"". Life of Cherry: Filme: Mean Girls (2004) !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

23.9.16

Filme: Mean Girls (2004)


Já algum tempo que não faço um post sobre um filme, por isso decidi fazer um hoje. Com o começo da faculdade o tempo não tem sido muito, não tenho visto filmes com tanto que já tenho para estudar, por isso decidi falar-vos do meu filme preferido de adolescentes e que já é um clássico.

Como sempre, não há spoilers, podem ler à vontade. Aviso só que o trailer deste filme revela muito do mesmo, quase que diz o final, mas ainda assim deixei o link mais abaixo se o quiserem ver.


Sinopse


Criada num universo selvagem pelos seus pais em África, Cady Heron, de 15 anos, encontra-se agora numa selva bem diferente: a de uma escola secundária. No meio de outros adolescentes, Cady pensa se é realmente capaz ou não de sobreviver às novas regras ( Trailer: aqui ).


A minha opinião


Pela sinopse, toda a gente já consegue reconhecer o formato deste filme: uma adolescente vai para uma escola nova, e tenta adaptar-se no meio da confusão que é o secundário. A história parece não ser nada de novo. Mas garanto-vos que este filme é dos melhores filmes de adolescentes que vão ver.

 Embora tenha alguns clichés típicos de filmes sobre o Secundário, este retrata os jovens como eles realmente são e os seus verdadeiros problemas, sem aquela cena do " adolescente que se preze não tem borbulhas, é chefe de claque ou jogador de futebol, e é bonito/a todos os dias, mesmo quando o filme insiste em fazer com que toda a gente à volta diga que não é." Ok, talvez tenha algumas destas cenas, afinal é um filme americano que retrata escolas secundárias americanas, mas não é isto que é realmente importante no filme. Aquilo que é realmente importante são as questões que são abordadas, como todo o drama de ser rapariga e de ter que lidar com  as outras ( e toda a gente sabe que as relações entre raparigas/mulheres são tudo menos fáceis), a necessidade que sentimos de pertencer a um grupo, todas as regras sociais que existem no Secundário e como é realmente difícil passar por esta etapa, a necessidade de pertencer ou deitar abaixo o grupo das raparigas populares da escola ( todas as escolas tem o grupo das " populares")....

Tratando-se de uma comédia, obviamente que muitas das cenas que vão ver são exageradas e hilariantes, mas todas elas têm o seu fundo de verdade, e facilmente nos identificamos com as situações retratadas, porque certamente também as vivemos no Secundário ou mesmo no Básico ( já que, hoje em dia, os jovens têm tendência a fazer tudo cada vez mais cedo).

O que é curioso, e quem vir o filme vai perceber isto, é que não existem vilãs no filme. Independentemente de serem as raparigas populares ou não, tudo o que as personagens femininas estão a fazer é serem simples raparigas adolescentes e agirem como tal. E, por vezes, sobreviver ao secundário envolve ser um pouco bitch de vez em quando. Muitas vezes, o pior comportamento de um adolescente é apenas uma tentativa de ser aceite e, por vezes, esse tipo de comportamento persiste na vida adulta. 

" Mean Girls" é, principalmente, o retrato do mundo feminino na adolescência, com todos os dramas, problemas, dúvidas... Porém, também é um retrato da vida escolar, que também envolve diversos dramas e problemas. É um filme inteligente, engraçado e uma sátira muito esperta do Secundário. Vale a pena reservar um tarde para vê-lo.


E vocês? Já viram o filme? O que acharam?

Podem ler mais reviews de filmes aqui .

16 comentários:

  1. Não conheço o filme mas já o vou apontar para o ver mais tarde!

    Beijinhos, Hellen
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. se não for segredo, porque é que os teus pais não deixam?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebi a pergunta linda, não tem muito a ver com este post, mas se te explicares melhor eu respondo-te.

      Eliminar
  3. Eu gosto bastante deste filme, e já os vi à uns aninhos. Depois deste , também já vi o 2 com novas personagens.
    Posso estar errada mas ouvi rumores de que iam lançar brevemente o novo filme com essas mesmas personagens , deste filme , mas com elas mais velhas, anos depois :)
    É um excelente filme e claro que adoro voltar a vê-lo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não vi o 2 , não me parece ser tão bom como o primeiro.
      A sério? Eu gostava muito, mas não sei, a Lindsay Lohan já não é a atriz que era ( por causa das drogas e assim).

      Eliminar
  4. Adoro adoro adoro este filme, fez parte da minha infância! Como tudo o que tivesse a Lindsay Lohan xD
    LA VEINE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Lindsay Lohan era uma excelente atriz, eu adorava-a, pena ter-se metido por maus caminhos, ninguém diria que ela agora seria um fracasso.

      Eliminar
  5. "On Thursday we wear pink".... um clássico!
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Já vi inúmeras vezes esse filme e adoro! Acho-o hilariante, mas como tu disseste também tem o seu lado refletivo, e podemos ver o quanto uma pessoa está disposta a fazer para simplesmente se integrar num grupo!
    http://foxwhisper.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é realmente impressionante o que os adolescentes fazem para se integrar num grupo!

      Eliminar
  7. Cheguei a ver esse filme e é daqueles filmes bons para um fim de semana à tarde!

    ResponderEliminar