"". Life of Cherry: 5 erros que cometes com posts em lista !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

21.7.17

5 erros que cometes com posts em lista


Após ter falado dos benefícios dos posts em lista para os blogs, e de ter escrito também um post em lista sobre como escrever um post em lista ( ironia de estar a escrever sobre algo que se está a fazer), vamos falar sobre os erros que se cometem ao escrever neste formato.

Pois é, ao contrário daquilo que parece, escrever posts em lista não é assim tão fácil, e podem-se cometer muitos erros. Aqui estão alguns erros que eu própria já cometi, e que muitos bloggers cometem.


1. Falta de pesquisa e/ou de informação: Um bom post em lista tem que conter informação ou conteúdo relevante sobre algo e, sobretudo, uma boa pesquisa. Se, por exemplo, fizeres um post sobre os tipos de base, mas só falares de dois tipos, mostra que não pesquisaste o suficiente sobre o assunto.

2. O post tem demasiados tópicos: Idealmente, o teu post em lista deve conter, no máximo, 15 tópicos. Mais do que isso já se torna um post demasiado longo, o que vai fazer com que os teus leitores se cansem de ler tantas palavras e percam interesse no teu post.

3. O teu conteúdo não é original o suficiente: O problema dos posts em lista é que, se fazes um post demasiado genérico, é muito provável que um blog com mais visibilidade já tenha feito algo semelhante, fazendo com que o teu post se torne irrelevante. É este o grande desafio de fazer posts em lista. Tal como qualquer outro post, é preciso ser-se original e tentar criar conteúdo o mais único e genuíno possível.

4. Existe incoerência entre o número de tópicos no título e no texto: Considero-me guilty, já fiz isto uma vez, e só reparei neste erro ( grave) quando alguém nos comentários me chamou a atenção para isso. Se tu escreves no título " 10 coisas...", mas acabas por escrever 12, nunca te esqueças de alterar o número, caso contrário, estarás a ser incoerente e os teus leitores estarão a ler mais do que aquilo que contavam. Um bom truque para evitar que isto aconteça é escreveres primeiro tudo aquilo que tens para escrever, e só depois colocar o número no título.

5. O post tem muitos links nele: Os posts em lista são muito bons para partilhares os links de outros posts com assuntos semelhantes aos tópicos que abordas. Mas, cuidado, demasiados links podem aborrecer as pessoas pelo excesso de " publicidade" ao teu próprio blog, além de fazer com que fiques pior posicionado nos motores de pesquisa do Google, por ficarem demasiado " confundidos" com tantos links ( eu sei que não é este o termo, mas eu não sou informática, não percebo nada disso).


E vocês? Já cometeram algum destes erros?

15 comentários:

  1. Sim, as vezes cometemos erros bobos mas que acabam fazendo o post se perder em conteudo

    Beijooos
    Le Duo

    ResponderEliminar
  2. Tenho alguns posts em lista no meu blogue e são os que eu tento ter mais cuidado exatamente por todos os tópicos que já apresentaste. Tento ser original, não massacrar com demasiados tópicos e estar informada sobre o que escrevo!

    ResponderEliminar
  3. É raro fazer publicações nesse formato, mas gostei de saber estas dicas :)

    r: Isso faz-me imensa confusão, porque acho que entram por um caminho que não lhes diz qualquer respeito.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Não costumo fazer posts em lista mas quando os fizer sei exatamente onde vir para os conseguir fazer da melhor maneira.

    ResponderEliminar
  5. É sempre bom estar bem informada,gostei desta rubrica.
    Beijinhos.

    https://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Sempre benéfico visitar o teu blogue e ler dicas deste género. Ajudam imenso para quem está a querer aumentar o tráfego e melhorar o conteúdo. Obrigado, mais uma vez, por este tipo de posts ;)

    Beijinhos,
    Ricardo
    www.opinguimsemasas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :). Fico feliz por achares os meus posts úteis.

      Eliminar
  7. confesso que não costumo fazer muitos posts desse género mas adorei as tuas dicas!
    beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pelas dicas.
    Beijinhos,
    Andie
    https://theninetysgirl.blogspot.pt

    ResponderEliminar