"". Life of Cherry: 5 consequências prejudiciais de coscuvilhar !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

9.6.17

5 consequências prejudiciais de coscuvilhar


Os mexericos e rumores, infelizmente, parecem que existem em todo o lado. Já na nossa infância, existiam vizinhas que coscuvilhavam sobre a vida uma das outras. Na escola, havia sempre um grupo de colegas que tratavam de espalhar rumores. Até no mundo do trabalho existem pessoas dispostas a espalhar mentiras. Apesar de sempre nos terem ensinado que coscuvilhar é feio, parece que não há maneira de parar este comportamento negativo e prejudicial.

Não vale a pena negar, todos nós já coscuvilhámos sobre algo. Até eu, que não sou nada dada a essas coisas, já o fiz. Contudo, é preciso evitar este comportamento ao máximo, a fim de impedir estas consequências negativas.


1. O karma vai lixar-te: Eu sou aquele tipo de pessoas que acredita no karma porque já vi muitas pessoas a lixarem-se pelo mal que me fizeram, e eu também já me lixei pelas coisas más que fiz aos outros. Se tu coscuvilhares sobre alguém podes ter a certeza que, mais cedo ou mais tarde, alguém irá coscuvilhar sobre ti. É a lei da vida. É importante tratar os outros como gostarias que te tratassem, e isso é um cliché por alguma razão.

2. As pessoas não te irão achar divertido/a: Já alguma vez conheceste uma pessoa que era coscuvilheira constantemente? Como é que te sentiste ao pé dela? Sentiste que te estavas a divertir? Provavelmente, a certa altura, começaste a ficar desconfortável e até irritado/a com tanta coscuvilhice. É exatamente desta forma que as pessoas se irão sentir que fores assim.

3. Vai isolar-te: Mais cedo ou mais tarde, coscuvilhar vai isolar-te. Além das pessoas não acharem divertido tu coscuvilhares, não conseguirão confiar em ti e, sendo a confiança a base de todas as relações ( quer de amizade quer amorosas), as pessoas irão afastar-se de ti.

4. Vais magoar os outros: Os piores efeitos dos mexericos é ferir os sentimentos dos outros. Se já foste alvo de mexericos e/ou rumores, certamente sabes o quanto custa. Portanto, para quê fazer isso aos outros? Quer seja verdade ou não, saber que alguém está a falar negativamente sobre a nossa vida é horrível, e deixa-nos muito em baixo. Por isso, põe-te sempre no lugar dos outros antes de coscuvilhar sobre algo.

5. Espalha mentiras:  Grande parte das vezes, os mexericos e rumores são mentiras. Talvez nem comecem dessa forma, mas quem conta um conto acrescenta sempre um ponto e, quando se dá conta, já se está a falar de algo que nunca aconteceu. Outras vezes, são logo mentiras desde o início. Ao coscuvilhares, estás a fazer com que estas mentiras se espalhem ainda mais e durem muito tempo, manchando a imagem e ferindo os sentimentos das pessoas.

16 comentários:

  1. É verdade que toda a gente já o fez, mas eu detesto quando o fazem constantemente porque há sempre alguma coisa que foi inventada, e isso é o pior.

    http://acasadabrancadeneve.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu nunca fui de fazer mexericos, posso conversar sobre a pessoa mas fazer mexerico ou rumores isso não mas conheço tanta gente que o faz, infelizmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De uma forma inconsciente, já o terás feito pelo menos uma vez, o que é nem sempre nos apercebemos.

      Eliminar
  3. Há uma "regra" criada pelo grande filósofo Sócrates que tento sempre seguir à risca sobre este mesmo tema. Sócrates dizia que para evitarmos conflitos e mexericos devemos passar no teste composto por três questões: "É verdade?", "É algo bom?" e "É útil?".
    Gostei muito do post, Cherry!
    Beijinhos.

    bloomblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é uma regra muito útil, que se toda a gente a seguisse, evitaria muitos conflitos.
      Obrigada :).

      Eliminar
  4. Uma boa fofoca momentânea é saudável, toda a gente faz. X tá com Y ou Y foi provido em vez de Z faz-se uns ah's e uns oh's mas passa, isso é o pão nosso de cada dia. É inevitável e dizer que não o fazermos é mentir. Agora inventar mentiras e rumores ou contarem-te um segredo e tu espalhares. Pior que tudo é os julgamentos pelas costas e assumir que se sabe a história toda e envenenar os outros. Isso já é outra conversa, é 100% reprovável e é o tipo de pessoas que queres estar a milhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo dessas fofocas, eu não sou a favor, não sou muito disso.

      Eliminar
  5. É simplesmente desnecessário espalhar energias negativas por aí, assim como não gostaríamos que o fizessem sobre nós!
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. "Se ele/a me está a contar isto a mim que nem devia saber, imagino o que anda a dizer sobre mim!" É o que penso sempre que alguém começa com mexericos à minha beira. Abomino e tento mesmo não o fazer!!!

    ResponderEliminar