"". Life of Cherry: O que não deves fazer num dia mau !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

18.6.16

O que não deves fazer num dia mau


Todos nós temos dias maus, dias que parecem começar logo da maneira errada, em que tudo corre mal, e acabamo-nos por sentir inúteis, falhados, cansados e deprimidos. Mas, tal como a frase inglesa "Its just a bad day, not a bad life" ( É apenas um dia mau, não uma vida má) o diz, estes dias acabam sempre por serem ultrapassados, embora muitas vezes não o pareça.

Quando estamos num " dia não" é muito difícil pensar racionalmente e deixamo-nos,muitas vezes, levar pelas nossas emoções, o que nos leva  a fazer as coisas que vou enumerar a seguir.

Por isso, se tiveres a ter um dia mau e sentires-te em baixo, não faças mesmo estas coisas.


1. Focar-te no problema e não na solução: É algo que faço com muita frequência ( por ser um pouco pessimista) e que quero corrigir. Aquilo que te está a atormentar deve ser resolvido, e não guardado para sempre na tua memória. Deves procurar encontrar a solução para o teu problema em vez de pensares em " porque raio tive que ter este problema?".

2. Estares sempre a queixar-te do(s) teu(s) problema(s): Embora desabafares sobre os teus problemas com quem confias possa fazer-te bem, estar sempre a falar sobre os teus problemas pode irritar os teus amigos e familiares e, pior, afastá-los. Além disso, não é saudável estares sempre a falar dos teus problemas, acabas por ficar mais deprimido/a do que já estás.

3. Sentires-te mal por te sentires mal: Tentar ser feliz o tempo todo é um objetivo impossível, ninguém consegue fazer isso. Todos nós estamos tristes de vez em quando, e temos todo o direito de estar assim. Em vez de te sentires mal por estares assim, permite-te sentires esses sentimentos negativos durante um (curto) período de tempo, e depois tenta compreender a causa desses sentimentos.

4. Renderes-te à fome emocional: Um pouco de chocolate num dia mau não faz mal a ninguém, mas deixares-te levar demais pela tua tristeza e começar a devorar toda a comida que te aparece à frente não é a melhor maneira de lidar com os problemas. Além de prejudicar significativamente a tua saúde, só vai fazer com que te sintas pior contigo próprio/a.

5. Trancares-te em algum lado: Quando estás a ter um dia mau não deves ficar em casa ou presa no teu local de trabalho, o melhor que tens a fazer é sair à rua, caminhar/passear e apanhar um pouco de ar fresco.


E vocês? Faziam algumas destas coisas?

10 comentários:

  1. E eu que ia a ler isto tão feliz da vida por até fazer todos estes pontos quando me deparo com o número 4! E pronto, descarrilou tudo. Se em dias bons já é difícil resistir ao chocolate em dias maus então é impossível.
    No meu acaso acrescentaria um ponto 6 que seria manter-me afastada das lojas.

    Beijinho.
    Lilum
    O Meu Dolce Far Niente
    Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu escrevi nesse ponto que um bocadinho de chocolate não faz mal, até faz bem. Só estava era a falar no caso de pessoas, que em dias maus, devoram literalmente toda a comida que vêem à frente e depois até ficam maldispostas.
      Eu não diria para te manteres afastada das lojas, a não ser que tenhas pouco autocontrolo, para mim fazer compras é uma boa terapia :).

      Eliminar
  2. Acabo sempre por cair no ponto 1, infelizmente...
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente não concordo com todos os pontos. Todos temos dias maus; faz parte. E, num dia mau, o ideal é não forçar e aproveitar o dia mau como ele merece - comer todas as porcarias que nos apetece, ficar na cama a ver filmes se for essa a nossa vontade. Com a certeza (e aí estamos de acordo) de que é um dia mau e não uma semana ou uma vida má. Aproveitar o dia mau para que os restantes sejam felizes e produtivos é o meu truque. Tenho direito a um dia mau de vez em quando e tenho direito a ficar em casa se não tiver disposição para sair mas não deixo que se prolongue :)
    Porém, e importante salvaguardar que não faço disso um hábito. É um dia de vez em quando, porque também precisamos disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São truques. No meu caso, eu não gosto de me deixar levar demasiado pelo dia mau, dou 5 minutos a mim própria para chorar tudo, e depois arranjo uma maneira de resolver as coisas e ultrapassar o dia, tentando cumprir estes pontos que disse aqui. Se me deixar levar demasiado pelo dia mau, este em vez de ser só um dia transforma-se logo em 2 dias ou mesmo em uma semana.
      Mas compreendo o teu truque, há dias em que só dá mesmo para deprimir e ver um filme no sofá.

      Eliminar
  4. Por vezes precisamos de uma pausa para recarregar baterias, mas sem dúvida que, mesmo nesses casos, é mais importante pensar na solução do que no problema. O problema já existe e, ou não se pode fazer nada e está naturalmente resolvido, ou pode-se fazer alguma coisa e então toca de encontrar a solução e pô-la em prática! Acho que é muito mais fácil lidar com um problema quando o vemos desta forma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes chorar faz falta, até alivia a alma, mas a maior parte das vezes é mesmo melhor pensar na solução em vez de chorar pelo problema em mãos.

      Eliminar
  5. Já cheguei a fazer grande parte das coisas que enumeraste, mas aprendi a lição e fico muito feliz por isso! Embora continue a ter os meus momentos maus, aproveito-os da melhor forma, retiro do desgosto uma incontrolável vontade de exercitar ou dançar, tento animar-me com as coisas de que gosto, ficando logo bem... Aprendi a valorizar os maus momentos, pois grande parte deles é que me ensinam a lidar com a vida, de um modo geral... E é uma pena que muitas pessoas não o saibam fazer devidamente...

    Belos conselhos Cherry!
    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também lido com os momentos maus dessa forma. Quando os problemas não dão para resolver, procuro ocupar a mente com coisas mais produtivas como essas.
      Obrigada :)

      Eliminar