"". Life of Cherry: 5 maneiras simples de causar uma boa primeira impressão !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

19.2.17

5 maneiras simples de causar uma boa primeira impressão


Quando conheces alguém, quanto tempo demoras a formar uma impressão dessa pessoa? 5, 10, 15 minutos? A maior parte de nós forma uma impresão de alguém após 5 minutos de conversa, o que, digamos, não é muito tempo, o que justifica, por vezes, a enorme pressão que sentimos.

Já foram várias as situações da minha vida em que tive que formar uma boa impressão rapidamente. Começou nos primeiros dias de escola, nas turmas novas, entre professores, em jantares, mais recentemente em ambientes de estágio. Nem sempre é fácil, nem sempre toda a gente fica com uma boa impressão minha, principalmente por eu ser um pouco tímida mas, após muitos anos e algum treino, acho que agora as pessoas têm uma boa impressão minha a maior parte das vezes.

Causar uma boa impressão pode ser complicado, mas se parares para pensar e seguires estas dicas simples, certamente será mais fácil. Mas lembra-te, mesmo se isto não resultar, é sempre possível reverter uma má impressão ( é mais difícil, porque a primeira impressão marca, mas não é impossível).


1. Faz a tua pesquisa: A primeira pergunta que te deves fazer é " Quem é que queres impressionar?". Será um simples colega de escola, um potencial namorado/a, a mãe do teu namorado/a ou um chefe de trabalho? Fazer a tua pesquisa é mais fácil em situações informais, do que em situações formais, como uma entrevista de emprego, mas é importante que a faças, para evitar comportamentos inapropriados ou fora do contexto.

2. Prepara-te e pratica: É especialmente importante se fores uma pessoa tímida, com ansiedade  ou que sofre de Síndrome de Timidez Inicial. Pratica os tópicos que tu vais falar, a tua linguagem corporal e, se puderes, anedotas sobre a tua vida se for preciso animar a coisa. Mas cuidado, não caias na tentação de memorizar tudo, senão vais parecer um robô em vez de um humano!

3. Cuidado com a linguagem corporal: Tal como já falei uma vez aqui, a tua linguagem corporal pode dizer muito sobre ti. Se andas com as costas tortas e com a cabeça baixa, pode significar que estás inseguro/a. Por outro lado, se andas com a cabeça altiva, costas direitas e um sorriso na cara significa que estás confiante, e na hora de causar uma boa impressão, é esta mensagem corporal que queres transmitir.

4. Veste-te a rigor, conforme a ocasião: As aparências não são tudo, mas também contam, principalmente na hora de causar uma boa impressão. A primeira imagem que temos de uma pessoa, usualmente, é aquela que fica, e tu de certeza que não queres ser recordado/a como alguém com um aspeto desleixado ou feio. Por isso, veste a tua melhor roupa, mas conforme a ocasião, claro.

5. Sê tu mesmo/a: Apesar de toda a preparação e treino que possas ter que fazer na hora de conhecer alguém, no final do dia, o importante é que sejas tu mesmo/a. É possível manter uma boa postura e boas maneiras e, ao mesmo tempo, transmitir a nossa personalidade e essência. O truque é que haja um equilíbrio entre essas duas componentes.


E vocês? Que truques usam para causar uma boa impressão?

13 comentários:

  1. Estas cinco digas são importantíssimas para a primeira entrevista de emprego :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois são, tenho a certeza que são muito úteis para esse tipo de situações :).

      Eliminar
  2. E não fossem os nervos tudo isso era mais fácil... Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Truques e dicas interessantes. Gostei de ler :)

    ResponderEliminar
  4. Todas as dicas, corretas e todas importantes! Mas acho que a linguagem corporal é o maior "traidor". Grande parte das pessoas não tem consciência do seu corpo e arriscam-se a estar a dizer uma coisa e passar completamente o oposto, pois o comportamento denuncia o que estamos realmente a sentir.
    Também sofro do "Síndrome da timidez inicial"(li o post também) - quase sempre - e isso também influencia bastante. Mas no meu caso é mais no caso de me relacionar e ter conversas "normais" do que em entrevistas. Felizmente, julgo eu ahah.
    Ótimo assunto para abordar :)

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Verdade, nós nunca costumamos dar atenção à nossa linguagem corporal, e esta acaba sempre por nos trair e fazer passar mensagens que não queremos. Aprendi isso da pior maneira no meu estágio do ano passado.

      Eliminar
  5. ótimas dicas :)
    Beijinhos
    http://eyeelement.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Acho que o mais importante é mesmo sermos nós mesmos!
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. A preparação e o visual são essenciais. Quando mais preparada estiver mais calma fico e, consequentemente, mais natural consigo ser.

    ResponderEliminar