"". Life of Cherry: 10 coisas que não deves fazer no dia de um teste !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

29.1.17

10 coisas que não deves fazer no dia de um teste


É o dia do teste. Estás preparado/a? Nem precisas de responder se tiveres a planear fazer alguma das coisas de que vou falar, porque a resposta é imediatamente não.

Ao longo da minha vida de estudante, já cometi alguns destes erros, e já vi muitos alunos cometerem outros tantos que, frequentemente, nos levam a falhar num teste. Portanto, no dia do teste, certifica-te que não cometes nenhum destes erros.


1. Estudar pela primeira vez: Parece bastante óbvio, mas por alguma razão misteriosa que me escapa, existem sempre alunos a fazer isto. O dia do teste não é o dia em que deves começar pela primeira vez. No dia do teste nem se deve estudar muito, quanto mais pela primeira vez! No máximo, só deves rever a matéria. Se não estudaste a matéria, não é no dia que a vais estudar, tiveste meses/semanas ou, no mínimo, dias para isso. Estudar no próprio dia só vai fazer com que te sintas mais stressado/a e entres em pânico.

2. Sair da cama 30 min antes do teste: Lá porque no horário diz que o teste é às 9 horas, não quer dizer que devas aparecer lá exatamente a essa hora. Normalmente, até há indicações para apareceres 15 minutos antes da hora de começo, para todos os alunos se sentarem e os professores distribuírem os testes. Mas caso não haja nenhum tipo de indicação nesse sentido, deves sair mais cedo de casa na mesma, porque podes apanhar trânsito, o autocarro pode-se atrasar, se tens carro tens que arranjar lugar para estacionar,...

3. Ir para o teste após uma noite de festa: Também me parece óbvia, mas pelos vistos há alunos ( principalmente universitários), que acham que é boa ideia sair à noite ou fazer uma festa com os amigos na noite antes do teste. Pode parecer divertido festejar na noite antes do teste, mas acredita que no dia a seguir será tudo menos divertido! Estarás cheio/a de sono,  cansado/a, não terás capacidade de te concentrares, logo terás grande probabilidade de falhar.

4. Não dormir o suficiente: Eu sei que, por vezes, com o stress e nervosismo que a prova traz, é difícil dormir, mas tem que ser, tens que te esforçar um pouco nesse sentido. Não dormir, tal como já disse acima, fará com que te sintas cansado/a e com pouca capacidade para te concentrares no dia a seguir ( lê: como dormir melhor).

5. Ir para o teste após uma direta a estudar: Como já expliquei uma vez neste post, não sou a favor de diretas para estudar, muito menos na noite antes do teste. Além de estares cheio/a de sono no dia a seguir, é pouco provável que te lembres da matéria que foi memorizada à pressão, às tantas horas da madrugada, quando já estavas a cafés para te aguentar. Sou da opinião que mais vale saber pouca matéria e estar com energia para um teste, do que tentar saber tudo(?) e depois ir para lá exausto/a.

6. Usar roupa desconfortável: Obviamente, todos nós nos queremos sentir lindos e confiantes no dia do teste, por isso queremos certificar-nos que usamos o nosso melhor look. No entanto, por vezes, a roupa mais bonita não é, de todo, a mais confortável. Não estou a dizer para não ires bonito/a para o teste ( muito pelo contrário, sou a favor, vais mais confiante), no entanto não deves ir desconfortável para um teste, onde estarás pelo menos 90 minutos a raciocinar e a fazer escolhas. Certifica-te que levas roupa confortável, quentinha ou fresquinha consoante a estação, pouco apertada e com tecidos pouco irritantes para a pele.

7. Saltar o pequeno-almoço: A tua barriga parece estar a rejeitar comida de manhã por causa das questões assustadoras que poderão sair no teste, porém saltar a refeição mais importante do dia não te vai ajudar em nada, aliás, pode piorar a tua situação, fazendo com que te sintas sem energia e percas a concentração. Come algo leve, mas que te dê energia suficiente, não só para fazeres o teste, como para te aguentares o resto do dia.

8. Tomar um pequeno almoço pesado demais e cheio de porcarias: Não deves saltar o pequeno-almoço, mas também não deves fazer deste uma refeição pesada e cheia de porcarias, muito menos antes de um teste! Comer doces ou fritos e/ou demasiada comida antes do teste fará com que fiques com uma digestão mais lenta o que, por sua vez, te retirará grande parte da energia para fazeres essa digestão, para não falar da sensação de enfartamento com que ficas.

9. Fazer exercício físico muito intenso antes do teste: Embora esteja comprovado que fazer exercício físico antes de um teste ajuda-te a relaxar e a aliviar o stress, se não estás habituado/a a correr, por exemplo, poderás sentir-te mais cansado/a do que aquilo que seria desejável, ou mesmo criar possíveis lesões. Mesmo que faças exercício físico regularmente, fazer um exercício demasiado pesado antes da prova poderá deixar-te exausto/a, e retira-te toda a energia que precisas para fazeres o mesmo.

10. Esqueceres-te do teu B.I/ Cartão de Aluno: Este ponto é muito importante, uma vez que há escolas/faculdades que proíbem alunos sem identificação de realizarem teste ( e seria mesmo chato teres que fazer o teste noutro dia só porque te esqueceste da identificação). Por isso, antes de sair de casa, certifica-te que tens o B.I ou o cartão de aluno contigo, e que este ainda é válido.


E vocês? O que é que acham que nunca se deve fazer antes de um teste?

22 comentários:

  1. Eu tenho imenso cuidado com o tempo que durmo antes de um teste, não há nada pior que fazer um teste cansada!
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Tenho a dizer que já fiz algumas coisas desta tua lista que não devia, mas sem dúvida a que mais me custou foi "Ir para o teste após uma noite de festa". Já fui a um jantar de curso antes de um teste (era de Inglês, era na boa e era às 11h) mas mesmo assim senti-me culpada em ir e o quanto custou levantar-me no dia seguinte. No entanto, tentei vir para casa o mais cedo possível para poder descansar.

    ResponderEliminar
  3. Nunca cometi nenhum destes erros a não ser o "Não dormir o suficiente". Na verdade, aguento-me bem com 3-4 horas de sono na véspera do exame. Depois da prova já posso dormir, é nisso que me foco.
    Aparentemente, a falta de sono não afeta os meus resultados e consigo manter a concentração e a rapidez de raciocínio desde que seja uma coisa pontual... Nas restantes noites durmo sempre entre 7 e 8 horas.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não, não sei como aguentas.
      Bem, mas se não afeta os teus resultados, e se dormes bem nas restantes noites, menos mal :).

      Eliminar
  4. Durante vários testes na faculdade me pediram o BI e eu tremia por todo o lado até o encontrar na mala. Boa lista de dicas :)

    ResponderEliminar
  5. Estas indicações são importantíssimas Cherry! Tento sempre segui-las a todas à risca, para qualquer tipo de avaliação, prova e entrevista. Tem de ser. Temos de nos sentir plenos para nos sairmos bem. Adoro estes teus posts. A sério que sim Girl. Tornas tão fácil e bonito ler-te!
    Beijo gigante 😙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh muito obrigada pelo teu comentário fofo, fico mesmo feliz por gostares de ler o meu blog :).

      Eliminar
  6. Cherry, desculpa estar a usar a caixa de comentários deste post para uma coisa que não tem nada a ver. Vi a tua fotografia dos produtos que usas para o acne no instagram (e não tenho insta, daí perguntar por aqui); a tua dermatologista referiu alguma coisa sobre o efeito do Acnatac sobre a pílula? (Pergunto só por curiosidade, já ouvi coisas contraditórias; a questão até pode ser irrelevante para ti :) beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem problema :). Não, a minha dermatologista não falou em nada disso, aliás, eu tomo a pílula e nunca se manifestou nada do género. Se houvesse alguma contraindicação, a minha dermatologista dizia-me :).

      Eliminar
  7. Acho que só cometi um erro desses, não dormir o suficiente. Por vezes fico ansiosa e não consigo dormir nem em qualidade nem em quantidade ...
    Beijo ♥
    Trovoada dos Sonhos

    ResponderEliminar
  8. Acho que também se pode aqui salientar o facto de não estar a esclarecer dúvidas momentos antes do teste... falo por mim, é quase certo que começo a confundir tudo o que sei e chego a duvidar do que estudei.

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu odeio isso, cada vez que alguém tira dúvidas à minha beira ou quer tirar dúvidas comigo minutos antes do teste, eu afasto-me logo!

      Eliminar
  9. Adorei as dicas!
    Também não sou muito a favor de diretas a estudar, pelo que nunca o fiz e espero não ter de o fazer, mas sei de muitos alunos, principalmente universitários que o fazem. Será por falta de organização do tempo ou por outro motivo?

    myboulevardblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :).
      Às vezes é falta de organização de tempo, mas a maior parte das vezes é procrastinação, que resulta em trabalho acumulado.

      Eliminar