"". Life of Cherry: Vantagens e desvantagens de usar stock photos no teu blog !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

16.6.16

Vantagens e desvantagens de usar stock photos no teu blog


Como sabem, há já algum tempo que uso stock photos no blog,  em grande parte por não ter uma câmara fotográfica de qualidade, por isso recorro a estas fotografias de grande qualidade grátis. Já cheguei a sugerir no blog 5 sites onde podem encontrar este tipo de fotos.

Se ao início só via as vantagens de usar este tipo de fotos, com o passar do tempo comecei a aperceber-me das suas desvantagens. Usar stock photos pode ser um método rápido de arranjar fotos de qualidade para o nosso blog mas, por vezes, pode não ser o mais eficaz. Existem um conjunto de vantagens e desvantagens em relação ao seu uso,  que dependem  de vários fatores como o objetivo do nosso blog e que, portanto, devem bem ponderadas.


Vantagens



1. Não tens que te preocupar em estar sempre a tirar fotografias: Se queres uma fotografia para um post do teu blog, basta a ires um site de stock photos e escolher a que mais se relaciona com o teu post.

2. A qualidade das fotos não depende da qualidade da tua câmara fotográfica: Não tens de te preocupar com o facto de o teu telemóvel tirar fotos de má qualidade e de, provavelmente, precisares de comprar uma câmara DSLR.

3. Não precisas de perder tempo a editar fotos: A não ser que lhes queiras dar um toque mais pessoal ou pôr o título do post, as fotos que retiras do site já estão editadas e prontas a usar.

4. Há uma grande variedade: Basta pesquisares o tipo de foto que queres ( por exemplo, paisagens), e encontrarás logo uma grande variedade. Encontras facilmente a foto que se encaixa no teu post.

5. É um método rápido: Se precisares de publicar um post o mais rápido possível e não tiveres tempo de tirar fotos, recorrer a stock photos é, sem dúvida, a maneira mais rápida de conseguires uma foto para o teu blog. É só pesquisares a imagem que queres, fazer download e está pronta a usar. É uma boa maneira de poupares tempo para te dedicares mais a outros aspetos do teu blog.

6. A maioria das fotos são grátis: A maior parte dos sites ( como os que eu referi no link acima) são grátis, portanto poupas imenso dinheiro em câmaras fotográficas ou fotógrafos.



Desvantagens



1. As fotos do teu blog não são exclusivas: Uma vez que a maior parte das stock photos são grátis, qualquer pessoa tem acesso a estas, e pode usá-las, a qualquer momento, no seu blog. Ao usares este tipo de fotos, vais ter que estar preparado/a para ver a qualquer momento um blog que usou a mesma foto que tu num post. O facto de dois blogs terem a mesma foto pode resultar em visualizações mais baixas, uma vez que confunde os motores de pesquisa do Google.

2. Às vezes é preciso muita pesquisa até encontrar "a imagem perfeita": Como já cheguei a confessar neste post, por vezes demoro demasiado tempo a encontrar a imagem ideal para um determinado post, o que chega a ser bastante irritante, pois poderia usar esse tempo para escrever mais posts.

3. Às vezes, as fotos podem parecer demasiado generalizadas: Isto porque os fotógrafos que tiram este tipo de fotos querem alcançar o maior número de pessoas possíveis, o que pode resultar em fotos demasiado gerais e até um pouco clichés.


4. Se não seguires corretamente os direitos de autor, podes arranjar problemas: A maior parte das stock photos são grátis e não têm qualquer tipo de direitos de autor, podem usar na hora sem referir a fonte, contudo algumas fotos podem conter direitos de autor. É preciso ler com atenção as normas de um determinado site de stock photos para perceber se podem usá-la sem referir a fonte ou não.


Apesar de tudo, usar stock photos  tem  mais vantagens do que desvantagens ( não me lembrei de mais desvantagens além de 4, se quiserem referir mais nos comentários, estejam à vontade), por isso é que eu continuo a usá-las.


Usam este tipo de fotos no teu blog? Quais é que acham que são as vantagens e desvantagens de as usar?

8 comentários:

  1. Eu costumo tirar as fotografias que utilizo no meu blogue, porque a minha camara tem boa qualidade. Mas acho que esse tipo de fotos são uma óptima forma de personalizar o teu post, desde que procures, como dizes, a ideal.

    Giveaway de um colar de 2 camadas com a Born Pretty ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer dia, quero comprar uma câmara boa e aprender fotografia :). Acho que seria muito bom para o meu blog.
      Sim, se encontrarmos a ideal ( o que por vezes dá uma trabalheira!) , dá um ar mais bonito e apelativo ao post.

      Eliminar
  2. Confesso que a partir do momento em que comecei a utilizar fotografias da minha autoria no meu blogue, senti automaticamente um empowerment no Bobby Pins. Senti mais orgulho nas minhas publicações, senti que garanti que as publicações fossem cada vez mais exclusivas, completas e que me reflectiam quase na totalidade. É uma enorme sensação de poder e orgulho quando és tu que podes escolher a imagem que representa as tuas palavras e receber feedback não só do que escreves mas da forma como observas o mundo e como consegues encontrar uma fusão entre o que escreves e o que vês. Para mim, foi uma conquista tão grande na minha experiência de blogger que, por muito que seja mais fácil usar stock, jamais regressaria a essa rotina.

    Ainda assim, claramente compreendo a tua analogia porque também eu já passei por ela e reconheço as mesmas vantagens e desvantagens :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei quando fizeste essa mudança no teu blog! Parece que o teu blog ficou ainda mais Inês do que antes. Antes o teu blog já era espetacular, mas agora ainda ficou mais! As fotografias da nossa autoria dão mais individualidade ao nosso blog, tornam-no mais único.

      Usar stock photos tem as suas vantagens, mas um dia quero ter uma câmara fotográfica boa e aprender a tirar fotografias decentes para o meu blog :)

      Eliminar
  3. Deixei-me de tumblrs e afins e passei a usar apenas imagens de sites do género, pela fantástica qualidade. Mas como já deu para perceber, dou sempre aquele toque especial com os títulos (na maioria delas). Não vejo desvantagens, para ser sincero. Claro que se as fotografias fossem minhas faria mais sentido e seria algo mais meu (como a Inês tão bem descreveu), mas no meu caso não acho que faça sentido tirar fotografias para TODOS os meus posts :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu antes também usava fotos do tumblrs e do we heart it, mas depois descobri estes sites e nunca mais quis outra coisa! Pessoalmente, não gosto muito de ver fotos com títulos em todos os posts de um blog, mas isso são gostos obviamente. Para mim, imagem é imagem e texto é texto, não compreendo a moda de pôr texto na imagem.
      Sim, para mim também não faria sentido isso :).

      Eliminar
  4. Quando comecei toda esta coisa de ser Blogger, exetuando as fotografias dos livros, quase tudo o resto dependia de downloads que fazia de uma certa fotografia que se adequasse à publicação em questão... Só que com o passar dos dias, fui-me apercebendo de que eu até que tinha jeito para a fotografia, e que ter um blogue era a desculpa perfeita para dar uso à máquina fotográfica que tenho, então agora raras são as fotografias que pertencem ao stock photos... Claro está que, quando eu não tenho uma fotografia que se adeque a um tema, e preciso mesmo de uma, pesquiso e utilizo, mas agora é raro! Tanto que quando uma fotografia é da minha autoria, coloco a assinatura no lado inferior direito.... E quando não tenho o que quero, publico apenas o texto, o que funciona muito bem para mim! ^^

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorava ter uma câmara fotográfica boa, porque acho que fotos da nossa autoria dão outro nível ao nosso blog, tornam-no muito mais pessoal e aproxima-nos dos nossos leitores :).

      Eliminar