"". Life of Cherry: Como aprender inglês sem sair de casa. !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

20.1.16

Como aprender inglês sem sair de casa.


Não é segredo para ninguém que, hoje em dia, o inglês é uma das línguas mais faladas do mundo, se não a mais falada ( o mandarim é a língua mais falada no mundo pelos nativos, mas o inglês é a língua mais falada do mundo por nativos e não-nativos). Também não é segredo para ninguém que saber falar inglês pode abrir muitas portas, como uma promoção no emprego, trabalhar num país em que a língua oficial seja o inglês, viajar,..

Por isso, se pretendes aprender inglês, ou melhorar as tuas competências na língua, mas não queres ter que te inscrever em institutos ou explicações de inglês, vieste ao sítio certo. Hoje vou partilhar umas dicas para as pessoas que querem aprender inglês, mas não querem sair de casa nem gastar muito dinheiro para o fazer.


1. Compra um dicionário: Esta dica parece óbvia, eu sei, mas  a maior parte das pessoas desvaloriza os dicionários. Para quê comprar dicionários quando existe o Google Tradutor? Na verdade, o Google Tradutor não é muito fiável e por vezes faz as traduções mal, principalmente se copiarem e colarem um texto enorme para traduzir. Não estou a dizer para deixares de usar o Google Tradutor, tem apenas cuidado com algumas traduções que nem sempre estão corretas ( porque muitas vezes o google não adivinha em que contexto queres usar a palavra) e usa este recurso com moderação. O melhor mesmo é comprar um dicionário inglês-português e português-inglês ( aconselho a comprares um dicionário com estas duas opções, por que muitas vezes queres, por exemplo, saber como se escreve uma palavra portuguesa em inglês, e só tens um dicionário inglês-português, por isso é que é importante um com as duas opções). Eu, pessoalmente, acho que os da Oxford são os melhores ( como este).

2. Aprende com a app Duolingo: Esta app é muito útil para quem não percebe muito de inglês, mas querem aprender de uma forma divertida. A app assemelha-se a um jogo, dividido por níveis, e cada vez que acertas uma palavra/frase ganhas pontos. No entanto, esta app só é mesmo útil para quem não percebe nadinha de inglês. Se já tens um nível intermédio de inglês e queres apenas melhorar as tuas competências, esquece esta aplicação, porque vai ser demasiado fácil para ti. Há uns tempos baixei-a para o meu telemóvel, e aborreci-me com a facilidade dos níveis.

3. Ou aprende com a app ABA English: Esta app, ao contrário da anterior, já tem mais oferta. Serve tanto para quem está a começar a aprender, como para quem já está num nível mais avançado. A aplicação é uma espécie de escola online: em primeiro lugar mostra-te um vídeo, depois pede para falares frases do vídeo (grava o que dizes,  e depois  podes comparar a tua pronúncia à das personagens do vídeo), depois tens exercícios escritos, interpretação e por último uma avaliação. Além destes recursos, também regista o teu progresso, e podes continuar as aulas no tablet, computador ou telemóvel, sem perderes o teu progresso. É uma app muito interessante.

4. Lê livros em inglês: Ler é a melhor maneira de te familiarizares com a língua. Mas não comeces logo a ler por livros para adultos ( mesmo que sejas um), porque a escrita é muito complexa e podes correr o risco de não perceberes nada e desistires. Começa por livros infantis em inglês, para adquirires o vocabulário básico e para te habituares à escrita inglesa, bem como à sua pontuação que, por vezes, difere um pouco da portuguesa ( por exemplo, para introduzir um diálogo, os ingleses usam aspas em vez de um travessão). Depois de leres alguns livros infantis, avança para os livros para adolescentes ( conhecidos com "young adult fiction") e só depois disto tudo é que começas a ler livros para adultos.

5. Vê filmes em inglês: A maior parte das pessoas vê filmes com legendas em português, e nem está a prestar atenção ao que as personagens dizem, porque estão a ler essas mesmas falas nas legendas. Conclusão: ficam a perceber tanto de inglês como eu de batatas ( não, eu não sou uma agricultora, portanto não percebo nada de batatas). Para evitar que isso aconteça, começa, numa fase inicial, a ver filmes com legenda em português, no entanto aumenta o volume do televisor, e tenta ouvir o que as personagens dizem ao mesmo tempo que lês as legendas. Passado algum tempo, começa a libertar-te das legendas ,e usa-as mesmo só em caso de dúvida, de não teres percebido mesmo o que uma personagem disse. Quando te sentires mais confiante nos teus conhecimentos, começa a ver filmes ingleses com a legenda em inglês, para ouvires as personagens a falar em inglês e tentar compreendê-las, ao mesmo tempo que vês como se escreve as palavras que estão a ser usadas nas falas.


Espero que estas dicas vos ajudem.

Quais os vossos truques para aprender inglês em casa?

20 comentários:

  1. eu só comecei a ficar realmente boa no ingles (na compreensão e vocabulário, pelo menos) quando comecei a ver os meus filmes preferidos com legendas em inglês e a ler os meus livros preferidos em inglês. Quando fiz o First Certificate não sabia como estudar então o meu estudo foi ler o senhor dos anéis em inglês. Funcionou. E bem :)
    Antes disso, na minha adolescência, traduzia as musicas que mais gostava!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Pessoalmente, não gosto muito da app, só acho útil para quem está a começar a aprender inglês.

      Eliminar
  3. as apps, sao boas, mas tens de praticar a serio. em contexto real. o melhor é arranjar alguem com quem conversar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá isso é verdade. De momento, é mesmo isso que me falta fazer.

      Eliminar
  4. Eu estudei 2 anos num instituto e sinto que não me ajudou em muito. O método também não era o melhor, admito. Melhorei o inglês graças a programas de tv, filmes, vídeos na net. Só me falta mesmo falar fluentemente e isso conseguiria se falasse inglês no meu dia-a-dia, como por exemplo, vivendo num país de língua inglesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mal dos instituitos é que muitas vezes não nos ensinam vocabulário mais prático, mais do dia a dia, só nos ensinam os aspetos formais da língua. Eu nunca andei num instituito, mas a minha prima andou e também não aprendeu muito. Além disso, falo por experiência própia, aprendi mais a ver filmes e ler livros do que na escola...

      Eliminar
  5. Também já usei a ABA English! E filmes sem legendas ou com legendas em inglês!

    ResponderEliminar
  6. Eu comecei a desapegar-me das legendas nos filmes e nas séries, tendo em conta que os vejo com frequência no computador ou tablet, o que me ajuda a colocá-las ou retirá-las. Pode parecer um "absurdo", mas utilizar redes sociais onde é mais usual a língua inglesa também ajuda bastante. Tenho muito que agradecer ao Twitter e ao Instagram ahah.
    Permiti-me começar a ler mais em inglês, como por exemplo artigos e coisas do género. Este ano quero apostar nos livros em inglês. E quando estou com os meus amigos mais próximos, falamos todos em inglês, o que é bastante prático! :D Tens aqui umas boas dicas, deixa-me que te diga. E os sites que recomendas são fantásticos!

    avidadelyne.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também vejo muitos filmes pela net, e agora que fecharam o wareztuga e a maior parte dos sites portugueses, não tive mesmo outro remédio senão começar ver filmes em inglês sem legendas/ com legendas em inglês. E digo-te que desde que comecei a fazer isso o meu inglês melhorou drasticamente.
      Também leio muitos artigos e blogs em inglês, o que também contribui para isto :).
      Isso é uma boa ideia :). Pena que os meus amigos não queiram fazer o mesmo...
      Obrigada :).

      Eliminar
  7. Dicas excelentes, sem dúvida! Não conhecia as aplicações mas vou tratar de instalar uma delas. Já tento ver o máximo de filmes e séries com legendas em inglês e na parte da compreensão estou bem, o pior é mesmo falar! Essa é que é a parte complicada para mim. Mas creio que neste caso é como em todas as línguas, decorar e cantar todas as músicas possíveis em inglês para se melhorar a pronúncia! haha

    http://aondenaoestou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :).
      Pois, o pior é mesmo falar. A minha professora de inglês costumava dizer-me que eu era uma aluna com um pacote completo, sabia escrever e falar bem, mas a minha pronúncia era horrível xD. Realmente, tenho mesmo que melhorar a minha pronúncia.
      Essa estratégia de decorar músicas também é boa :).

      Eliminar
  8. Eu costumo ver filmes em inglês e até que me safo o problema é quando são aquelas palavras muito complicadas ou de doenças ou algo do género que é raro alguem perceber hahaha
    Vou experimentar as apps,deixaram-me bastante curiosa!!
    bjs
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso aí ninguém percebe, já é demasiada informação xD.

      Eliminar
  9. Nada como ouvir músicas e ver as traduções :D O vocabulário vai entrando sem dificuldades! ^_^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso também é um bom truque :) Por acaso também aprendi inglês assim mas esqueci-me de referir no post.

      Eliminar
  10. Boas dicas para melhorar o inglês ou outra língua qualquer.

    ResponderEliminar