"". Life of Cherry: 5 benefícios de escrever à mão !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

8.6.17

5 benefícios de escrever à mão


A tecnologia tornou-se algo tão dominante nas nossas vidas, que é quase impossível não fazer algo sem recurso a um computador. Nos dias de hoje, usamos o computador no trabalho, para estudar, e até para as tarefas mais simples do quotidiano, como fazer compras.

Com os computadores, tablets e afins, escrever à mão passou um pouco para segundo plano, e mesmo quem considere isso desnecessário. Contudo, eu cá sou da opinião que escrever à mão ainda é bastante importante, e tem muitos benefícios.


1. Memorizas mais e melhor: Há uns tempos atrás, fiz um post sobre como melhorar a nossa memória, e uma das coisas que referi foi que escrever à mão ajuda-nos a memorizar mais e melhor. Escrever no computador é mais rápido, mas vários estudos comprovam que, ao escrevermos à mão, conseguimos reter mais informação do que aqueles que escrevem num teclado. É por isso que, quando estudo, faço sempre resumos à mão em vez de fazer no meu PC.

2. Treinas o teu cérebro: Escrever à mão requer mais capacidade cognitiva do que escrever num teclado. Como escreves mais devagar à mão, o teu cérebro tem tempo para reter a informação e armazená-la como deve ser.

3. Estás mais concentrado/a: A internet está ligada, tens o Facebook aberto, estás a receber mensagens, e de repente lembras-te de consultar o preço de uma camisola que queres comprar. Nos dispositivos eletrónicos existe todo o tipo de distrações. Quando queres ser criativo, trabalhar ou estudar, o ideal é escreveres à mão, se for possível ( digo isto porque, se tiveres que entregar um relatório ou trabalho, normalmente exigem que seja a computador mas, ainda assim, numa fase inicial, podes escrever à mão, para organizares melhor as tuas ideias).

4. Resumir e fazer esquemas: No papel, é muito mais fácil de resumir a informação e fazeres esquemas para organizares melhor as ideias. No computador, acabas sempre por escrever palavras de mais e perderes o contexto daquilo tudo.

5. Torna-te mais criativo/a: Embora eu escreva grande parte dos posts para o meu blog a computador, para poupar tempo, os melhores posts que já escrevi foram escritos à mão. Sinto-me muito mais criativa quando escrevo à mão, e há uma razão para isto. Como escrever à mão requer mais capacidade cognitiva do que escrever num teclado, encoraja também mais criatividade.


E vocês? Gostam de escrever à mão? Quais é que são os benefícios, na vossa opinião?

14 comentários:

  1. Realmente sinto que retenho muito mais informação quando escrevo à mão, mas não sinto muitas distracções quando uso o computados, tendo a ser bem rigorosa com isso e só uso a Internet nos momentos de pausa.
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, se me focar como deve ser, também não me distraio, mas existem muitas pessoas que se distraem.

      Eliminar
  2. Por acaso, gosto imenso de escrever à mão, mas faço-o muito pouco já :(
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  3. Eu até gosto de escrever à mão, mas não o faço muitas vezes.
    Quanto a trabalhos da universidade, principalmente por fazer o curso de computação, não tenho muita oportunidade de os fazer à mão. Porém, lembro-me bem de ter feito um no primeiro ano do curso... Deu bastante trabalho, mas tirei nota máxima, e acho que aprendi muito mais do que se tivesse feito no computador.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje em dia, as universidades também exigem que todos os trabalhos sejam feitos em computador.

      Eliminar
  4. Passo tanto tempo em frente ao computador que às vezes quando pego na caneta, a letra sai toda distorcida mas ainda escrevo algumas vezes à mão e sem dúvida que na escola, preferia fazer apontamentos à mão porque decorava melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, uma pessoa às tantas já nem sabe escrever à mão xD.

      Eliminar
  5. Também sou dessas que faz os resumos de matérias à mão e para mim não existe melhor método... conseguimos reter mais matéria!

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Não arranjo um único ponto para discordar. Gosto muito mais de estudar quando implica não vir ao pc, escrever e esquematizar tudo e mais alguma coisa. Sinto sempre que as coisas que sei melhor são aquelas onde escrevi cada palavra com muita atenção!
    Beijo enorme e muita criatividade para ti <3

    ResponderEliminar
  7. Hoje em dia, é tão raro escrever à mão.


    Ms. Telita | Telita LifeStyleFacebookinstagramTwitter



    • passatempo no blog: giveaway


    ResponderEliminar
  8. Eu prefiro mil vezes escrever tudo à mão. Pode demorar mais tempo mas acho que ganho mais dessa forma.
    Beijinhos grandes.

    bloomblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar