um post em texto corrido, por vezes, até exige mais. Portanto, hoje decidi fazer uma lista sobre como fazer listas ( eu aqui a reforçar a ideia xD).


1. Escreve um post com qualidade: Bons posts em lista contêm todos os elementos de um bom post de qualquer outro estilo. Tira um tempo para pensares nos tópicos e pesquisares sobre algo, caso seja necessário. Vais resolver um problema, dar dicas sobre algo, ou entreter?

2. Têm atenção à estrutura: Lá porque o post é em lista, não quer dizer que não tenha uma estrutura. Tal como todos os textos, tem que ter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Neste caso mais específico, tem que ter uma introdução, os tópicos e uma conclusão. Não precisas de fazer uma conclusão tão formal como nos textos, podes simplesmente deixar um pergunta no fim ( como eu fiz aqui em baixo) para incentivar a uma discussão nos comentários.

3. Escreve um título apelativo: Posts com títulos apelativos são bastante importantes mas, frequentemente, é difícil criar algo único e cativante. No entanto, no caso deste tipo de posts, arranjar um título é mais uma fórmula do que uma questão de criatividade. Começa sempre com  aquilo que estás a oferecer ( " x coisas/razões/dicas/lições)  ou com aquilo que estás a tentar ensinar ( " como...").

4. Escolhe um número " bonito" de tópicos: Não sei se já repararam que, nos títulos dos meus posts, eu escolho sempre números considerados "bonitos", como 5, 7, 10 ou 15 e, quando escrevo um post com 14 tópicos, por exemplo, eu omito o número do título. Isto porque estes números são muito mais bonitos e apelativos do que os outros ( não perguntem porquê, não sou psicóloga, só sei que isto resulta).

5. Não escrevas posts muito longos: Lá por estes tipos de posts serem fáceis de ler não que dizer que devas abusar na sua extensão. Chega a um ponto em que começa a ser cansativo ler tantos tópicos. Eu, normalmente, tento escrever sempre, no máximo, 15 tópicos. Só abro exceções para posts como este, em que cada tópico é apenas uma ideia muito resumida.

6. Visualiza os pontos que queres abordar antes de os desenvolver: Em vez de ires escrevendo dicas/lições/sugestões/coisas aleatoriamente e, quando dás conta, desviaste-te do assunto ,ultrapassaste o número de tópicos que tinhas definido ou, pior, esqueces-te de algum tópico que querias mesmo falar, planifica quais são as palavras-chave ou frases de cada tópico. Escreves isso tudo ( a negrito, que se destaca mais) e só depois disso é que desenvolves o resto do post.

7. Numera os tópicos: Parece uma dica estúpida e óbvia, mas muitos bloggers não a põem em prática. Os leitores gostam de ver o progresso que estão a fazer com a leitura do post, e saber que se o post tem 10 tópicos, e vão no 5, estão quase a acabar. Além disso, as pessoas gostam que os ter a numeração para fazer comentários, referência de pontos a amigos ou partilhar nas redes sociais. Numerar os tópicos é especialmente importante em post longos.


E vocês? Costumam escrever posts em lista? Seguem estas dicas? O que acrescentariam?

9 comentários:

  1. Sendo tu a "rainha dos posts em lista", fiquei super contente em saber que cumpro a maior parte dos pontos desta lista. Gosto imenso de ler e de escrever este tipo de posts, são super dinâmicos e fáceis de ler.

    P.S. Muito obrigada por teres passado no meu blogue, fiquei super feliz de ver o teu comentário, pois és uma das bloggers que mais admiro e o teu comentário fez o meu dia e deu-me ainda mais força para continuar. Mais uma vez, MUITO OBRIGADA!

    Beijinhos,
    La La Land

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada eu, por este querido comentário <3. Sinto-me muito lisonjeada por me seguires e me admires tanto, e muito feliz por continuares com o teu blog, porque tens talento e, sem dúvida, terás muito sucesso.

      Eliminar
  2. Excelentes dicas! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Os posts demasiado compridos cansam-me logo, sou sincera hahaha :P Adorei as dicas!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim também me canso, só leio posts longos se forem mesmo interessantes :). Obrigada :).

      Eliminar
  4. Dicas exímias, como sempre, e a ter em conta!!!
    Beijinhos,

    LYNE

    ResponderEliminar
  5. olha ainda hoje cometi o erro que não enumerar o meu post não sei mas não gosto ahahha
    mas vou tentar mudar isso
    beijinhos, Akira do Viver num t0

    ResponderEliminar