"". Life of Cherry: Truques simples para te manteres saudável. !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

30.3.16

Truques simples para te manteres saudável.


Nem sempre fui uma pessoa completamente saudável. Nunca tive nenhum problema de saúde, é certo, mas nunca tive um estilo de vida completamente saudável. Aliás, quando era mais nova, comia muitos doces todos os dias, bebia litros de sumo, bebia pouca água e não fazia exercício físico nenhum. No entanto, graças à minha genética milagrosa, fui sempre magra. Pelo menos, até chegar ao secundário. No secundário, comecei a ganhar muito peso mas,com a ajuda da minha prima nutricionista, consegui perdê-lo e adotar um estilo de vida mais saudável.

Agora, como estudante de Enfermagem, sei da importância de ter um estilo de vida saudável, que não se resume apenas a ser magro/a, mas a uma série de outros tantos fatores que determinam a nossa saúde e bem-estar.

Existem coisas simples que podemos fazer no nosso dia a dia para sermos mais saudáveis. Pequenas mudanças que podem fazer toda a diferença.

Antes de lerem o post, só quero informar-vos que não possuo qualquer tipo de conhecimento especializado neste assunto. Todos os truques deste post foram aprendidos  no meu quotidiano, nas aulas de Nutrição que tive na faculdade e através da minha prima. A leitura e aplicação dos truques deste post não substituem a consulta de um médico/nutricionista.


1. Come antes de ir fazer compras ao supermercado: Se fores para o supermercado de barriga vazia, o mais provável é que compres todas as bolachas, chocolates e batatas fritas que vires à frente. Portanto, o ideal é ir sempre fazer compras depois das refeições ( depois de almoçar/jantar ou lanchar).

2. Come antes de ir a um jantar/festa: Come uma sopa antes de ires a algum jantar/festa.Desta forma, quando chegares lá, já terás menos fome e, assim, comerás menos comida calórica.

3. Tem uma playlist preparada para o exercício físico: É aborrecido estar meia hora em cima de uma passadeira ou a andar naquelas bicicletas estáticas. No entanto, se tiveres uma playlist com músicas motivadoras verás que o tempo passará mais depressa. Mas não te ponhas a ouvir músicas calmas, têm de ser músicas com muito ritmo, para te incentivar a aumentar a intensidade do teu exercício físico.

4. Arranja mais formas de fazer exercício físico: Não ter tempo para ir ao ginásio ou não ter dinheiro para tal não é desculpa! Existem várias formas de fazer exercício físico, algumas das quais que não te ocupam tempo nenhum nem te fazem gastar dinheiro. Lê este post para descobrires quais são.

5. Bebe Coca-Cola Zero: Apesar desta bebida conter muitos corantes que não fazem nada bem à saúde, se te apetecer uma Coca-Cola de vez em quando ( porque és humano e também pecas de vez em quando), opta por beberes antes uma Coca-Cola zero, porque não têm açúcar adicionada e tem muito menos calorias do que a normal.

6. Mantêm-te longe dos ecrãs uma hora antes de dormir e uma hora depois de acordar: Usares as tecnologias antes de ir para a cama pode diminuir significativamente a qualidade do teu sono ( lê este post para saberes como podes dormir melhor), mas ir para os ecrãs logo que acordes pode ser muito prejudicial para a tua concentração. Sei que por vezes, com o nosso estilo de vida e trabalho, é difícil mantermo-nos longe dos ecrãs, mas faz um esforço para cumprires estas regras.

7. Come em pratos mais pequenos: De acordo com vários estudos, as pessoas têm tendência a comer em pratos grandes e a enchê-los. Se comeres em pratos mais pequenos e os encheres, vai te dar a sensação que estarás a comer na mesma uma grande quantidade de comida, quando na verdade estarás a comer menos.

8. Não enchas a tua dispensa de gulosices: Não faças da tua dispensa um autêntico supermercado! Evita ter muitas gulosices na tua dispensa para não caíres em tentação. Guarda apenas comidas saudáveis. Se de vez em quando te apetecer comidas mais calóricas, compra apenas em doses unitárias, para não acumulares, ou vai a um café comê-as.

9. Mantêm-te hidratado/a: Muitas vezes achas que estás com fome, quando na verdade estás apenas desidratado/a. Deves beber em média 1,5 L de água por dia. Se és daquelas pessoas que te esqueces de beber água, usa aplicações como esta para te lembrares.

10. Come devagar e sem distrações: Não comas em frente à televisão ou computador. Assim, terás noção daquilo que tu estás a comer e não comerás em excesso. Além disso, come devagar. Em média, o nosso organismo demora 20 minutos a perceber que está saciado, por isso se demorares pouco tempo a comer, vais continuar com fome e vais começar a comer em excesso.

11. Come chocolate negro: Além de ter menos açúcar e calorias do que os outros tipos de chocolate, está provado que o chocolate negro tem benefícios para o teu coração e cérebro.

12. Não esperes até ficares extremamente esfomeado/a para comeres: Muitas pessoas têm o hábito de comer só quando têm muita fome. Se estiveres muito tempo sem comer, vais ficar esfomeado/a e vais comer tudo o que te aparecer à frente. Come de 3 em 3 horas.

13. Põe sal na comida com uma colher: A maior parte das pessoas, quando está a cozinhar, mete sal na comida com a mão, o que está errado, porque assim não têm noção da quantidade que põem e, muitas vezes, acham que puseram pouco e ainda põem mais. Põe sal com uma colher de café. Assim, terás noção da quantidade que estás a colocar.

14. Lê os rótulos de tudo aquilo que tu compras: Sabes aquelas barras de cereais que aparecem nas publicidades e que dizem que é muito bom para emagreceres ( não vou dizer a marca, mas muitos sabem qual é que é)? Sabes quantas calorias é que têm? Cerca de 120 calorias, para não falar no facto de que têm cerca de 15 g de açúcar. Muitas vezes, certas bolachas parecem saudáveis, mas se fores ler o rótulo, vês que estão cheias de açúcar/sal e calorias. Portanto, sempre que fores fazer compras, lê os rótulos de tudo aquilo que compras. Aqui fica uma tabela das recomendações diárias para te guirares ( os valores a seguir mostrados correspondem a percentagem devemos consumir num dia):



15. Não uses calças elásticas: As únicas pessoas que estão autorizadas este tipo de calças são os grávidas. O resto da população esqueça as calças elásticas! Se usares calças elásticas, não dás conta das tuas oscilações de peso e, quando dás por ela, já estás demasiado gordo/a ou magro/a. Portanto, o melhor é usares calças normais, pois estas acabam por ser uma forma de veres o teu peso, e de teres sempre o objetivo de "caber nelas".


Aplicam algum destes truques? Quais são os vossos truques para se manterem saudáveis?

13 comentários:

  1. Acho que só vou conseguir ter um estilo de vida mais saudável quando viver sozinho. Não podendo controlar as compras da casa, não consigo propriamente controlar a situação. Não faço exercício, mas em compensação não costumo comer muitos doces e bebo muita água durante o dia. O meu calcanhar de aquiles é mesmo a coca-cola. É mesmo uma droga! Desconhecia o 6º ponto, mas visto que sempre tive problemas de sono, está explicado haha.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não controlo a comida que vem aqui para casa, mas por acaso a minha família tem muito cuidado com aquilo que come, por isso é mais fácil ser saudável na minha casa. Experimenta beber antes Coca-Cola zero, tem quase o mesmo sabor e consomes menos calorias e açúcar :).

      Eliminar
  2. Boas dicas, muito úteis :)

    Cidadã do mundo desconhecido
    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adorei as dicas, e vão me servir imenso para este ano!!

    This Is My World
    http://thisismyworldblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Gostei bastante dos truques até agora, infelizmente, acho que só pratico o dez e é só a parte de comer devagar.

    http://mariana-a-desorientada.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aos poucos vais conseguir praticar mais, vais ver, o que é preciso é vontade de mudar e força de vontade :).

      Eliminar
  5. Ahaha adorei as dicas, até porque desde que vim para a faculdade engordei 3kg e preciso de mudar. Por vezes falta a força de vontade xD adorava que fizesses um post sobre como controlar a fome ao longo do dia e nas aulas porque esse é o meu maior problema!
    Adorei a última sugestão xD
    Beijinhos, Noelle :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Acontece isso a muitas pessoas na faculdade, é realmente muito difícil ser-se saudável na faculdade, com horários tão pesadas, tantas frequências e tanto stress. Mas espero que estas dicas te ajudem :).
      Obrigada pela sugestão, vou ver se faço um post sobre isso, embora sofra do mesmo mal que tu, apesar de controlar a minha alimentação.

      Eliminar
  6. Sigo grande parte dessas dicas, mas nunca é demais relembrá-las, principalmente quando se tem tendência para engordar, como é o meu caso. Felizmente, e à medida que eu vou crescendo, tenho vindo a mudar muitos dos meus hábitos e existem uns quantos que ainda quero modificar! E depois desta publicação, tenho muito em que me debruçar. Obrigada Cherry!

    Beijinhos.
    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tenho tendência para engordar, infelizmente. Eu que gosto tanto de comer xD.
      Obrigada eu por leres :).

      Eliminar
  7. Concordo com tudo! :) , em relação ao ponto 5, apenas queria alertar, nem todas as bebidas e comidas que se dizem light, no sugar, e etc, são realmente o que dizem ser, nao estou a falar de marcas em especifico :) ,.. claro que de vez em quando podemos comer alguns "frutos proibidos" :P e comida que gostamos, a chave é a moderação nesse aspeto, é como no álcool desde que seja com moderação até trás alguns benefícios ( é o que dizem os cientistas xD ), acho que salientaste os segredos e dicas todas para se ter uma barriga feliz! :P :)

    ResponderEliminar
  8. Muito boas dicas! Há algumas que estão presentes na minha rotina, outras infelizmente nem tanto... tenho que melhorar alguns aspetos!


    Beijinhos, Dalila | The Lost Louboutin Blog |

    ResponderEliminar